terça-feira, 28 de agosto de 2012

O que nos faz levantar todos os dias para ir ao trabalho?


Amor, Humor e Significado – Pilares para a Vida por Mônica Paiva







Por que trabalhamos? 
O que nos faz levantar todos os dias para ir ao trabalho?


Para muitos é apenas a rotina e a obrigação de ganhar o pão de cada dia,mas para quem trabalhou numa empresa que tinha como pilares o tripé – Amor, Humor e Significado, o trabalho ganhou um novo sentido e resignificou um pedaço da vida que nos faz sentir produtivos, úteis e a serviço de um bem maior.
Como muitos já escreveram neste blog, a Intelig foi uma empresa que mudou a minha vida.
Me fez descobrir o amor por uma causa e o prazer de fazer cada dia mais, mesmo sem dinheiro, mesmo sem saber se a empresa terá um futuro, mesmo sem presidente durante 7 anos, todos os que trabalharam nesta empresa descobriram que fazer um trabalho bem feito só depende de nós e enriquece a nossa própria vida.
Quando descobrimos a nossa vocação, o que nos trouxe a este planeta, qual a nossa missão nesta vida, descobrimos o significado de cada atitude que escolhemos e assim, mais conscientes, fazemos cada minuto desta vida valer a pena, seja no trabalho ou na vida pessoal.
E uma das heranças que ganhei na Intelig foi este tripé que equilibra minhas escolhas e minha vida – fazer tudo com Amor, Humor e Significado ou então nada feito.  

O amor é a grande força que nos apaixona  pelo que fazemos e que faz com que só façamos aquilo que realmente toca o nosso coração.  

Os grandes gestores deste Mundo, sabem disso e antes de passar tarefas, delegam causas, envolvem as pessoas com a sua paixão pelos projetos e contagiam a equipe com o amor por realizar algo que deixará um legado e fará diferença para as pessoas. 

Um treinamento foi muito especial para mim, ele se chamava “Equilibrando as bolas da vida”, a idéia era fazer as pessoas refletirem como cuidavam da família, dos amigos, da alma, do trabalho e da saúde. Eu adorava ministrá-lo, sempre aprendia tanto, sempre me emocionava com os filmes, um deles em especial, o filme “A felicidade não se compra” de Frank Capra, que contava a história de um homem que, desesperado com uma dívida, resolve se suicidar e o anjo da guarda dele o ajuda, mostrando como seria a vida se ele nunca tivesse nascido. E era incrível como as pessoas refletiam sobre a sua importância, para que pessoas elas fizeram diferença neste mundo... e nesses momentos, o amor estava presente e todos nós aproveitávamos o treinamento para valorizar a oportunidade de viver.

O humor é o que dá leveza, que dá prazer em conviver com as pessoas, pois por mais complexo que seja o desafio, podemos nos divertir durante o processo. Nossa, e quantos desafios tivemos na Intelig. Nas grandes crises financeiras, onde precisávamos cortar muitas pessoas boas, nós sempre fazíamos um processo de recolocação e apoio na demissão e eu sempre conduzia esta parte. E lembro quando aconteceu comigo, Marcelo Arantes era o meu diretor e me chamou na sala dele, e me falou que teríamos um grande corte e, como eu cuida do processo de recolocação eu precisava saber que eu estava na lista, que de DHO só ficariam as pessoas do DP. E me lembro até hoje o aperto no coração de ver o meu nome naquela planilha de excell. Mas falei para ele, “ se estou na lista, este será o último processo de recolocação de faço questão de fazer”. E usando todo o meu bom humor, no dia que aconteceram as demissões, ele me chamou na sala dele e eu olhei para a minha grande amiga no trabalho que sentava ao meu lado e disse para ela “ bem, já que serei demitida, preciso estar bonita, vou passar um batom e pelo menos me sentir linda neste momento” , nós rimos e eu entrei na sala e para a minha surpresa, ele me falou que eu ficaria, para continuar o lado de desenvolver e cuidar das pessoas, graças a Ester Farinha que disse que não ficaria sem alguém de desenvolvimento. Apesar de toda dor daqueles dias, até hoje eu e minha amiga Carina rimos nesta cena inusitada – passar batom pra ser demitida! 

E o significado? O que vale a pena fazer que não tenha sentido, que não nos mova em direção a nossa missão neste planeta? Só fazemos aquilo que entendemos, ou melhor, só nos dedicamos e damos o melhor de nós mesmos, por aquilo que entendemos e que tem um significado para nós.
Um momento onde o significado do meu trabalho foi o que me moveu para realizar,  foi quando chegou um novo diretor de RH que vinha com a missão de fechar a empresa em poucos meses e quando ele chegou eu estava desenhando um treinamento de liderança chamado – Os Intelíderes. Ele me achou, a princípio, meio louca mas falei para ele, não importa se a empresa vai fechar ou não este treinamento é para as pessoas, elas levarão o que aprenderão para onde forem. E ele confiou em mim e me deixou terminar o projeto, que foi feito por um grupo multidisciplinar, onde todos contribuíram e participaram de um dos momentos importantes da nossa liderança. E a empresa não fechou, e o novo diretor, foi “picado” pela mosca vermelha, pela causa e pelo clima da Intelig e uma vez ele me disse que nunca tinha encontrado um equipe que ele tivesse gostado mais de trabalhar do que a nossa.
E hoje cada um de nós está numa empresa diferente, e nos transformamos em agentes de mudança, cada um com a missão de espalhar esse legado pelo mundo corporativo – Amor, Humor e Significado – essa é uma fórmula de sucesso e hoje a missão a qual eu me dedico e posso dizer que encontrei uma empresa onde isso é realidade, onde novamente encontro pessoas  que se dedicam a uma causa e que vivem isso no dia-a-dia.



Vale dizer que quando recebi o testemunho da Mônica Paiva, lágrimas copiosas afloraram?
Dá muita emoção pensar em tudo o que fizemos com Amor, Humor e Significado e como de verdade, introduzimos esses pilares definitivamente em nossos corações, corpos e mentes, para sempre, e os levamos aonde quer que estejamos! 

18 comentários:

  1. Muito legal de ler esse depoimento! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. É disso que estou a precisar:
    Amor, Humor e Significado no trabalho!

    Isso é de facto muito bom e gratificante.

    Beijos Sandra
    Um dia feliz

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo Alvim comentou no facebook: "Diz um provébio que "Em casa onde falta pão, todos brigam e niguém tem razão". Então como explicar a "velha Intelig", que mesmo diante de tantas dificuldades econômicas e societárias, conseguiu fazer com que todos brigassem, não entre si, mas um mesmo propósito e por um razão conjunta ?"

    ResponderExcluir
  4. Dina Lúcia Fraga enviou para Mônica o seguinte comentário via face:"Parabéns pelo artigo, MÔ."

    ResponderExcluir
  5. Humberto Bellacosa Anunciatto via face:
    "Que Saudades. Orgulho em ter feito parte desta cultura. Bjs"

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Paiva via face:"Demais!! Sou teu maior fã, Lindona! Beijo."

    ResponderExcluir
  7. Giselli Flores pelo facebook:"Tenho certeza q foi um sucesso!!!!"

    ResponderExcluir
  8. Ana Claudia Borba no face:" Muito bom Mônica Paiva, na Intelig aprendemos muito , hoje eu sei o sentido para a palavra trabalho , bjks"

    ResponderExcluir
  9. Sergio Rubinstein escreveu no facebook:"Parabéns sempre Mônica, és um grande exemplo para todos, bj."

    ResponderExcluir
  10. Flavio Balbino no facebook:"Lindo testemunho Monica! Não conhecia essa história e é realmente emocionante! Parabéns pela pessoa que é e pelo trabalho que desenvolve! Abraço!"

    ResponderExcluir
  11. Ivon Erick comentou no facebook:"Muito lindo querida, que saudades do DHO DA INTELIG!!!!"

    ResponderExcluir
  12. Nahyara Lacerda comentou no facebook para a Mônica:"Muito orgulho de ter feito parte desse time! Saudades."

    ResponderExcluir
  13. Jackeline Santos comentou no facebook da Mônica:"Esse é seu diferencial, o olhar que tem com as pessoas. Saudades de tudo que compartilhei com vc e as meninas do DHO na Intelig."

    ResponderExcluir
  14. Sandra e Mônica, obrigada por este momento de recordação. E que lembranças boas!
    Mônica, parece estou te escutando falar. Me transportei para um de seus treinamentos.
    Me transportei para a experiência marcante q tivemos na Intelig.
    Show!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Monica, mais e mais excelentes lembranças! Nossa! Valeu por tudo, por cada momento, como eu mesmo disse, APRENDI MUITO! E parabéns pelas conquistas que você tem atualmente! Beijuuu.

    ResponderExcluir
  16. Veronica Vieira da Silva comentou no facebook para Mônica:"Que ótimo reviver estes momentos, mesmo que nas lembranças de cada um de nós "este espírito Intelig de ser"..algumas pessoas não entendem, mas quem viveu isso sabe o que é."

    ResponderExcluir
  17. Georgia Valeria Almeida postou no facebook para Mônica:"É verdade. The great and best place to work, graças à pessoas como vc Mônica. Te adoooooro amiga. Saudades dos cafés no shopping. Bjs no coração"

    ResponderExcluir
  18. O amigo Marcelo Bas escreveu para Mônica no facebook:" Monica parabens, o relato resume o que vivemos e o quanto aprendemos juntos na Intelig. Tempo bom. Bjs"

    ResponderExcluir