domingo, 15 de abril de 2012

Amor aos Pedaços - Desencanto


Blogagem Coletiva Amor aos Pedaços - 2ªFASE - DESENCANTO




Hoje fui convidada pelas amigas blogueiras Luz de Luma, Yes Party!
Espiritual-idade,Publicar Para Partilhar,NacoZinha Brasil (Membro Honorário)
, a trocar experiências sobre Desencantamento....
A proposta é pensar sobre quando o encanto acaba...

Significando perdas... dor... desilusão... decepção...
Mas que
também pode gerar crescimento...amadurecimento...mudanças positivas...
O que mais nos chama
atenção no Desencantamento?

Tenho duas filhas, e ajudei a criar 1 enteada e 2 enteados desde pequenos (desde os 3, 5 e 6 anos).
Acredito que você Projeta uma criança a ser um adulto emocionalmente preparado para a vida, para os relacionamentos, para os relacionamentos amorosos, para o casamento, pelo exemplo.
Acredito que você Projeta uma menina para a vida adulta, para ser esposa, dona de casa, profissional, mãe, amiga, companheira, quando você passeia com ela no parque, quando você anda de bicicleta, quando você faz uma viagem, e especialmente quando você brinca de casinha, de boneca, e faz casamento de Barbie, batizado de Suzie e observa, analisa e contribui com conselhos, com observações nas pequenas reações e comentários, conversinhas entre bonecas nas brincadeiras. 
Quantas coisas não são ditas numa conversa entre duas Barbies e um Ken, pelas vozinhas de suas filhas e amigas numa brincadeira, você já observou? Ali está a verdadeira observação das crianças dos fatos cotidianos dos nossos lares espelhados através da absorção dos exemplos que passamos. E ali se consolidam as namoradas, as mães, as pessoas que elas serão.
Do mesmo modo os meninos.
Li outro dia uma frase no facebook que diz que se seu marido te trata como uma princesa, certamente a mãe dele é uma rainha, e o educou como um príncipe.

Creio que o maior fator para os desencantamentos das relações atuais, passadas e futuras, está no choque cultural das educações dadas nos lares de cada um dos pares.

Sempre coloquei isso para cada um dos meus filhos e enteados - observe seu namorado(a) e também seus irmãos, pais, tios, avós, sua religiosidade, hábitos familiares, culturais, sociais, educacionais, nunca, jamais , em tempo algum por preconceito (tem gente que pensa em $, em sobrenome, em tradição), eu penso em incompatibilidade de hábitos, de pensamentos, de estilos educacionais.
Pois essas diferenças de hábitos adquiridos na vida até o casamento, se potencializam na vida a dois e se exponencializam quando se tem filhos.
E na maioria dos casais que conheço e observo, essas diferenças os maiores ofensores dos desencantamentos, pois cada um tem como premissa que a forma de educação que recebeu é a correta para viver a vida e para passar aos seus filhos. 
Daí conflito na certa!


Isso sem falar que Homens são de Marte e Mulheres são de Vênus!

Que as meninas são criadas para serem princesas!
E os meninos para serem Rambo!
As fotos selecionadas falam por si!
 










As meninas crescem sonhando com o Príncipe encantado no Cavalo Branco!










E o Desencantamento  acontece quando descobrem que eles se transformaram em sapos ....



Ou que deixaram apenas os cavalos brancos estacionados na sala, com o controle remoto na mão assistindo o jogo de futebol e tomando cerveja!





Mas.....

Ainda há quem realmente encontre um Príncipe Encantado para chamar de seu!



E para mantermos sempre o bom humor e a esperança, para as mais novas e solteiras, vale a mensagem:
"Keep Calm, Harry is still single" e até já veio ao Brasil !


 
Ainda existem príncipes "encantados" disponíveis, existem sapos que se transformam em príncipes, e existem homens normais encantadores.
Existem princesas que são inteligentes o suficiente para perceberem que a vida não é um conto de fadas, e que os encantos são construídos de pequenos momentos de felicidade, às vezes com príncipes, às vezes com sapos, às vezes até sozinhas, ou melhor em companhia delas mesmas.

Vivam encantadas!

Todas as imagens foram extraídas do Google

    42 comentários:

    1. Gostei do texto, parabéns. Tenho que terminar o meu ainda... mãos à obra.

      ResponderExcluir
    2. Sandrinha, arrasou.Delicioso post.
      Me identifiquei de pronto, com a princesa à espera do príncipe, em cima do cavalo branco, para me salvar rsrsr Cai muitas vezes desse cavalinho. Foi um custo aprender. Foram muitos desencantamentos, inclusive por mim mesma.Há muito me desencantei dos contos de fada e me encantei com a mulher real.
      Beijos e bom domingo,
      Sheyla.

      ResponderExcluir
    3. Olá,

      "Tu és o orvalho que me beija"...
      (Meliss)

      Em pleno período pascal nos reencontramos para tecer o nosso Desencanto... entrelaçar partilhas de coração a coração...

      Menina, sen-sa-cio-nal!!!
      No momento, vivendo com uma mulher normal (projetada da forma como explicou) que recorda o amado (príncipe) e que dele nunca vai se apartar no que depender do que pede o coração sofrido e saudoso... por DEMAIS!!!
      Sozinha??? Com ele, sempre e a todo instante (até quando Deus quiser!!!)

      Obrigada por sua participação e nos vemos no próximo mês se Deus quiser!!!
      Bjs de Paz e Esperança junto com o meu carinho fraterno

      "Meu coração orvalhado
      pleno de gratidão,
      agradece a Deus"...
      (Élys)

      ResponderExcluir
    4. SAndra muito bom... de uma forma bem mais legal re3trataste aqui o meu desencantamento, quando o principe virou sapo... muito bom!!!!

      Beijocas

      ResponderExcluir
    5. Rsrsrsrsr. Excelente texto Sandra!

      Esses desencontros, realmente causam muitos desencantos... Temos que estar atentos.

      Um ótimo domingo/ vc!

      Beijooooooooo

      ResponderExcluir
    6. Gostei do seu post. Mas também acontece muitas vezes o desencanto porque um dos dois, não respeita o outro, os seus gostos os seus desejos. Penso que nem a mulher se deve considerar uma princesa e ver o homem como um sapo, nem o homem dse deve julgar um rei e tratar a mulher como um subdito.
      Um abraço e bom domingo

      ResponderExcluir
    7. È assim mesmo, dia desses comentava com uma amiga, que criamos nossos filhos para ser o "machinho", superior a tudo, mas não queremos que eles tratem as mulheres como tal, complicado.
      bela postagem
      bjs

      ResponderExcluir
    8. Contos de Fadas. Melhor material para entendermos o (des)encantamento...
      Minha contribuição: http://migre.me/8GBkK

      ResponderExcluir
    9. Sem dúvida a família é a base para uma boa educação, para preparar pessoas de boa índole!!! Grande Abraço!!!
      http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Ah adorei! Na vida é sempre muito bom estarmos encantadas por algo ou alguém, e quando o encantamento passa tem sempre um motivo melhor na frente. Costumo dizer que perder, às vezes é ganhar e isso pra qualquer seguimento na vida, profissão, amor, amizades... Beijo, beijo querida!
      She

      ResponderExcluir
    11. Sandra.... no meu post eu citei isso tbm, de sonho de princesa, príncipe e sapo. É um choque qdo descobrimos que tudo isso é fantasia e nem sempre estamos preparadas para enfrentar tais situações. E vem o choque de conflitos.

      amei o post!

      Beijos

      ResponderExcluir
    12. Perfeita comparação, escolha um marido que trate a mãe como rainha, pq é assim q ele ira tratá-la.... Os q não respeitam os pais, não respeitam as esposas, ótima dica p meninas que vão casar..
      Bj, parabéns pelo post, adorei d+.
      Bom Domingo

      ResponderExcluir
    13. Oi Sandra!
      Estasua reflexão é muito pertinente para quem tem filhos e na fase de crescimento. Forjar conceitos e incultí-los o verdadeiro sentido de existir neste nosso mundo atual não é fácil. Eles são bombardeados diariamente por tanta coisa cruel e muitas outras irreais que não é difícil o desencantamento.
      Beijinhos e uma ótima semana!

      ResponderExcluir
    14. Querida Sandra,
      Há muito estou em falta com vc e aproveito para retribuir sua msg de Páscoa. Não estou conseguindo responder aos comentários do meu PC em casa, não sei o que está acontecendo.
      No trabalho, fico limitada. Assim, trouxe meu note para casa este final de semana e posso agilizar algumas pendências.
      Gostei do texto e acrescento que podemos demorar a encontrar uma pessoa que "combine" conosco. Essa alquimia, a meu ver, se pauta na criação de cada um. Se ambos tiverem os mesmos princípios, as chances do relacionamento ser promissor elevam. É o meu caso. E tb não é nenhuma novidade, rsss
      Ah, tb nunca acreditei em príncipe encantado.
      Espero que esteja tudo bem com vc.
      Gde abraço,

      ResponderExcluir
    15. Olá
      O relacionamento não nasce pronto, é uma construção para vida inteira. As diferenças existem entre homens e mulheres e de família para família. Misturar as bagagens que cada um traz é que mostra as possibilidades de um bom prognóstico, mas são tantas, tantas as expectativas que dificilmente deixam de ocorrer alguns desencantos, mas assim é feita a vida : de altos e baixos, não é mesmo?
      bjs

      ResponderExcluir
    16. Sandra, você é linda! Obrigada pela sua presença! Seu texto maravilhou-me! Perfeito! Parabéns pela partilha! Grande abraço!

      ResponderExcluir
    17. Olá Sandra,
      está extraordinária sua participação.
      Concordo que o ambiente familiar influencia e muito (mesmo!).
      Colocar essas realidades em paralelo, dos meninos rambo e das meninas princesas, é notar que são realidades completamente opostas. Como NÃO desencantar?

      Aliás os homens são educados da seguinte forma:
      "Homem que é homem, não chora".

      Valeu a projeção. Gostei muitissimo.
      Beijinhos além-mar.
      Rute

      ResponderExcluir
    18. Oi Sandra,
      adorei o enfoque preciso.Compartilho desta teoria desde que me casei e descobri no dia-a-dia todas estas heranças que trazemos em nossas bagagens emocionais.
      Causa-consequência na vida real, não permite jogar outra vez.Então, é preciso estar atento e forte!!
      Texto e imagens estão afinadíssimos.
      Bjkas,
      Calu

      ResponderExcluir
    19. Oi Sandra,

      Adorei o seu post! Que bom partilhar! Qtos sapos e príncipes encontramos pela vida! O importante é o aprendizado que fica destas experiências. Uma ótima semana! Bjs!

      ResponderExcluir
    20. Parabéns sinceros pela inteligente reflexão que nos oferece.

      Lhe desejo uma semana bem feliz.

      ResponderExcluir
    21. Adorei Sandra!
      Nos faz refletir sobre o que de fato passamos para as nossas futuras crianças,muitas pessoas não passam aos filhos valores fundamentais,como amor,honestidade,trabalho.
      Muitas pessoas querem grandes momentos e acabam por não enxergar os pequenos instantes de alegria,as pessoas buscam a felicidade em um lugar longe,quando na verdade poderiam olhar um pouco mais para dentro de si.
      A vida pode ser sim um conto,que é construído diariamente,com alegrias e tristezas,sorrisos e amarguras,encantos e desencantos.
      Lindo post!abraço e uma ótima semana,=)

      ResponderExcluir
    22. Fechou com chave de ouro, Sandra!
      O nosso desencanto está na proporção da medida em que alimentamos nossas carências, como se o outro fosse capaz de suprí-las. Mesmo que sejamos criados no maior esmero de educação, a vida nos faz incompletos, pois somos insatisfeitos por natureza. Erramos quando achamos que ao amar alguém, estaremos livres. Como você bem disse somos a nossa melhor companhia!
      Obrigada por participar da blogagem! Vamos seguindo, aprendendo uns com os outros e como esponjinhas, enriquecendo nossos dias!
      Beijus,

      ResponderExcluir
    23. Olá Sandra vim ver também sau participação, interessante que na primeira fase a minha participação foi justamente o conto de fadas, e o encantamento que ele nos causou quando meninas, causa às nossas filhas e como a realidade é diferente de tudo isso. Adorei sua participação. Excelente. Bjos uma ótima semana
      Seja sempre bem vinda ao meu blog

      ResponderExcluir
    24. Sandra, muito bom seu post. E é bem isso mesmo: o fato de esperarmos que o outro seja algo que nos complemente, de que um principe surgira, ou uma bela princesa, bom, já se pode imaginar onde isso tem grandes chances de terminar.

      Grande abraço, e seguindo ;)

      ResponderExcluir
    25. Sandra,adorei sua participação!De fato, está mais que na hora de mudar o jeito de educar nossas crianças!Bjs e boa semana!

      ResponderExcluir
    26. Que post incrível! E que lindo final!!!

      Adorei o seu jeito de querer realmente ensinar as diferenças!!!

      Boa semana
      Beijos saltitantes

      ResponderExcluir
    27. Puxa Sandra adorei seu texto! Há muito deixei de pensar num príncipe. Aliás, só teve um príncipe por quem fui apaixonada: Ronnie Von quando ele era da Jovem Guarda. kkk entreguei minha idade! Mas reconheço quee stá difícil mesmo encontrar esse equilíbrio entre um casal e daí, gera os desencantos. Não é fácil. Estarei sempre por aqui.
      Abraço

      ResponderExcluir
    28. Oi Sandra,

      Eu digo que todo homem principe teve uma mãe rainha, rsrsrs.
      Pois o meu é assim e com sua familia a mais de 5 anos vejo o quanto isso é importante.
      As meninas sonham com o principe, e desapontam-se...Por isso nao da para projetar demais no outro. A felicidade está na gente, nao no outro, mas se ele for um ogro, poderá tornar nossa vida bem mais infeliz e cheia de desencantos, com certeza.
      Eu achei um Principe, ahaha e sou feliz demais com ele.
      Bjos

      ResponderExcluir
    29. Muito interessante a forma como você fez a associação entre as conversas das crianças e as projeções para a vida adulta.
      Família realmente tem um papel importantíssimo e foi muito bem lembrado.
      Ficou profundo e bem-humorado seu texto.
      Boa semana!

      ResponderExcluir
    30. Excelente texto, gostei muito da sua reflexão. Gostei especialmente do sapo de controlo remoto na mão! :)
      Bjs

      ResponderExcluir
    31. Ah, Sandra! É verdade que às mulheres cabe o romantismo, o sonho de encontrar um príncipe... Acho tudo isso péssimo. Por isso me permito querer o melhor para mim, mesmo que demore, mesmo que doa. Acredito que as nossas convicções são mais fortes do que qualquer coisa imposta. Sandra, adorei sua visita ao meu blog. Sempre que puder me visite. Eu estarei aqui sempre que puder. Beijos ;))

      ResponderExcluir
    32. Olá Sandra,
      Que bacana sua postagem. Acho que não só as meninas, mas as mães das meninas sonham que as filhas arrumem um príncipe encantado.rsrs... Um príncipe que possa dar continuidade a tantos sonhos projetados no decorrer dos anos, mas... Muitas vezes esses príncipes aparecem disfarçados. Mas, o importante é a tal felicidade e a dignidade de viver com ou sem príncipe, né?
      Tudo de bom.
      Beijos mil
      Já estou te seguindo, pois gostei muito de estar por aqui.

      ResponderExcluir
    33. Sandra, não há muito o que comentar sobre sua postagem. O que dá para dizer é que é espetacular e que você fez uma abordagem que muita gente acha preconceituosa, todavia é a mais correta para se fugir do mito da "incompatibilidade de gênios".
      O modo de viver da família de cada um pode mostrar o que vai ser aquela pessoa no futuro.
      Gostei a achei muito verdadeira esta sua citação:
      "Li outro dia uma frase no facebook que diz que se seu marido te trata como uma princesa, certamente a mãe dele é uma rainha, e o educou como um príncipe."

      Acho que vale também o vice-versa.
      Muito bacana e verdadeira essa postagem.
      bjs
      Manoel.

      ResponderExcluir
    34. Sandra, espetacular! Que reflexão formidável sobre a realidade. Concordo... com tudo! Parabéns pela 'visão' e pela habilidade em colocar 'no papel' com tanta desenvoltura. Um grande beijo! Paula

      ResponderExcluir
    35. Olá, Sandra!Muito bom o seu texto!Ainda bem que mandei um sapo embora e consegui ficar com um príncipe!Concordo plenamente que o ambiente familiar influencia e muito e às vezes da maneira mais sútil!O meu marido é um companheirão, mas tem mais 3 irmãos e nenhum é como ele, inclusive o mais novo faz aniversário no mesmo dia que ele e não é tão companheiro para a esposa, nem é um filho tão empenhado no lar dos pais. Como explicar isso? Acho que a personalidade também conta muito e talvez os momentos que as pessoas nascem, o lar poderá ter se transformado. Gostei destas reflexões e de imaginar o quanto poderei influenciar a minha filha em sua educação, apesar disto também dar um friozinho na barriga...Nada é defenitivo, nada é desencantado para sempre!
      Estamos aí para esta maravilhosa coletiva!
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    36. Recebi pelo facebook de Rosa Maria Oliveira Ozório:
      " Muito bom esse artigo!e verdadeiro!!!!!!!!bjs............"

      ResponderExcluir
    37. Ola! retribuindo a visita e quero lhe parabenizar pelo blog. Não vi todo o material mais esse post me chamou muito a atenção. Nele vemos o porque dos relacionamentos serem tão complicados pela forma que homens e mulheres foram criados. Os homens procuram na mulher a mãe acredito por ser a figura feminina mais próxima e a ideal para eles, aquela que cuida e zela pelo bem está dele e nós procuramos os finais felizes de contos de fadas acredito que até inconscientemente e ainda tem aquelas que foram criadas como as princesinhas do papai que espera que seus parceiros as trate como o pai tratou. Para ser possível o equilíbrio acredito que temos que ter a pura consciência da realidade, sonhar com os pés no chão e respeitar as diferenças. Eu e meu namorado temos 10 anos de diferença o relacionamento não é o conto de fada sonhado outrora mas a parti que tive esse conhecimento as coisas ficaram mais claras e simples. Parabéns e sempre estarei visitando.. Até logo
      Visite também o outro blog se puder: http://devaneiosdeumapoetisa.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    38. Sandra,
      Estou aplaudindo de pé esse texto espetacular.
      Você expressou perfeitamente esse desencanto, ou encanto.
      Estou encantada.
      Xeros

      ResponderExcluir
    39. Recebi da querida amiga Rosileia Real pelo facebook:
      "Oh, querida!! Já acompanho o " projetandopessoas.blogspot.com" há algum tempo, e divulgá-lo somente nos enriquece!! Parabéns pela qualidade que você consegue manter...Beijo!"

      ResponderExcluir
    40. Ando com falta de tempo mas costumo sempre retribuir as visitas e comentários; como não gosto de comentar sem ler demoro um tempinho a visitar todos.
      Você tem as mesmas ideias que eu a respeito de educação das crianças, foi assim que eu eduquei os meus filhos. Hoje eles estão na altura de escolher companheiro/a para a vida e penso que estão no caminho certo, nenhum deles liga a riquezas ou títulos mas ao caráter da pessoa, avalio isto pelos namorados/as que eles têm tido.

      Mas falando para as meninas que sonham com príncipe: não há só o Harry disponível, não, Portugal também tem um herdeiro ao trono que está a ter educação de príncipe. Chama-se Afonso, estuda em Inglaterra e tem 16 anos.
      Confira aqui http://realfamiliaportuguesa.blogspot.pt/2012/03/16-aniversario-de-sar-dom-afonso-de.html
      e aqui http://realfamiliaportuguesa.blogspot.pt/2011/11/o-natal-da-familia-real-portuguesa.html

      ResponderExcluir
    41. Na adolescência pensamos muito no príncipe à cavalo...Quando adultos percebemos que não existe príncipes e princesas em um castelo, mas podemos encontrar pessoas como descrevestes,como foram tratados em seus lares e assim eles serão bons maridos ou boas esposas...Encantamento passa, mas o que fica é o respeito,a dedicação, o companheirismo e a amizade.No desencantamento é a desilusão de tudo que poderíamos ter acreditado que poderia ter acontecido e que acreditávamos.Faz parte da vida e o tempo é a melhor solução.
      Estou atrasada nos meus comentários!!!
      Paz e bem

      ResponderExcluir
    42. Oi Sandra,
      fiquei encantanda com a forma que você se colocou em relação ao desencantamento.
      Fiquei encantada como você expos a forma de projetar as crianças para a vida adulta.
      Lindo e verdadeiro o seu post.
      beijos
      Chris
      http://inventandocomamamae.blogspot.com/

      ResponderExcluir