terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projetar Pessoas por Marcantonio Fabra


1-Perfil do Entrevistado -

Marcantonio Giuseppe Maria Carlo Fabra , MARCANTONIO FABRA , é

doutorando do Doctorado en Administración da UNAM - Argentina e mestre em Logística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em Informática também pela PUC-Rio. Possui o MBA em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), é certificado como PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e Master in Project Management pela George Washington University. Atualmente é especialista em Projetos da área de TI da OI e acumulou mais de 15 anos de experiência como Gerente de Projetos em empresas como Vivo, IBAM e, inicialmente, no CEPEL como analista de sistemas. É professor em universidades e instituições de ensino tais como PUC-RJ, CCE, UFRJ e FGV, com 24 anos de experiência acadêmica em cursos de graduação e pós-graduação. Atua também como tutor do FGV Online no MBA Online em Gerência de Projetos (em parceria com a UCI University (University of California – Irvine, ao qual também faz parte do corpo docente) nas cadeiras Introdução ao Gerenciamento de Projetos, Liderança e Trabalho em Equipe, Preparação para o PMP, Monitoramento e Controle de Projetos, Gerência de Múltiplos Projetos, Gestão de Riscos e Concorrência de Projetos, este último tendo sido o tutor que participou da sua criação e mentor dos tutores da referida disciplina. É co-autor do livro Gerenciamento de Projetos da Série Cademp lançado pela Editora FGV em 2009.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Um blog que tem uma proposta muito legal! Nos dias de hoje, onde a grande maioria das pessoas só pensa em si e no seu bem-estar, é difícil encontrar iniciativas como esta. Esta iniciativa mostra que existe uma luz no fim do túnel.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,

Minha vivência foi com a própria autora do blog, Sandra Portugal. Comecei a fazer parte da sua equipe como estagiário (aliás, meu primeiro estágio) no Cepel e, no final, oito anos depois era um analista de sistemas bastante requisitado no mercado. Hoje em dia, já na área de projetos, sempre lembro com carinho daquela que um dia me projetou para o mundo corporativo.

4-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

O blog é o reflexo da sua criadora. Sandra, que você continue tendo sucesso com o blog e que cada vez mais adeptos passem a acessá-lo. Conte comigo para a sua divulgação e torcida!


5-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do blog

Uma sugestão seriam webcasts ou podcasts da Sandra falando sobre determinados assuntos e também eventos na Internet via MSN ou algum outro tipo de videoconferência. Para ter uma idéia do que falo acesse o site do meu amigo Ricardo Vargas (www.ricardovargas.com.br)


Marquinho hoje é meu colega de trabalho, ele como professor da PUC já formou uma legião de analistas de sistemas e gerentes de projetos, mas ele há muitos e muitos anos atrás (deixa quieto!) foi meu estagiário!

Marcantonio já projetou muitas pessoas, já identificou e formou muitos gerentes de projetos, já foi paraninfo de inúmeros formandos universitários, é o eterno mestre querido para muitos!

É com muita emoção que recebi e publico esse testemunho!

É com muita emoção que declaro que testemunhei todo o desenvolvimento pessoal e profissional do Marcantonio e isso é motivo de muito orgulho!

9 comentários:

  1. Sandra querida,

    Sucesso para o seu projeto e parabéns ao Marcantonio Fabra.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sandra
    Parabéns e sucesso para um outro talento que vc nos apresenta! Parabéns, Marcantônio. Bjkas com super carinho!

    ResponderExcluir
  3. Oii Sandra

    Adorei seu blog e o conceito sobre projetar pessoas, a entrevista ficou muito interessante, e realmente o Marcantonio foi muito competente e talentoso para chegar numa carreira sólida que esta hoje, mas tambem teve sorte de ter uma lider como voce que o projetou para seu sucesso profissional.
    Eu criei meu blog http://comoserumprofissionaldesucesso.blogspot.com/ para poder ajudar as pessoas a projetarem suas carreiras e terem sucesso, espero está conseguindo, pois cada comentário e elogio que ganho, para mim não tem preço, é como se tivesse ganhado na megasena.
    Bjs e sucesso.

    Se você pudesse me enviar o Email do Marcantonio, eu ficaria muio agradecida, pois gostaria de trocar algumas informações com ele.
    Meu email é mcosta-tradicao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga

    É no depoimento
    das palavras simples,
    que encontramos
    as nossas maiores
    alegrias.

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  5. O entrevistado Marco Fabra no facebook:
    "Obrigado mesmo, Sandrinha! O liderado é o espelho do seu líder. Realmente muitas saudades daquela época... Esta do ônibus foi inesquecível e eu conto em sala de aula. Naquela época mostrei como era ousado pois ligar para o entrevistador para perguntar como se chegava no local da entrevista, só eu mesmo. rs rs rs"

    ResponderExcluir
  6. Sandruxa querida, um grande profissional seu amigo!

    Espero que esteja tudo bem contigo, te gosto e te admiro muitão!!!
    bjokitas com master carinho :)

    ResponderExcluir
  7. Querida Amiga vim confirmar minha presença.
    Hoje você já tem cadeira cativa no meu blog .
    E assim que amo milhas lindas amizades.
    Linda noite beijos Te Amo..

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra. Passando por aqui. È muito bom ver novos progetos de pessoas de grande talento. Belo post! Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra, oi Marco,

    Eu acho que Marco me deu aula em 1990 ou 1991... na PUC... P-15... de Cobol ?!?! Xih... entreguei a idade !!!
    Que surpresa rever...
    E muito obrigada aos 2 pelas sementes para projeções em minha vida.

    Beijos aos 2,
    Helga

    ResponderExcluir