terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em minha opinião,existe uma enorme diferença entre gerente e líder....

Gerente é algo contingencial, você assume uma posição de gerente, é algo hierárquico, e algo estrutural, organizacional.
O Gerente é aquele que assume papéis administrativos, de controles, que manda e os subalternos obedecem, algo de poder.
Não vejo o Gerente como algo conquistado apenas por méritos pessoais, vejo como algo conquistado por relevância de fatores técnicos e de resultados alcançados, sejam quaisquer que sejam os meios e os estragos conseguidos com o time.
Gerente me lembra algo militar, como numa empresa onde trabalhei, que foi criada na época do regime militar, em que as reuniões de equipe seguiam a regra "Quando o chefe falava, os subordinados ouviam quietos", que quando algum subordinado tinha algum comentário levantava a mão e aguardava autorização para falar, que subordinado não tinha criatividade, todas as novas idéias eram encaminhadas ao Chefe que virava o "autor da idéia".
Tive um chefe que se vangloriava quando os funcionários se dirigiam a ele quase em posição de sentido, quase batendo continências!
Em contra-partida o Líder é algo espontâneo, natural.
Quantos de nós têm filhos que já são líderes escolares aos 5 anos de idade, são organizadores de comunidades no orkut mobilizando centenas de pessoas?!
Acredito que nascemos líderes e na vida corporativa essa nossa essência nos guia à posições formais de liderança.
E o que diferencia os líderes?
Na minha opinião, a energia!
A garra, a atitude, a motivação!
Um líder mobiliza pessoas, quer elas sejam de suas equipes formais, ou não.
Um líder exala nata autoridade.
Um líder integra processos, atividades em prol de um resultado, usando sua capacidade de visão estratégica e sua energia contagiante!
Liderar é servir...
Um líder serve a Empresa quando atua em prol da estratégia da empresa, quando comunica bem seu plano de ação.
Um líder serve aos acionistas quando busca resultados financeiros consistentes, quando conscientiza seu time da importância de suas ações focadas no resultado da Empresa.
Um líder serve aos clientes finais quando leva seu time a ouvir a necessidade dos clientes referente à prestação de serviço resultante dos esforços da sua equipe.
Um líder serve aos usuários quando percebe e transmite a importância da integração entre times e entre processos, quando se coloca na posição do outro e, pelo exemplo, transmite essa idéia ao seu time.
Um líder serve ao seu gestor quando está atento as metas de sua área, aos resultados esperados do seu time e atua pró-ativamente nesse objetivo, alinhando todas as ações do seu time.
Um líder serve ao seu time quando traduz a estratégia em planejamento, quando constrói um plano de ação operacional alinhado, quando é um bom comunicador, quando age como facilitador com todas as situações de risco, quando se coloca à disposição da equipe para agir integrando ações com outras áreas, quando conhece cada um dos seus integrantes de time como seres humanos integrais, identificando fortalezas e fraquezas técnicas e pessoais, quando faz coaching sempre que solicitado ou necessário, quando cuida da carreira de cada colaborador, quando ouve e dá feedback, quando celebra cada conquista!
O líder servidor é como o maestro de uma orquestra!


Cada integrante do time possui características próprias, habilidades para "tocar um instrumento". Esse integrante pode ser violonista, violinista, baixista, pianista ou baterista,etc. Ele pode ser iniciante ou especialista, solista ou pano de fundo.
Quem integra todos os instrumentos, equaliza o som, o tom, inetgra o ritmo, é o maestro!
Um líder exala entusiasmo!
Possui brilho próprio e seu caráter e suas ações servem de exemplo para todos ao seu redor!
O sucesso de um líder não se mede somente pelos resultados operacionais conquistados, o verdadeiro teste de eficácia de um líder é a transformação das pessoas de sua equipe em pessoas melhores, mais qualificadas e de mais conquistas profissionais em consequência de sua influência e liderança.
Conforme definição de James Hunter em Como se tornar um líder servidor:
" - Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter."

2 comentários:

  1. OI Sandra,
    que bom poder aprender com o seu ponto de vista.
    Adorei a reflexão: ESTAR Gerente - SER Líder
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, inspirador! Ontem fui ao Teatro Municipal assistir a Orquestra Sinfônica Brasileira... E dava para sentir cada aspecto de tudo o que foi mencionado em seu texto. Parabéns pelo blog. Está muito bonito e... motivador!

    ResponderExcluir