quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Eu conheci o Profeta Gentileza



Tem coisas que marcam a vida da gente...

Tem coisas que denunciam a nossa idade ...

Tem fatos que são inesquecíveis...

Tem pessoas que são incríveis....

Niterói, dezembro de 1961. Meu avô saiu com meus dois primos para ir ao circo e eu, muito pequena, fiquei na casa da vovó aos prantos por não ter ido ao circo.

Nessa época só os abastados possuiam telefone fixo, não havia celular, smartphone, google, e as notícias demoravam a chegar, as pessoas não eram localizadas de forma rápida nem fácil.

Um barulho insurdecedor de sirenes, muitas sirenes de bombeiros, ambulâncias, uma boataria, um alarme de incêndio no circo, famílias em pânico, dentre elas, a minha!

Foi a maior tragédia circense do mundo, no Gran Circus Norte-Americano!

Mais de 500 pessoas, a maioria crianças, morreram nesse incêndio.

Hospitais lotados, pessoas buscando informações.

Meu avô e meus primos mudaram o rumo, desistiram do circo e vieram pro Rio, passear na Quinta da Boa Vista, pela Providência Divina! Mas isso só soubemos à noite, com extremo alívio!

Um empresário dos transportes, de nome José Datrino, pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio e se transformou num consolador voluntário, confortando as famílias das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade.

Plantou flores, formou jardins, cultivou hortas sobre as cinzas do Circo em Niterói. Nesse local que antes era motivo de alegria e se transformou em motivo de muita trsteza ele passou a habitar e lá viveu de forma singela por 4 anos, tendo abandonado o mundo material para viver num mundo espiritual! Ele incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza, e por isso passou a ser chamado José Agradecido, o Profeta Gentileza!

Todo cidadão Niteroiense se admirava com sua postura, com sua vestimenta, com suas palavras, com sua determinação e dedicação a pregação como um personagem andarilho da cidade. Ele percorria ruas, praças e passou a fazer a travessia das Barcas Rio-Niterói levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. No Rio era visto na Estação das Barcas, na Central do Brasil e na Rodoviária, locais de grande concentração pública.

Confesso que adolescente, quando vinha estudar no Rio, olhava para ele pensando se era louco, se tinha consciência da essência de suas palavas, se teria sido preparado, estudado...

Jamais imaginaria que aquele personagem das páginas niteroienses iria se tornar uma celebridade nacional e internacional, um marco na arte de rua, artigos de jornais, revistas, teses de mestrado, tema de samba-enredo de escola de samba no carnaval, nome de ONG, música de Marisa Monte, etc.

Aquele homem da minha infância, de túnica branca, cabelos e barba longas, tão alvas quanto a pureza de sua alma deixou o seu legado. Em 56 pilastras, na entrada da cidade do Rio de Janeiro, no Viaduto do Gasômetro, o Profeta eternizou sua mensagem de amor, respeito e crítica social.

Gentileza faleceu em 1996 mas sua palavra e obra ficarão para sempre.






8 comentários:

  1. Oi Sandra,
    adorei o texto.
    Não conhecia a história do Profeta Gentileza e passei a admirá-lo mais ainda.
    Obrigada por compartilhar.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa... eu não sabia de todos esses detalhes sobre a vida do Profeta Gentileza. Que maravilha! Com certeza foi um homem iluminado, que viveu entre nós... Eu já morei em Niterói e a história desse incêndio no circo é algo que choca até hoje... Ainda bem que Deus logo mandou um Anjo para lá, para consolar e reavivar as pessoas.
    Obrigada pela linda história!

    ResponderExcluir
  3. Sandra, adorei esse seu novo empreendimento ,muito legal, vai em frente!
    Conheci o Profeta era bem pequena, na época ele me dava medo, a figura dele era meio sinistra, mas depois vendo o legado dele mais tarde pude apreciá-lo devidamente,mas confesso que desconhecia esse fato de sua história,muito obrigada por me acrescentar algo de bom. beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei! Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o autor das mensagens que tanto circulam por ai.. Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Segue comentário recebido por email do grande amigo de fé e de telecomunicações Claudio.
    Querida Sandra,
    Só posso começar dizendo: Parabéns!!!
    Li teu blog, aliás todos os artigos. Gostei muito! Voce consegue ser simples e ter profundidade nos temas ao mesmo tempo. Gostei muito do começo "tomei coragem para começar" no qual voce expressa um desejo de muitos anos que agora se realiza. O texto do Gentileza, tá super gostoso apesar da tragédia que o associou à tua vida. A análise sobre gerentes e lideres bem atual. Enfim, tudo muito bom. Parabéns!
    Vá em frente sem medo de errar. O caminho tá certo e o sucesso tá só começando.
    Bjs,
    Cláudio

    ResponderExcluir
  6. Eu queria ter conhecido o Gentileza. Depois da música fiquei um tempão pensando nele. e em sao paulo eu trabalhava num lugar, que tinha um morador de rua com a mesma proposta, nao sei se tinha uma história de tristeza e dor, mas era um senhor que nos dizia coisas bonitas e nos dava flores, era demais. pena o mundo nao estar cheio de gente assim e pena eu nao ter coragem de ser uma delas...bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu também conheci, mas não sabia sua historia.

    Ele estava sempre por ali perto do meu trabalho, na Francisco Bicalho. Eu trabalhava na Leopoldina.

    ResponderExcluir
  8. Que presente!!!
    Realmente, palavras que ficarão marcadas para sempre!
    beijinho

    ResponderExcluir