Há anos tenho grande curiosidade em estudar casos de sucesso de empresas familiares.
E acho extraordinários os relatos de pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades.
Há alguns produtos que uso por admiração à marca, e as camisas femininas Dudalina são um bom exemplo de um produto de categoria, elegância, estilo e de uma marca que remete acima de tudo à garra, criatividade e força de uma família!
Uma empresa que traz em sua marca o AMOR à CAMISA e às PESSOAS!
Que traz em sua ideologia emoção, magia e envolvimento do seu público!
Que traz a paixão em seus valores, que fala de sentimentos de fazer melhor e com prazer!
E que permeia como um valor intrínseco a qualidade percebida pelos clientes dos seus produtos, dos seus serviços e da imagem da empresa, e consciência de que sem esse resultado não há perenidade dos negócios!
Eu e minha Dudalina
Ressalto que essa postagem é expontânea, que não há aqui qualquer apelo de marketing ou patrocínio e sim um depoimento de um caso de estudo que fiz, e me propus a compartilhar.
Extrai do site da camisaria Dudalina(www.dudalina.com.br), o relato do case de Sucesso em empreendimento familiar, que foi apresentado no HSM Family Business 2012 em 17 e 18/04/2012, que transcrevo na íntegra.
Parabenizo Sonia e sua família por esse empreendimento de sucesso!12/04/2012
16 irmãos-sócios e uma líder
Em 1957, um erro no pequeno “secos e molhados” da cidade de Luis Alves, no interior de Santa Catarina, tornou-se uma oportunidade: o estoque de tecidos estava alto demais, pois Seu Duda havia se empolgado na rua 25 de março, em São Paulo. Para dar vazão à mercadoria, Dona Adelina resolveu transformá-la em camisas. Assim ela fundou a Dudalina, a maior camisaria da América Latina, que, em 2011, faturou R$ 274 milhões.
Sônia Hess de Souza, filha do casal Duda e Adelina, é presidente da empresa. Ao Fórum HSM Family Business 2012, evento que será realizado em São Paulo nos dias 17 e 18 de abril, ela levará um pouco da história de sua família e os desdobramentos da morte da fundadora em 2008, que trouxe o desafio da complexa convivência entre 16 sócios, já que o Seu Duda havia falecido em 1996. Sim, Sônia tem 15 irmãos.
No final dos anos 1950 e na década seguinte, as vendas da Dudalina eram feitas a bordo de um caminhão que circulava pelo Vale do Itajaí e o Norte catarinense, muitas vezes com Sônia a bordo, ao lado da mãe. Hoje, a produção de 3,5 milhões de peças por ano é realizada em cinco fábricas (três em Santa Catarina e uma no Paraná) e destinada a abastecer grandes grifes, lojas próprias e franqueadas e lojas multimarcas do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra. A marca é responsável por 70% da exportação nacional de camisas.
A empresa conta com mais de 1,7 mil funcionários diretos, dos quais a grande maioria é composta por mulheres. No País, mais de 3 mil pontos-de-venda comercializam as marcas da Dudalina, que são a Dudalina, a Individual e a Base. As lojas exclusivas, 30 próprias e 30 franqueadas, são denominadas Dudalina 595, Dudalina Feminina e Dudalina Double. Seu público é composto pelas classes A e B.
A Dudalina 595 é a loja-conceito, que marcou o ingressou da marca no varejo nacional, em novembro de 2010. É localizada em São Paulo, no bairro do Paraíso. A Dudalina feminina surgiu com a iniciativa de Sônia de produzir e vender camisas para mulheres, também em 2010. A Dudalina Double, por sua vez, originou-se de uma necessidade do próprio público: os homens começaram a entrar na loja feminina em busca de camisas masculinas. O conceito Double, então, vende para ambos os sexos.
Durante 2011, a companhia investiu cerca de R$ 10 milhões para estabelecer sua entrada no varejo, empregando recursos em processos produtivos, treinamentos e publicidade. Até o final de 2012, a meta é chegar a 75 lojas exclusivas em território nacional e investir em internacionalização.
Segundo Rui Hess de Souza, diretor de varejo e novos negócios, que falou ao DCI, a capacidade fabril da Dudalina deve aumentar com o aumento da demanda pelas lojas da rede e com a expansão no mercado externo. Ele descarta a possibilidade de adquirir peças de outros fabricantes, dada a exclusividade das camisas da marca e o fato de serem algumas peças produzidas artesanalmente, com fios de alta qualidade.
Ela ama vender
Em depoimento dado à Exame.com, Sônia recorda que, nas férias de 1964, a mãe decidiu abrir duas lojas em Balneário Camboriú. A mãe e as cinco filhas tomavam conta de um dos estabelecimentos, e o pai ficava com os meninos no outro. “A unidade das meninas sempre vendeu o dobro da dos meninos. Eu era a melhor vendedora”, disse a empresária.
O irmão Armando Hess de Souza, antecessor de Sônia na presidência, confirma: “O cliente que caía nas mãos de Sônia entrava para comprar uma esteirinha de praia e saía com enxoval para a casa toda”, recordou, em matéria da revista Empreendedor.
Na venda, Sônia é do tipo que não volta para casa com um “não”. “Sem dúvida, a experiência como vendedora contribui muito para minha função. Vender é uma das coisas que mais gosto de fazer”, afirmou. Seu feito comprova: dois anos e meio depois de assumir a liderança da Dudalina, o faturamento aumentou em 50%.
Ainda que tenha herdado da mãe a capacidade de liderar e o tino empreendedor, Sônia, que preside a empresa a partir de seu escritório de São Paulo, não se acomodou. Foi à Espanha estudar processos têxteis e depois a Minas Gerais, onde atuou em confecções locais. Em 1984, quando a Dudalina tinha seu primeiro presidente herdeiro, Sônia voltou a se dedicar aos negócios da família. Dedicou-se às áreas comercial, industrial, de marketing e de desenvolvimento de produtos.
Em 2003, Sônia foi escolhida pelo conselho de administração da empresa, composto por familiares e profissionais externos, para presidir a companhia. Da família Hess de Souza, além de Sônia, apenas Rui atua nos negócios familiares, mas já houve um tempo em que eram sete irmãos na operação.
Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/16-irmaos-socios-e-uma-lider
Sônia Hess de Souza, filha do casal Duda e Adelina, é presidente da empresa. Ao Fórum HSM Family Business 2012, evento que será realizado em São Paulo nos dias 17 e 18 de abril, ela levará um pouco da história de sua família e os desdobramentos da morte da fundadora em 2008, que trouxe o desafio da complexa convivência entre 16 sócios, já que o Seu Duda havia falecido em 1996. Sim, Sônia tem 15 irmãos.
No final dos anos 1950 e na década seguinte, as vendas da Dudalina eram feitas a bordo de um caminhão que circulava pelo Vale do Itajaí e o Norte catarinense, muitas vezes com Sônia a bordo, ao lado da mãe. Hoje, a produção de 3,5 milhões de peças por ano é realizada em cinco fábricas (três em Santa Catarina e uma no Paraná) e destinada a abastecer grandes grifes, lojas próprias e franqueadas e lojas multimarcas do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra. A marca é responsável por 70% da exportação nacional de camisas.
A empresa conta com mais de 1,7 mil funcionários diretos, dos quais a grande maioria é composta por mulheres. No País, mais de 3 mil pontos-de-venda comercializam as marcas da Dudalina, que são a Dudalina, a Individual e a Base. As lojas exclusivas, 30 próprias e 30 franqueadas, são denominadas Dudalina 595, Dudalina Feminina e Dudalina Double. Seu público é composto pelas classes A e B.
A Dudalina 595 é a loja-conceito, que marcou o ingressou da marca no varejo nacional, em novembro de 2010. É localizada em São Paulo, no bairro do Paraíso. A Dudalina feminina surgiu com a iniciativa de Sônia de produzir e vender camisas para mulheres, também em 2010. A Dudalina Double, por sua vez, originou-se de uma necessidade do próprio público: os homens começaram a entrar na loja feminina em busca de camisas masculinas. O conceito Double, então, vende para ambos os sexos.
Durante 2011, a companhia investiu cerca de R$ 10 milhões para estabelecer sua entrada no varejo, empregando recursos em processos produtivos, treinamentos e publicidade. Até o final de 2012, a meta é chegar a 75 lojas exclusivas em território nacional e investir em internacionalização.
Segundo Rui Hess de Souza, diretor de varejo e novos negócios, que falou ao DCI, a capacidade fabril da Dudalina deve aumentar com o aumento da demanda pelas lojas da rede e com a expansão no mercado externo. Ele descarta a possibilidade de adquirir peças de outros fabricantes, dada a exclusividade das camisas da marca e o fato de serem algumas peças produzidas artesanalmente, com fios de alta qualidade.
Ela ama vender
Em depoimento dado à Exame.com, Sônia recorda que, nas férias de 1964, a mãe decidiu abrir duas lojas em Balneário Camboriú. A mãe e as cinco filhas tomavam conta de um dos estabelecimentos, e o pai ficava com os meninos no outro. “A unidade das meninas sempre vendeu o dobro da dos meninos. Eu era a melhor vendedora”, disse a empresária.
O irmão Armando Hess de Souza, antecessor de Sônia na presidência, confirma: “O cliente que caía nas mãos de Sônia entrava para comprar uma esteirinha de praia e saía com enxoval para a casa toda”, recordou, em matéria da revista Empreendedor.
Na venda, Sônia é do tipo que não volta para casa com um “não”. “Sem dúvida, a experiência como vendedora contribui muito para minha função. Vender é uma das coisas que mais gosto de fazer”, afirmou. Seu feito comprova: dois anos e meio depois de assumir a liderança da Dudalina, o faturamento aumentou em 50%.
Ainda que tenha herdado da mãe a capacidade de liderar e o tino empreendedor, Sônia, que preside a empresa a partir de seu escritório de São Paulo, não se acomodou. Foi à Espanha estudar processos têxteis e depois a Minas Gerais, onde atuou em confecções locais. Em 1984, quando a Dudalina tinha seu primeiro presidente herdeiro, Sônia voltou a se dedicar aos negócios da família. Dedicou-se às áreas comercial, industrial, de marketing e de desenvolvimento de produtos.
Em 2003, Sônia foi escolhida pelo conselho de administração da empresa, composto por familiares e profissionais externos, para presidir a companhia. Da família Hess de Souza, além de Sônia, apenas Rui atua nos negócios familiares, mas já houve um tempo em que eram sete irmãos na operação.
Fonte: http://www.hsm.com.br/artigos/16-irmaos-socios-e-uma-lider
Sem duvida... acredito fielmente que só obtém sucesso, quem trabalha com amor, coloca paixão no seu trabalho, porque inpendete de quem seja, ou de onde esteja, sempre temos uma marca no nosso DNA, algo que fazemos muito bem, e que quando bem explorado, gera o sucesso de todos... Adorei essa história de vitória, de vida e de amor ao trabalho ... Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirBj
oi parabens pelo post...
ResponderExcluirgostei... ficou mt legal a imagem...
vai lá no meu blog e comenta tem post novo lá:
http://debysabetudo.blogspot.com
Linda sexta para vc
ResponderExcluirbjs
juliana
Oi Sandra, como vai?
ResponderExcluirBacana história desta família, a luta, esforço, agora estão colhendo os frutos de todo o trabalho.
Que continuem fazendo sucesso porque eles merecem.
Bjo e obrigada pelo carinho deixado lá no bloguinho.
Olá Sandrinha. Também uso e adoro as camisas Dudalina. Ótima postagem.
ResponderExcluirEstou em falta com todos, pois tenho tido pouco tempo para entrar nos blogs. Mas sempre com todos vocês no meu coração.
Aceito o seu convite e meu email é mjose.bsb@gmail.com.
Beijos.
Oie! Seja super bem vinda no Autoestima & Emagrecimento!! Já estou por aqui também!
ResponderExcluirMuito legal essa historia!
Beijinhos!
Seu blog ainda esta com a chatinha verificacao de palavras, veja aqui como mudar isso e receber mais comentarios: http://vivi-saude.blogspot.com/2012/01/receba-mais-comentarios-no-seu-blog.html
Bom dia Amiga!
ResponderExcluirHoje em especial
Parei um pouquinho
Para trazer o meu carinho.
E apenas lhe dizer muito simplistamente,
Muito Obrigado!
Obrigado por tudo, que Deus esteja sempre com você hoje e sempre e sempre...
Com todo o meu carinho o meu grande Abraço.
Maria Alice
Oi Sandra,
ResponderExcluirtrabalho feito com amor faz toda a diferença.
Você está linda com a sua Dudalina.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/