quinta-feira, 5 de abril de 2012

Projetando Pessoas por Alberto Correia



Nome – Alberto Correia 
Atuo na área de Recursos Humanos, mais especificamente em Treinamento & Desenvolvimento na Essilor Brasil. 
Há 17 anos venho atuando em RH, com passagens pelas áreas de Recrutamento & Seleção, Diagnóstico e Gestão de Clima Organizacional, Gestão de Desempenho e Treinamento & Desenvolvimento. Durante a minha carreira pude experimentar diferentes modelos de trabalho, tanto como funcionário direto quanto terceirizado e ainda como consultor autônomo. Vivenciei RH nos segmentos de telecomunicações, energia, educação, farmacêutico, seguro saúde, alimentos, atendimento a clientes e terceiro setor.  Em 2007 resolvi fazer o mais desafiador investimento de carreira de toda a minha vida, me mudar para Londres e fazer o mestrado em Gestão de RH, que concluí no ano passado, tendo como tema a investigação de como brasileiros na Intelig perceberam o intercâmbio cultural com os estrangeiros que formaram a empresa e como perceberam possíveis diferenças culturais nos estilos de gestão.  
Também atuei na área de Psicologia Clínica quando atendi em consultório particular adultos e jovens na abordagem Fenomenológica- Existencial por mais de 5 anos.  

Para você o que é Projetar Pessoas?
Projetar pessoas para mim é disponibilizar o meu conhecimento, energia e experiência profissional para que elas possam compreender o seu potencial de realização e para que acreditem que podem transformar as suas carreiras, empresas onde trabalham e as suas vidas. Acredito fortemente que o papel do profissional de RH é o de facilitar a reflexão de cada colaborador da empresa sobre o seu próprio desempenho, tornando-os capazes de perceber seus pontos fortes e os que demandam desenvolvimento.  
Por diversas vezes me foi solicitado que desenvolvesse treinamentos motivacionais e isto sempre me trouxe grande inquietação. Como motivar alguém através de um treinamento? A resposta parece óbvia, mas acredito que, na maioria das vezes, tem sido na verdade banalizada. Quem responde a essa pergunta com facilidade e rapidez acredita que sabe a fórmula de motivação de cada pessoa e esta é uma crença da qual não compartilho. Prefiro aceitar o fato de que aspirações são particulares, contextuais e limitadas as possibilidades de cada indivíduo. Por pensar assim, procuro sempre desenvolver propostas em que ofereço um espaço as pessoas para que busquem o que lhes dá motivos para acordar todos os dias, para trabalhar e enfrentar tanto as alegrias quando dissabores do complexo cotidiano corporativo. Uma vez que estes motivos estão claros, é preciso que cada um entenda como pode lidar com isso e de quais recursos pessoais dispõe para tanto. Acredito que projetar pessoas é ajudá-las a compreenderem pelo que se movem, por quais propósitos, projetos, ambições, desejos. 

Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa, 
Durante a minha vida tive várias experiências de ter sido projetado por alguém. Sempre fui projetado pelos meus amigos e família, que sempre me impulsionaram através de sua crença de que eu poderia alcançar os meus objetivos. Essas pessoas especiais me projetaram todas as vezes em que me ouviram e compartilharam comigo as suas experiências. Elas me projetavam me lembrando de quem eu era. Estas pessoas não me elogiavam, mais que isso, elas valorizavam o meu esforço, senso de propósito, dedicação. Nunca tive um momento difícil na vida em que não tivesse alguém me dizendo que acreditava na minha capacidade de contornar os obstáculos.  
Há uma experiência que tive durante um curso que ministrei em Vitória no Espírito Santo que considero interessante pelo fato de ter sido uma situação em que me senti projetando alguém e ao mesmo tempo sendo projetado. O curso que ministrei em Vitória era voltado para profissionais de RH e já no primeiro dia provoquei a turma sobre as oportunidades não exploradas de trabalho para estes profissionais no estado do Espírito Santo. Naquela altura, os profissionais de RH do ES costumavam apresentar uma certa síndrome de “as melhores práticas de RH estão em SP ou no RJ, a gente aqui tá muito atrasado”. Como tive contato com várias turmas deste curso em Vitória, percebi que na verdade eles realizam projetos muito interessantes e de ótimo nível e aquela imagem não batia. Provoquei a turma com este questionamento e tivemos um longo papo a respeito. Durante um intervalo uma aluna veio até a mim e me disse que o que gostava em mim era que eu tinha a capacidade de fazer com que as pessoas acreditassem que elas eram capazes. Aquilo me emocionou muito e me levou a longas reflexões. Aquele feedback terminou por se converter na minha crença sobre o que é ajudar as pessoas a se desenvolverem. Aquela participante não só me incentivou ao me oferecer um feedback tão carinhoso, mas também me mostrou qual era o meu caminho para projetar pessoas. 

Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 
Tive a oportunidade de conhecer a Sandra na Intelig, quando ela trabalhava na área de TI. Sempre me chamou a atenção a sua orientação e sensibilidade para as questões do relacionamento, da troca entre as pessoas e o seu desenvolvimento. Não me surpreendi ao ver que ela havia criado esta iniciativa de blog e intercâmbio entre as pessoas. Projetar as pessoas passa por permitir e incentivar que elas contem as suas histórias, algo que a Sandra tem feito através deste blog. Apesar de acreditar demais na diversidade das formas de aprender, ainda considero que a mais eficiente de todas é a transmissão de experiências entre indivíduos. Não há forma mais intensa, dinâmica, rica que essa. O Projetando Pessoas valoriza isso. Vejo com alegria que a Sandra consolidou a sua grande vocação – projetar as pessoas! 

Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog 
Eu gostaria muito de ver o blog continuando a fazer o que já faz tão bem, que é valorizar a experiência das pessoas e promover a reflexão que vem promovendo. Tenho certeza que a Sandra saberá se inspirar pelas histórias contadas e nos trará sempre grandes oportunidades de aprendizado! 


4 comentários:

  1. Olá Sandra.
    Mais uma boa entrevista. É mesmo muito importante acreditar nas nossas capacidades e ajudar os outros a acreditar nas deles.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  2. Gilza Quadros via facebook escreveu: "A entrevista está excelente, como eu já esperava... parabéns a Sandra e Alberto!"

    ResponderExcluir
  3. Geórgia Cristhine no facebook comentou: "Meu amigo querido parabéns. Vc é um grande profissional, e o blog é muito interessante. Parabéns!!"

    ResponderExcluir
  4. Conheço o Alberto há alguns anos, e fico muito emocionado dele estar conseguindo alcançar, com muito esforço e superando todas as dificuldades, que não foram poucas, os seus objetivos. Ele é merecedor de um lugar ao sol. Parabéns!

    ResponderExcluir