segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O karma do bem

Do excelente blog Mapa de Talentos com todos os direitos de autoria, parabenizando por postagens de altíssima qualidade, que conheci através do prêmio TOP BLOG 2011.
"Esta é uma adaptação de um dos artigos mais comentados no New York Times do dia de ação de graças.

 foto do google

Psicólogos vem estudando as consequências de agradecer.
Cultivar uma atitude de gratidão foi relacionado com melhor saúde, boas noites de sono, maior satisfação a longo prazo com a vida, um comportamento mais gentil com os outros

Um novo estudo mostra que sentir gratidão faz com que as pessoas sejam menos agressivas quando provocadas.
Você não é do tipo que agradece com tanta freqüência? 
Algumas dicas de psicólogos que fizeram pesquisas sobre o tema.
Comece com “gratidão light” – 

É esse o termo utilizado por Robert A. Emmons da Universidade da Califórnia, para a técnica utilizada em seus experimentos pioneiros conduzidos em conjunto com Michael E. McCullough da Universidade de Miami
Eles instruíram as pessoas a manter um diário listando cinco coisas pelas quais eram gratos, como a generosidade de um amigo, algo que tenham aprendido, um por do sol que tenham gostado.
O diário de gratidão era curto – só uma frase por cada uma das cinco coisas – e feito uma vez por semana, após dois meses os efeitos foram significativos.
Comparado com o grupo de controle as pessoas que mantiveram o diário de gratidão estavam mais otimistas e sentiam-se mais felizes
Eles reportaram menos problemas físicos e gastaram mais tempo se exercitando.
Mais benefícios foram encontrados em um estudo com sobreviventes de pólio e outras pessoas com problemas neuromusculares. 
Aqueles que adotaram o diário de gratidão relataram estar mais felizes e otimistas do que o grupo de controle, e o relatório foi confirmado pelos seus cônjuges. 
Aqueles que agradeciam também dormiam mais rápido e mais a acordavam mais dispostos.
“Se você quer dormir melhor, conte coisas boas e não ovelhas”, o Doutor Emmons aconselha em seu livro “Thanks!” onde está detalhada a pesquisa.
Não confunda gratidão com sentimento de dívida:
Você pode sentir que é um dever retribuir um favor.
Mas isso não é gratidão, pelo menos não do jeito que os psicólogos definem.
O sentimento de dívida é mais negativo e não traz os mesmos benefícios que a gratidão, esta ultima o inclina a ser gentil com qualquer pessoa, o primeiro não.
Em um experimento da Northeastern University, Monica Bartlett e David DeSteno sabotaram o computador de cada um dos participantes e combinaram para que um colega dos participantes consertasse os computadores.
Depois disso os estudantes estavam mais dispostos a ajudar alguém completamente estranho com uma tarefa não relacionada diretamente. 
A gratidão promoveu o “karma do bem”
E se funciona com estranhos...
Não contra-ataque
Um experimento recente da Universidade de Kentucky:
Depois de entregar um trabalho escrito, alguns recebiam elogios e outros uma avaliação depreciativa do tipo “Este foi um dos piores trabalhos que li na minha vida!”
Em seguida cada estudante era convidado a jogar videogame contra a pessoa que avaliou o seu trabalho. 
O vencedor do jogo tinha direito de tocar uma buzina contra o perdedor. 
Não foi surpresa que aqueles que tiveram seus trabalhos insultados, retaliaram seus críticos com um barulho muito superior a aqueles que tiveram avaliações positivas.
Houve uma exceção, no caso de alguns estudantes que receberam uma orientação diferente de escreverem um trabalho sobre aquilo a que eles eram gratos. 
Depois do exercício a crítica depreciativa tinha menos peso e o ruído ao tocar a buzina foi menor.
“Gratidão é mais do que sentir-se bem”, diz Nathan DeWall, que conduziu o estudo em Kentucky. 

“Ajuda as pessoas a ficarem menos agressivas aumentando sua empatia. 
É uma emoção democrática, qualquer um pode experimentá-la até a pessoa mais rabugenta.”
Como cultura perdemos o senso de gratidão frente às conquistas dos nosso antepassados.
E se você acha que a coisa está feia tente vê-la por outra perspectiva como naquela canção da Vida de Brian – Always look at the bright side of life."

11 comentários:

  1. Não começo hoje pq nao sei onde está o caderno, mas vou começar o diário amanhã sem falta. A primeira gratidão será por este post, qeu com certeza mudou meu pensamento sobre ser grata. Obrigada, Sandra, sempre me ajudando mesmo sem saber a recomeçar qdo penso que estou caindo de novo. Vc nem sabe o qto ficou importante na minha vida! bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Post super interessante!

    Cada vez gosto mais de te ler =)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto e nada melhor que agradecer! A gratidão é uma prova do quanto aquilo, um acontecimento, uma vontade ou qualquer outra coisa, é tão importante para você. A gratidão move nossas "montanhas" diariamente!

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  4. MARAVILHOSO ESTE POSICIONAMENTO QUANDO NOS REFERIMOS A GRATIDÃO E NÃO DÍVIDA. SEMPRE PENSEI ASSIM E FICO FELIZ AO LER ESTE TEXTO QUE NOS MANDA UM RICO RECADO PARA INICIAR A SEMANA. PARABENS! ADORO SEU BLOG E OS LOUROS RECEBIDOS SÃO MERECEDORES.
    LÉA MATOS

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostaria de te convidar para os sorteio de fevereiro lá no blog:Kit Mococa e Ecobags da KEEP CALM!
    Seja bem vinda!Bjos
    www.miinteressa.com

    ResponderExcluir
  6. Agradecer é reconhecer e dar valor. A satisfação é positiva e só faz enriquecer nossa existência.
    Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha,
    que preciosa lição.Sou adepta desta postura há mais de uma década.Fui me inteirando dela através de revistinhas da Seicho-no-ie, uma filosofia de cunho ecumênico que interliga o xintoísmo, o budismo e o cristianismo em suas teorias comportamentais,tendo como matriz, a Gratidão.Ensina tbém algumas destas práticas simples(como as descritas no texto) que promovem mudanças significativas nas pessoas que se propõem a tomar a gratidão como alimento da alma.
    Assim sendo, Muito Obrigada por compartilhar tantas reflexões preciosas por aqui.
    Bjos amiga,
    Calu

    ResponderExcluir
  8. Adorei a partilha e te agradeço.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto e obrigada por partilhar e nos ajudar com tantas dicas boas!!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir