domingo, 28 de novembro de 2010

O jeito feminino de liderar - O Globo de hoje!

No caderno Boa Chance de O Globo de hoje, 28/11, na contra-capa, há um artigo da ABRH-RJ(Associação Brasileira de Recursos Humanos - www.abrhrj.org.br), que não podia deixar de comentar aqui no blog!


E tenho certeza de que nem todos e todas que me seguem, moram no Brasil, no Rio ou têm oportunidade de ler O Globo diariamente, e especialmente aos domingos.


A matéria sobre O jeito feminino de liderar descreve a trajetória de diversas executivas de sucesso e seu estilo de gestão.

E como não poderia deixar de ser, cita em destaque, aquela que muito me ensinou, com seu exemplo, na vida profissional e especialmente em gestão - Maria Silvia Bastos Marques.
Ela que atualmente é Diretora-Presidente do Grupo Icatu Seguros e confirmado pelo artigo de O Globo/Boa Chance, uma das executivas mais influentes do Brasil.


O artigo cita:
" A Mulher mudou o significado do termo liderança.
Para Maria Sílvia, que também ocupa o Conselho de Administração de inúmeras organizações(tais como Light, Ponto Frio,etc) as mulheres, em geral, têm a capacidade de lidar com diferentes assuntos ao mesmo tempo."...

"-Conseguimos, e nos permitimos, um envolvimento pessoal e emocional com nossos colaboradores, sem perder o profissionalismo; isso nos proporciona gerenciar e trabalhar em equipe de uma forma melhor; essas características, que agregam mais humanidade à gestão, até podem ser encontardas nos homens, mas são predominantes nas mulheres", "considera a presidente do Grupo Icatu Seguros....

Competência e Visão Estratégica também a levaram a ser a primeira mulher a dirigir o Centro Corporativo e depois presidir a Companhia Siderurgica Nacional (CSN)"...

e mais a frente...

"Ela destaca que em todas as experiências profissionais que teve, procurou extrapolar a função estrita da gestão, buscando trazer mais prazer e qualidade ao ambiente de trabalho.

O olhar feminino enxergou sempre mais do que o óbvio."

E ela continua:
" Promovi um concurso de uniformes (com estilistas) para que os funcionários da CSN(todo o time da Usina da CSN em Volta Redonda usava um uniforme padrão cinza) pudessem escolher um novo modelo de uso diário, isso gerou grande impacto na autoestima e no desempenho dos funcionários; também criei um programa de conversas voluntárias com os funcionários da CSN e na Icatu Seguros, com excelentes resultados para alavancar o meu conhecimento dos problemas e desafios das empresas", exemplifica Maria Silvia, que, entre inúmeros reconhecimentos à sua atuação, em 1999, obteve o de "Líder Global do Amanhã" (Global Leader of Tomorrow) no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suiça."

Hoje matei um pouquinho da saudade que tenho daquela época e senti renovar o orgulho que tenho de ter feito parte do seu time, MS!!

www.globo.com.br/boachance

2 comentários:

  1. Olá Sandra!!

    Parabéns para Maria Silvia e parabéns também pra você, por ter publicado este post excelente.
    Bem, eu sou fã das mulheres!!! Sou mesmo, nem adianta. Não tem pra ninguém. É diferente.

    Beijos, querida

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Maria Silvia é um exemplo a ser seguido.
    bjos

    http://wonanchic.blogspot.com/

    ResponderExcluir