Já citei aqui em outro post, O Amor é a Melhor Estratégia, em 12/12/10, a participação de Vânia Neves, na época Gerente de CRM na empresa em que eu atuava, e sua participação na Futurecom, Ciclo de Palestras de Telecomunicações que ocorreu em Florianópolis, não lembro se em 2003 ou 2004.
Quando ela retornou de Floripa, fez para todo o nosso time uma reunião de "cascade", ou melhor de compartilhamento de tudo o que assistiu, aprendeu, se encantou, em termos de Tecnologia, de técnicas, de mais empolgante que pudesse servir de modelo para a nossa empresa, para o nosso time e para as nossas carreiras.
Nesse retorno, além de conhecer Tim Sanders, através do livro que ganhei de presente, pude ouvir o relato emocionante da Vania a respeito da palestra da Luiza Helena Trajano, CEO do Magazine Luiza na Futurecom.
Ela, Luiza Helena, "alta" executiva, mulher, mãe, absolutamente carismática e detentora de extrema habilidade de condução de público, de contagiar platéias, de mobilizar times, marcou a carreira da Vania e, em cascata, me impressionou com tudo o que passei a acompanhar a partir das impressões trazidas do evento.
Ela, Luiza Helena, marcou com a citação da famosa frase:
"Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz!" (autoria de Ferreira Gullard a ser confirmada).
A FELICIDADE é a palavra de ordem dessa executiva!
Veja o marketing abaixo, extraído da internet:
E, em minhas diversas pesquisas(das mais variadas fontes virtuais e impressas) sobre Luiza do Magazine Luiza, coletadas desde 2003/2004, seguem as mais marcantes:
-Na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato, compraram uma loja de presentes chamada "A Cristaleira", mais tarde nomeada Magazine Luiza.
-O negócio familiar gerou oportunidades para os parentes.(Um caso de sucesso de empresa familiar)
-Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da Sra Luiza Trajano Donato, iniciou aos 12 anos como balconista, tendo passado por diversos cargos, crescendo com o negócio até assumir a Holding. (Estava escrito no nome e na herança genética, correto?)
-Hoje a empresária Luiza Trajano, CEO e dona da rede de Lojas Magazine Luiza, com sede em São Paulo, filiais em quase todo o território nacional e uma das maiores do ramo de eletroeletrônicos da América Latina, compete com gigantes do setor como Ponto Frio e Casas Bahia.(abrangência nacional, foco em eletroeletrônicos, objetivo estar entre as maiores do ramo)
-A rede Magazine Luiza atua desde 1992, sem nenhum prejuízo.(resultados competitivos)
-Em 1992 da necessidade de expandir o Magazine Luiza para as pequenas cidades do interior paulista, ousou inaugurar lojas virtuais, de baixo custo, pois não havia estoque, preços atrativos com promessas cumpridas de entrega dos produtos em até 48hs. Para vencer a barreira da intimidade do público com as compras virtuais, humanizou o atendimento com funcionários treinados que faziam as encomendas e acompanhavam os clientes. Essas lojas virtuais se expandiram rapidamente para outros estados da região Sudeste.(ousadia de marketing)
-Em 1999 lançou o site magazineluiza.com, que mesmo nas compras on-line mantém uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que auxilia no processo de compra.(pioneirismo)
-Revolucionou o mercado com as super promoções relâmpagos e liquidações anuais, logo após o período de vendas de Natal, que até hoje movimentam as cidades gerando verdadeiros "engarrafamentos humanos" na madrugada que antecedem o inicio da liquidação.As lojas abrem às 5hs da manhã nesse dia. (ousadia de marketing)
-A rede Magazine Luiza tem a pretensão de faturar R$ 15 bilhões em 2015.(plano estratégico bem delineado, clareza de foco)
-Luiza Helena fez juz ao Prêmio "As mulheres mais influentes do Brasil" da Gazeta Mercantil e revista Forbes Brasil.
-Luiza Trajano apostou na "gestão humanista", na postura de investir na oferta de produtos que trarão felicidade aos seus clientes, que são capazes de adquiri-los, através de oferta de crédito fácil e rápido com política de juros e prestações visando atender ao seu público-alvo.(flexibilidade e proximidade com o cliente)
-Luiza recebe clientes nas lojas, circula entre os funcionários, adota as melhores práticas de valorização dos colaboradores.
-Magazine Luiza possui amplo programa de capacitação técnica e evolução pessoal, programa de qualidade de vida, plano de comunicação corporativa, alinhando a todos com a missão, com os valores e com os objetivos da Empresa.
-Há plano de bolsa de estudo, assistência às mães, participação nos lucros e prêmios aos melhores colaboradores.
-Para não estimular a competição individual entre colaboradores, a comissão de vendas não é individual, é por loja, e os resultados são incorporados aos rendimentos do time. (Espírito de time, visão de resultado)
-Todos os colaboradores se sentem responsáveis pelos resultados, como sócios, pois todos têm participação nos lucros.
-A gestão Luiza Trajano é objeto de estudo pela Harvard Business School (EUA) como case de sucesso empresarial.
-Magazine Luiza por diversos anos foi eleita a Melhor Empresa para se Trabalhar pelo Great Place do Work/Revista Exame
-A Líder de pessoas Luiza apostou em tratar seus colaboradores com CARINHO, por ela e por toda a Diretoria (sim a palavra usada foi carinho!)
-Frases ou Passagens de Luiza Trajano coletadas de artigos de diversas autorias(desculpe mas na época não registrei todas as fontes):
"Quando assumi a direção do Magazine Luiza, procurei alguns bons exemplos em outras empresas. Notei que existiam aquelas que eram muito lucrativas e onde todos pareciam infelizes, e as pouco lucrativas, onde todos pareciam sentir-se bem. Perguntei-me, então: não seria possível juntar o melhor dos dois mundos?"
Todas as segundas-feiras às 7h45 em ponto, milhares de funcionários das 352 lojas do Magazine Luiza, em todo o Brasil, se preparam para começar a semana. De mãos dadas, eles cantam os hinos nacional e da companhia, tão entusiasmados como fiéis em um culto evangélico. Os novos funcionários se apresentam, sendo recebidos com saudações de boas-vindas e aplausos do restante do grupo. Presentes são dados àqueles que comemoram aniversário, e a multidão canta novamente - desta vez o "Parabéns pra Você". Finalmente, todos baixam a cabeça em uma oração grupal antes de se dirigirem ao trabalho. Os funcionários examinam as últimas estatísticas de vendas, certificando-se de que estão no rumo certo para alcançar a meta mensal. As promoções de marketing da semana são exibidas em apresentações de PowerPoint, e as reclamações dos fregueses são divulgadas para que todos aprendam com elas. "Queremos ver as pessoas felizes e trabalhando juntas como um grupo", diz Luiza Helena Donato Trajano Rodrigues, diretora-executiva do Magazine Luiza, que é a idealizadora do ritual matinal da segunda-feira.
Parabéns Luiza Helena Trajano!!!!
Quer saber mais?
Ela possui um blog, acabei de descobrir!
www.magazineluiza.com.br
*Quero me desculpar por não publicar todas as fontes, pois foram muitas, obtidas ao longo dos anos e transcritas num dos meus caderninhos de "cases", mas não há aqui nenhuma intenção de mascarar informação. Sei que minhas pesquisas foram feitas em material oficial e anotações da palestra da Futurecom, Exame Maiores e Melhores de diversos anos, matérias de jornal, de revistas, de sites, de pesquisas acadêmicas,etc. Agradeço a todos os que contribuiram divulgando informações sobre esse CASE DE SUCESSO DE GESTÃO.
Parabéns mesmo!!copiei e vou enviar para meu filho ler-adorei!!
ResponderExcluirNa nossa cidade a pouco chegou uma loja desse grupo - tem preço para derrubar a concorrência.
Bjs
Oi Sandra,
ResponderExcluirQue boa lembrança!
Com certeza a palestra da Luiza Helena foi marcante. Me lembro bem o quanto eu propaguei(e propago) entusiasmada a frase citada por ela durante a palestra da FutureCom(2003). Ela uma pessoa especial e um grande exemplo de líder. Fico conte que tanto ela, quanto Tim Sanders também tenham marcado vc. Obrigada por compartilhar conosco. Espero que seus leitores também se identifiquem com a essência do que ambos pregam: independente do objetivo que se queira alcançar, tudo começa com a atenção às pessoas. Os resultados são fabulosos, como se vê! Um beijo grande, Vânia
Oi Sandra,
ResponderExcluirMuio boa lembrança!
A Luiza Helena realmente me trouxe lições marcantes. Me lembro bem o quanto propaguei(e propago) a frase citada por ela na palestra. Ela realmente é uma pessoa especial e um grande exemplo de líder. Fico contente que tanto ela quanto Tim Sanders tenham sido marcantes também para vc. Espero que seus leitores também se beneficiem com a mensagem de ambos: independente do objetivo que se queira alcançar, tudo começa com a atenção às pessoas. Os resultados são indiscutíveis, como se vê! Obrigada por compartilhar. Bj grande, Vânia
Eu conhecia um pouco da história, mas o seu post é excelente e mostra a visão empreendedora que a Luiza tem, sem perder a felicidade na hora de gerir.
ResponderExcluirBjão
EU QUERO SER FELIZ!!!
ResponderExcluirTenha um lindo Fim de Semmana!!!
Muita LUZ!!!
Teu post serviu pra me lembrar dessa linda história. Ela é bárbara...Lindo isso! beijos,chica e um fds maravilhoso!
ResponderExcluirOi, Sandra
ResponderExcluirMaravilha você ter escolhido me seguir pois só asim cheguei a este seu blog de excelente qualidade. Técnico com pitadas de suavidade, muito legal! Adorei o texto do post; na realidade já o conhecia, mas foi legal relembrar a história da Luiza. Tudo isso pq trabalhei nessa área qdo estive na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), há cinco anos. E agora como bibliotecária da Eletronorte, continua tendo muito contato com essa temática e tenho muitos amigos da área de Informátia.
Você é linda e parece ser uma simpatia! Que ótimo que vamos nos falar agora com mais frequência.
Obrigada pelos seus comentários dentis lá no Amadeirado.
Beijos e um ótimo fim de semana!
Oi Sandra,
ResponderExcluirótimo texto e super completo.
Eu escolho ser feliz sempre. Agora confesso que em alguns momentos não percebo que estou seguindo a escolha por ter razão.
LEmbrei de uma frase que a nossa amiga Núbia me dizia: - Se você tem tanta razão, pode dar um pouquinho para o outro.
Lembro disso e volto para a escolha da felicidade.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Recebi um email com o seguinte subject: Viciada no seu blog! Segue o texto da Lourdes, amiga de uma amiga minha: "Olá Sandra,Boa noite!A Luciana comentou do seu blog e desde então eu tenho acompanhado suas postagens. Gostei muito, parabéns!
ResponderExcluirSobre o que vc postou hj, eu enviei um e-mail para minhas amigas no dia internacional das mulheres falando exatamente sobre isso }ter razão ou ser feliz~
Eu confesso que hj, com mais maturidade prefiro deixar de lado certas discussões, até mesmo qdo tenho certeza de minha razão. Deixo o outro pensar que a razão é dele...as vezes palavras bonitas tornam-se descartáveis diante de atitudes estúpidas. Então é mais fácil ser FELIZ!!!
Já tentei enviar um comentário em seu blog qdo vc postou a frase da camiseta, mas ñ consegui. Vou tentar novamente essa semana.
Um grande abraço,
Lourdes"