Mostrando postagens com marcador exaustão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador exaustão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pessoas tóxicas fazem mal á saúde

Transcrevendo artigo de autoria de Jael Coaracy,  no excelente site  www.vaidarcerto.com.br


 foto google
"Se depois de estar com certas pessoas, você se sente sem energia e desgastado(a), cuidado. 
Pessoas tóxicas não apoiam seus planos de vida e não se importam com que o faz feliz. 
Sugam energia e atacam sua autoestima. 
O melhor a fazer é se afastar desses tipos. 
Examine sua vida
Pode ser que você esteja cercado(a) de pessoas  que constantemente  criticam seu modo de agir, o sufoquem com suas carências e necessidades, critiquem seus pontos de vista , aproveitando qualquer oportunidade para atacar sua autoestima. 
Essas pessoas têm a mira apontada para a sua vulnerabilidade. 
Podem agir sutilmente,  disfarçando suas estratégias de ataque.  
Ou, se colocam ostensivamente,  agredindo  o outro com palavras e atos.
O confronto necessário
O medo pode impedir que você se confronte com pessoas tóxicas, quando essas fazem parte da sua família, ou participam diretamente da sua vida. 
Quem sente necessidade imensa de aprovação e aceitação das outras pessoas também pode ficar prisioneiro de pessoas tóxicas, por não conseguir cortar  vínculos, mesmo quando esses  fazem mal a si mesmo.
Reconhecendo pessoas tóxicas
Em geral, são indivíduos que fazem com que você se sinta  errado(a) , despertando sentimentos de culpa  e fazendo com que seus desejos e decisões pareçam falhos e inadequados.
Identificando pessoas tóxicas. 
Vamos ver, a seguir, algumas características que ajudam a identificar pessoas tóxicas:
- Gosto pela intriga
Esse tipo não gosta de ver as pessoas a sua volta se dando bem entre si.
Sua necessidade doentia de ser o centro das atenções, faz com que lance mão da fofoca e da mentira  para causar constrangimentos  ao outro. 
Não suporta  ver a harmonia entre os que estão a sua volta. 
Por isso, se tornam perigosas e podem  caluniar a difamar sem a menor culpa.
-  Exigentes e cobradores
São pessoas que não aceitam a idéia de que cada um tem direito a escolher como quer viver sua vida. 
Quando estão na posição de autoridade, perseguem  os que não pensam como elas.
Punem  o outro emocionalmente quando não são atendidos em suas exigências e cobram  o tempo todo.  
A convivência com esse tipo  faz com que você se sinta eternamente culpado e em dívida.
- Carentes
Essas pessoas acham que você tem que atender suas necessidades infindáveis de amor e de atenção. 
Estão sempre em busca de conselhos, apoio, informação, ou o que quer que  os fará sentir melhor naquele momento.
São sugadores de atenção e  só se interessam em falar sobre si mesmos. 
Costumam alugar os ouvidos e falar ininterruptamente, despejando em você seu lixo emocional. 
Esse tipo costuma se colocar como coitadinho. 
O carente sugador é um dos tipos mais exaustivos de pessoas tóxicas.
- O acusador
Essas pessoas  culpam os outros por seus fracassos.
Nunca se responsabilizam pelo que lhes acontece. 
Ao contrário, estão sempre acusando e apontando o dedo para o que você fez e não devia ter feito. 
Ou, ao contrário, acusando-o do que você não fez e deveria ter feito.
 
- O egocêntrico
Esse tipo de pessoa  costuma ter carisma e fazer sucesso socialmente. 
Na intimidade, só se preocupa com seu bem estar. 
Quando algo o contraria, ou não atende aos seus desejos, reage agressivamente.  
O egocêntrico acha que o mundo deve funcionar para atendê-lo. 
- O crítico feroz
Esse tipo se acha superior e dono da verdade.
São pessoas prontas para fazer com que você se sinta culpado por tudo o que não corre exatamente como o previsto. 
Estão constantemente apontando suas falhas, e zombam da suas dificuldades sem se importar com seus sentimentos.
Costumam ser desgastantes e usam a conversação como um rinque de luta  com o objetivo de derrubar você a  fim de se sentirem vitoriosas.
Estabelecer e manter relacionamentos  saudáveis  é uma construção que demanda investimento de energia. Dar e receber é um dos princípios fundamentais das relações gratificantes. 
Portanto, escolha suas companhia cuidadosamente.  
E lembre-se que os relacionamentos que mantém com outros, refletem o seu relacionamento com você."

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fadiga, Exaustão, Estafa e Esgotamento

Exaurir significa esgotar completamente. 

Em termos contábeis, a exaustão se relaciona com a perda de valor dos bens ou direitos do ativo, ao longo do tempo, decorrentes de sua exploração (extração ou aproveitamento).



Estima-se que quase 10 em cada 100 pessoas sentiram, sentem ou irão sentir cansaço excessivo por mais de 6 meses ao longo de suas vidas.

A maioria das pessoas com fadiga, exaustão, estafa e esgotamento tem seus níveis de atividade geral bastante prejudicado, apresentam depressão mesmo que em níveis discretos, tem o sono insatisfatório e, devido ao seu estado geral, maior dificuldade em lidar com situações estressantes da vida. 
Outros sintomas da fadiga e exaustão incluem:
fadiga e exaustão
- Grande cansaço, fadiga, exaustão ou esgotamento, como se suas energias tivessem sido sugadas,
- Ter que aumentar o esforço para tentar manter o mesmo nível de ânimo e força que tinha anteriormente,
- Perceber que ocorreu uma significativa queda ou mesmo perda de suas capacidades de trabalho, sociais, de relacionamento e de lazer,
Causas da Fadiga, Exaustão, Estafa e Esgotamento
Para fins práticos, existem quatro grandes caminhos para que alguém sinta chegue na estafa.


O primeiro caminho da estafa é o das doenças específicas, com anemia, depressão, alergias, doenças reumáticas, cardíacas ou pulmonares, entre inúmeras outras.

O segundo caminho da estafa é a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). O "síndrome” é utilizado porque a SFC não é uma doenças única, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam alterações de vários órgãos do organismo.

O terceiro caminho da estafa é a Síndrome do Burnout, um tipo bastante específico de estresse emocional que acaba levando à exaustão.

E o quarto caminho da estafa é a Desnutrição Celular, a falta ou baixa de nutrientes como vitaminas, minerais ou aminoácidos.

Em qual estágio você está???

OBS de 02/11/2011: de um recorte de artigo guardado, desconheço a autoria, desculpe!Se alguém conhecer a autoria, por favor me avise que incluirei imediatamente!

OBS de 28/07/2012: recebi em 28/07/12 um importante comentário o Dr Cyro Masci, médico ortomolecular de SP, que apresenta um excepcional trabalho em sua Clínica Masci e em seu site. Através desse comentário pude identificar a autoria do artigo publicado em 02/11/2012 no blog, que indico a seguir o link: http://www.vitalidadeintegral.com.br/si/site/0301/.
Tinha a matéria num arquivo word recebido num email, sem autoria.
Agradeço o esclarecimento e desde já parabenizo o Dr Cyro pelo trabalho! Visitarei com frequência o site para conhecer seus estudos a respeito. Muito obrigada!


PS: 
Estou muito feliz pois o ProjetandoPessoas já está nos TOP 30 do 2o. Turno do Top Blog 2011!!!

Isso significa que de 1.247 blogs concorrentes , fiquei entre os 100 mais votados no 1o. Turno e que agora, desses 100 blogs finalistas, já estou entre os 30 mais votados no 2o. Turno!!!! 

Preciso estar entre os 3 melhores classificados até 22/11 para conquistar o prêmio! 
Será que consigo? 
Conto com a ajuda dos meus seguidores e de suas redes de divulgação!!
Para votar é só clicar no selo TOP BLOG no canto superior direito dessa página. Obrigada!