sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O poder do profissional > 50 anos!

Tenho acompanhado no Linkedin, rede social do mundo profissional, uma discussão bastante interessante entre head-hunters, profissionais de RH de grandes empresas, empresários, e diversos profissionais seniors, maiores de 50 anos de idade e consequentemente acima de 25/30 anos de experiência profissional.

 Alguns exemplos de Executivas Poderosas > 50 anos


Esse tema muito me diz respeito pois tenho 53 anos de idade e 30 de experiência profissional, e sempre me questiono sobre o meu valor nas empresas em que atuo, pois sinceramente não me conformo com quem diz que a carreira da gente é uma curva com a barriga prá cima e que, acima dos 45 anos de idade, essa curva é  decrescente, uma queda!
Creio que minha energia vital em prol dos resultados profissionais é enorme e minha vivência faz até com que seja necessário dispender menos esforço para se atingir grandes resultados, pois o caminho não precisa ser mais de tentativa e erro, e sim de uso das lições já aprendidas para andar em linha reta, sabendo como chegar, aonde chegar, quando chegar, de cabeça erguida.

Não acho justo vermos tantos profissionais seniors desempregados, tantas pessoas descrevendo discriminação nas seleções para novas posições, segregação para disputa de promoções, de vagas em cursos de capacitação, de pós-gradução, etc.

Aqui há várias perguntas que ecoam em muitas gargantas:
-Não vale a pena investir profissionalmente num cinquentão?
-A experiência de um senior não é imprescindível até para o aprendizado de um geração Y, X, Z, seja lá que letra for nomeada, ou a que idade geracional se refere?
-Os cinquentões são promovidos para novas oportunidades?
-Há discrimição nas seleções de profissionais no segmento em que você atua?
-O único caminho para um cinquentão é o empreendimento próprio?

Nessas inúmeras leituras nesse meu período de férias, fui investigar mais a fundo os CASES de cinquentões que atingiram o sucesso apenas nesse período de vida, e encontrei o seguinte trecho no livro "Mulheres Fenix", de Américo Simões:


"Há pessoas  cujo grande boom de suas vidas aconteceu a partir dos cinquenta, sessenta anos, sabiam?
Pois é, a dupla de desenhistas famosos formada por William Hanna e Joseph Barbera, que criaram o desenho animado "Tom & Jerry" e "Os Flinstones", montaram os estúdios de desenho animado "Hanna Barbera" quando já eram cinquentões.


Roberto Marinho montou a Rede Globo quando estava prestes a entrar na casa dos sessenta.


Sílvio Santos fundou a sua emissora por volta dos cinquenta anos.

Agatha Christie, assim como outros escritores, deslanchou com seus romances policiais nessa mesma idade.

Há exemplos de sobra para nos mostrar que não é porque você chegou à "terceira idade" que tem que pendurar suas chuteiras.
Tem gente na "terceira idade" que está tão no pique e super envolvida com suas atividades, que nem se dá conta de que essa idade chegou.

Uns dizem que a vida começa aos trinta, outros aos quarenta, outros aos cinquenta, sessenta, setenta...
Mas afinal, quando é realmente que a vida começa?
A verdade é que a vida começa sempre.
Cada manhã é uma nova vida que renasce."

13 comentários:

  1. "A verdade é que a vida começa sempre.
    Cada manhã é uma nova vida que renasce."

    Concordo plenamente!

    Bom fim de semana Sandra
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra

    Muito interessante. Adorei saber.

    BJ000000000..................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sandra,

    Eu sou fã dos seniors... Toda a bagagem que eles tem deve ser respeitada e adquirida pelos jovens.

    Não me lembro bem quem falou ou onde ouvi, mas lembro perfeitamente do senhor dizendo que os jovens de hoje não tem amor a camisa... Os jovens querem um lugar alto na empresa em pouco tempo e ganhando muito... Não vem toda a trajetória, todo o aprendizado que se deve ter para chegar lá.

    Eu escuto muito os "mais velhos"... Quero aprender com eles, aprender e melhorar!!!

    A vida começa a todo momento!

    Beijos charmosos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Sandra
    Eu sinto isso na pele, tenho quase 43 anos e estou desempregada, há 3 anos, fiz várias/inúmeras entrevistas, sei que me saio bem , mas nunca sou chamada. Vai ver, pq aqui é nordeste e tenho pouca qualificação, não sei. Bem, a vida continua.
    bjos, bom fim de semana
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Sandra
    Agora, aposentada há 17 naos e com os pés nos sesssenta... incio outro trabalho: escritora...
    Deus me ajude nesta aventura tão sonhada!!!
    Bom fim de semana
    Bjm de paz e eperança

    ResponderExcluir
  6. "Quanto menos tempo temos para praticar as coisas, menos curiosidade sentimos em aprendê-las."

    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra,
    Concordo o trecho "A verdade é que a vida começa sempre.
    Cada manhã é uma nova vida que renasce."
    Os seniors possuem muito conhecimento e esse deve ser respeitado pelos jovens que estão apenas começando!
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  8. Ela sempre começa quando damos início a novos projetos, quando nos interessamos por outros caminhos, quando sentimos coragem para viver. Ótima postagem!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Sandra hoje 45,experiencia profissional,idéias fervilham e o sistema não acompanha o que posso oferecer,mas nem por isso desisto de chegar onde eqro. Excelente matéria,daqui 5 anos qro recomeçar e desde já começo a me preparar para reinicio de vida,matérias assim nos incentivam a proceguir.Adorei e compartilhei no www.futurotaqui.blogspot.com,visite-nos saudades dos seus incentivos.Sucesso continue projetando pessoas.Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  10. Algumas organizações desvalorizam o trabalho dos mais velhos. Porém, na hora da crise, são eles que, com sua experiência, aparecem para "salvar a pátria". Os cursos acadêmicos nos dão a teoria. Mas,a prática vem com o tempo de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Sandra, prefiro ficar quieto e não aderir a um ponto de vista arriscado e polêmico. Me identifico mesmo é com os "exemplos de sobra para nos mostrar que não é porque você chegou à 'terceira idade' que tem que pendurar suas chuteiras". E, como você, "não me conformo com quem diz que a carreira da gente é uma curva com a barriga prá cima e que, acima dos 45 anos de idade, essa curva é decrescente", bobagem, mais adiante, felizmente você contesta: "minha vivência faz até com que seja necessário dispender menos esforço para se atingir grandes resultados".
    Sabemos, a vida profissional "produtiva", digamos assim, se inicia por volta dos 20 e poucos anos. Refiro-me à força de trabalho nas sociedades razoavelmente estruturadas. Os jovens, depois de 20 anos de estudos, estão aptos a prestar serviços. Daí em diante começam a viver ou seja, a deixar visíveis aquelas pegadas que servirão para identificar o quanto será "bem" ou "mal" sucedido em sua jornada.
    Portanto a ideia de que o sucesso, o "grande boom de suas vidas aconteceu a partir dos cinquenta, sessenta anos", (A. Simões em Mulheres Fenix) aparentemente foi construída sobre a premissa de que aqueles personagens bem sucedidos, apenas quando já haviam alcançado a maturidade, teriam, num determinado instante, sido contemplados com algo excepcionalmente novo e disassociado de suas vidas pregressas, algo, digamos, inesperado. Daí então, às suas trajetórias, radicalmente alteradas, se lhes agregou a fama. Esta, por sua vez, passa a ser o suficiente para que se considere seu advento como aquele algo mais que, a partir daí, vai desempenhar o papel decisivo e portanto o único a ser enaltecido, ainda mais por ter sido ela obtida quando o personagem já alcançara uma idade avançada. Nada é mais falso. Não tivessem eles tido, ao longo de suas vidas inúmeros "degraus de sucesso" jamais aquele "boom" aconteceria. É uma boa não desdenhar aquele passado, tão arduamente construído e reconhecer a "mãozinha" que veio de lá. O que reforça uma vez mais o que você escreveu. Para comprovar basta ler a biografia de todos eles.
    Assim, deixo registrado a ideia da "construção" inserida em contextos ou ambientes sócio-culturais e econômicos distintos. Cada um de nós é um ator social e na medida em que, desde os primeiros instantes, nossa atuação, aliada a um conjunto de condições objetivas favoráveis, possa vir a ter um significado que impacte positivamente o meio onde vivemos e o alcance desse impacto, fruto dessa "construção" se torne mais e mais amplo, estamos edificando o nosso sucesso, que tanto pode ocorrer aos 50, como pode nunca acontecer. Mais realista: se manifestar em escalas variáveis, dependendo de critérios com os quais possamos avaliar e rotular o desempenho de um lado e a consagração dos talentos de cada um, de outro. Este seu blog é um exemplo disso. Assim, que importa a idade? Se o personagem está fora ou dentro de uma empresa? Se trabalha por conta própria ou é empregado? Cada momento da vida exige uma adequação da experiência acumulada e dos talentos aprimorados ao ambiente profissional, social e cultural. Isso possue significados múltiplos, ao final das contas, os
    únicos a serem levados em conta.

    ResponderExcluir
  12. Helga Costa Marcos pelo facebook me encaminhou:"‎querida, vc está BOMBANDo e eu não estou conseguindo acompanhar, meu Deus ! "

    ResponderExcluir
  13. Joao Marcelo Torres pelo facebook:
    "Eh diretamente proporcional ao poder da experiencia e maturidade dos cabelos brancos....que o mercado, depois de um longo e demorado engasgo com o pseudo prodigio de alguns jovens, comeca a dar valor novamente, a fim de retomar o crescimento e estabilidade de alguns negocios e empresas mais sustentaveis."

    ResponderExcluir