Mostrando postagens com marcador egocêntrico. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador egocêntrico. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pessoas tóxicas fazem mal á saúde

Transcrevendo artigo de autoria de Jael Coaracy,  no excelente site  www.vaidarcerto.com.br


 foto google
"Se depois de estar com certas pessoas, você se sente sem energia e desgastado(a), cuidado. 
Pessoas tóxicas não apoiam seus planos de vida e não se importam com que o faz feliz. 
Sugam energia e atacam sua autoestima. 
O melhor a fazer é se afastar desses tipos. 
Examine sua vida
Pode ser que você esteja cercado(a) de pessoas  que constantemente  criticam seu modo de agir, o sufoquem com suas carências e necessidades, critiquem seus pontos de vista , aproveitando qualquer oportunidade para atacar sua autoestima. 
Essas pessoas têm a mira apontada para a sua vulnerabilidade. 
Podem agir sutilmente,  disfarçando suas estratégias de ataque.  
Ou, se colocam ostensivamente,  agredindo  o outro com palavras e atos.
O confronto necessário
O medo pode impedir que você se confronte com pessoas tóxicas, quando essas fazem parte da sua família, ou participam diretamente da sua vida. 
Quem sente necessidade imensa de aprovação e aceitação das outras pessoas também pode ficar prisioneiro de pessoas tóxicas, por não conseguir cortar  vínculos, mesmo quando esses  fazem mal a si mesmo.
Reconhecendo pessoas tóxicas
Em geral, são indivíduos que fazem com que você se sinta  errado(a) , despertando sentimentos de culpa  e fazendo com que seus desejos e decisões pareçam falhos e inadequados.
Identificando pessoas tóxicas. 
Vamos ver, a seguir, algumas características que ajudam a identificar pessoas tóxicas:
- Gosto pela intriga
Esse tipo não gosta de ver as pessoas a sua volta se dando bem entre si.
Sua necessidade doentia de ser o centro das atenções, faz com que lance mão da fofoca e da mentira  para causar constrangimentos  ao outro. 
Não suporta  ver a harmonia entre os que estão a sua volta. 
Por isso, se tornam perigosas e podem  caluniar a difamar sem a menor culpa.
-  Exigentes e cobradores
São pessoas que não aceitam a idéia de que cada um tem direito a escolher como quer viver sua vida. 
Quando estão na posição de autoridade, perseguem  os que não pensam como elas.
Punem  o outro emocionalmente quando não são atendidos em suas exigências e cobram  o tempo todo.  
A convivência com esse tipo  faz com que você se sinta eternamente culpado e em dívida.
- Carentes
Essas pessoas acham que você tem que atender suas necessidades infindáveis de amor e de atenção. 
Estão sempre em busca de conselhos, apoio, informação, ou o que quer que  os fará sentir melhor naquele momento.
São sugadores de atenção e  só se interessam em falar sobre si mesmos. 
Costumam alugar os ouvidos e falar ininterruptamente, despejando em você seu lixo emocional. 
Esse tipo costuma se colocar como coitadinho. 
O carente sugador é um dos tipos mais exaustivos de pessoas tóxicas.
- O acusador
Essas pessoas  culpam os outros por seus fracassos.
Nunca se responsabilizam pelo que lhes acontece. 
Ao contrário, estão sempre acusando e apontando o dedo para o que você fez e não devia ter feito. 
Ou, ao contrário, acusando-o do que você não fez e deveria ter feito.
 
- O egocêntrico
Esse tipo de pessoa  costuma ter carisma e fazer sucesso socialmente. 
Na intimidade, só se preocupa com seu bem estar. 
Quando algo o contraria, ou não atende aos seus desejos, reage agressivamente.  
O egocêntrico acha que o mundo deve funcionar para atendê-lo. 
- O crítico feroz
Esse tipo se acha superior e dono da verdade.
São pessoas prontas para fazer com que você se sinta culpado por tudo o que não corre exatamente como o previsto. 
Estão constantemente apontando suas falhas, e zombam da suas dificuldades sem se importar com seus sentimentos.
Costumam ser desgastantes e usam a conversação como um rinque de luta  com o objetivo de derrubar você a  fim de se sentirem vitoriosas.
Estabelecer e manter relacionamentos  saudáveis  é uma construção que demanda investimento de energia. Dar e receber é um dos princípios fundamentais das relações gratificantes. 
Portanto, escolha suas companhia cuidadosamente.  
E lembre-se que os relacionamentos que mantém com outros, refletem o seu relacionamento com você."