quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projetar Pessoas por Meg Mamede



1-Perfil do Entrevistado 

-nome:  

Nasci Margarete e escolhi o pseudônimo Meg Mamede para assinar meus textos em homenagem ao meu pai. 

-atividade desempenhada:   

Historiadora de formação, atualmente atuo como analista de informação trabalhando com pesquisa em projetos de memória institucional e museus virtuais. 
Blogueira por opção, estreando como escritora em 2012.  
Esposa do Rogério, amiga dos meus amigos, filha, tia coruja de três meninos lindos e da doce Laura. 

-descrição de sua experiência/perfil:  

Apesar da minha longa trajetória na área administrativa, quase 20 anos, aos 33 anos resolvi “virar minha mesa” e a vida de cabeça pra baixo para ir atrás do que me fazia feliz, deixar o mundo das empresas para conhecer melhor a história da arte. 
De lá pra cá estudei muito, dei aulas de história na escola pública, apresentei alguns trabalhos na área. Morei dois anos entre Espanha e Portugal, ocasião em que trabalhei como babá no País Basco ao norte da Espanha e em Lisboa, Portugal, enquanto estudava e conhecia lugares e pessoas. 

2-Para você o que é Projetar Pessoas?  

Para mim, Projetar Pessoas é poder influenciá-las de maneira positiva, estimulando a curiosidade e a vontade de conhecer o novo e aceitar o velho, fazendo-as entender que as oportunidades são únicas e que os desafios nos fazem crescer e melhorar. 
Dia desses ouvi algo que vem ao encontro de como vejo a vida: “envelhecemos quando deixamos de ser curiosos”. 
A busca pelo novo, a luta por nossos objetivos sem medo de errar ou recomeçar a qualquer momento faz com que qualquer pessoa possa projetar-se.  

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: 

Sempre gostei de desafios e a vida é cheia deles, mas sem dúvida minha maior experiência de vida foi deixar tudo, trabalho, família, amigos e os projetos no Brasil para me lançar ao desconhecido. 
Aos 39 anos deixar o que tinha no Brasil para realizar o sonho de conhecer ao vivo e em cores o que só conhecia dos livros e do cinema. 
Refiro-me à decisão de me mudar para Espanha e viver com uma família que não conhecia e que hoje é como se fosse minha família também, gente querida. 
Foi descobrir que o ser humano é igual aqui ou em qualquer parte do mundo, que somos iguais nos sonhos, na alegria e na dor e que apesar de tudo, do progresso, das mudanças ocorridas ao longo dos anos, das crises econômicas e políticas que regem o mundo, a capacidade de amar e receber o próximo pode derrubar qualquer barreira, seja ela: língua, geografia, costumes ou cultura. 
Longe da minha zona de conforto, do contato com os meus, pude conhecer mais que outro”, sobretudo, conhecer melhor a mim mesma.  
Deixei uma parte minha com eles e trouxe um pouco deles comigo e isso foi o bem mais valioso que trouxe na minha bagagem. 

4- Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

(a resposta acima demonstrar que houve projeção mutua) 

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Quero compartilhar um trecho muito interessante de um dos livros do Amir Klink, navegador brasileiro, e provocar a reflexão naqueles que ainda têm dúvidas de como as oportunidades são únicas e fundamentais na projeção de cada um de nós. 

"Já ancorado na Antártida, ouvi ruídos que pareciam de fritura... 
Pensei: será que até aqui existem chineses fritando pastéis?.... 
Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. 
O efeito visual era belíssimo. 
Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo: 'calma, você terá muito tempo para isso.....'  
Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu. 
Algumas oportunidades são únicas."

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog:

Outros relatos de pessoas que se lançaram ao desafio e realizaram sonhos, seja qual seja e aprenderam mais do que esperavam com ele. 
Que a partir do desafio se projetaram no mundo e no tempo. 


Fazer amigos no mundo da blogosfera é possível e a Meg Mamede é um desses exemplos! 
Admiração e respeito mútuo é o que compartilhamos.
Agradeço muito à Meg por me presentear com sua visita e sua entrevista!
Parabéns por ter virado o mesa e ido rumo aos seus sonhos!

2 comentários:

  1. Querida Sandra, agradeço o carinho e a possibildiade de contribuir com seu blog, fazendo da blogosfera mais que um canal de informação, um lugar de interatividade e porque não dizer uma ótima opção para fazer amigos. Beijos da carinhoso da amiga Meg Mamede.

    ResponderExcluir