sábado, 25 de agosto de 2012

Tudo que se faz na vida precisa ter Amor, Humor e Significado



Antes Loucos Suporte, Anjos de uma Asa Só, Hoje Irmãos por Escolha


AMOR, HUMOR e SIGNIFICADO

Nos idos de 2001 comecei a trabalhar na Intelig e lá fiquei por aproximadamente 7 anos. De todos as minhas experiências profissionais , essa foi , de longe, como se diz por aí: “a mais rica”. Não somente  em termos profissionais mas, principalmente, PESSOAIS. Tive a oportunidade de aprender e me desenvolver muito em diversos aspectos da minha vida.
Só para exemplificar, diferente do tradicional  “ex-colegas de trabalho”, hoje tenho fortes laços de amizade com várias pessoas. Algumas dessas, transcendendo o patamar de amizade. Somos companheiros de diversas jornadas; cúmplices no desenvolvimento físico, mental, emocional, espiritual. Irmãos e irmãs, por escolha.

“Nossa! Mas isso tudo por causa de uma empresa? Isso não é exagero não? O que tinha ela de tããããão especial assim?” 

Bem,... além de um forte direcionamento “top-down” dentro de um simples e  transparente definição de “Visão e Valores” (olha que eu ainda me lembro deles até hoje!), tínhamos, também,  aquela real (digo REAL, porque muito se vê por aí apenas de virtuais intenções, coisa mais para publicar em revista, entende?)... Bem, voltando,... uma real intenção de que o funcionário mantivesse o EQUILÍBRIO da sua vida pessoal com a profissional (se é que existem duas vidas separadas,...porque tem a tal das “Bolas da Vida”, mas aí é outra história... ).
É tanta coisa que nem dá para enumerar: treinamentos; palestras; espaço para descompressão; estímulo ao respeito mútuo;  feedback 360º. ; o saber ouvir; a camaradagem;  comitê de solidariedade; comemorações (muitas comemorações!!!);  e por aí vai,...

Dentro disso tudo, uma das coisas que muito me marcou foi uma frase de nosso Diretor de RH na época, Marcelo Arantes (hoje, merecidamente, reconhecido (mais uma vez) como Profissional do Ano pela ABRH em 2011!):

“Tudo que se faz na vida precisa ter Amor, Humor e Significado”.

TUM!!... Tijolada na testa!...

Para quem não entendeu, de novo: “Tudo que se faz na vida precisa ter de Amor, Humor e Significado”.

Humm...Simples assim... Ou melhor, SIMPLES ASSIM?...

Bem , já se passaram uns 10 anos desde então e influenciado pela minha experiência de vida e muitos outros aprendizados eu, modestamente(?), resumiria assim:

Amor
Amor é o brilho nos olhos.  É a palpitação no coração. O arrepio pelo corpo.
Coincidentemente (se isso existisse...), nos últimos dias, criei uma frase para mim: “Se não tem amor não serve”. É isso. Se não tem amor, para que serve? Se não teve amor para que serviu? Se não tem amor, para que falar? Se não tem amor, para que fazer? 

Humor
Sério, precisa se falar de humor? Quando estudei NeuroLinguistica aprendi uma frase interessante, creditada a Richard Bandler: “Se você vai rir disso tudo um dia, por que não começa agora?”. Humor é um estado de espírito contagiante. Diversos estudos apontam que as pessoas mais “resilientes” mantém o bem humor mesmo quando o “bicho está pegando”.
Desafio: mostre-me somente um mal humorado bem sucedido e cercado de amigos...

Significado
Quando você dá significado às coisas, na verdade, o que está ocorrendo é um  alinhamento com seu PROPÓSITO nesta vida. As perguntas que nosso mestre Stephen Covey nos faz são: “Qual é o seu LEGADO? Se você morresse hoje, QUEM lembraria de você? COMO lembraria?”
Em resumo, eu diria que tudo isso se resume assim:
AMOR + HUMOR + SIGNIFICADO = TESÃO.
Tesão pelo que se faz! Tesão pela vida!
É chegar ao final da tarefa e pensar “Porra! Ralei pra cacete mas valeu pena. Ah! Se não valeu!”. Você tem vivido assim? Por que não?

“Ah tá! Fácil isso né? Esse seu discursinho de auto-ajuda...E as dificuldades, hein, Fernando? E AS DIFICULDADES, OS PROBLEMAS, AS PEDRAS NO CAMINHO, HEIN?”
Alooouuuu! Sinto dizer, mas as dificuldades EXISTEM. Ponto final. A vida SEMPRE vai ter altos e baixos. Sempre. Um pouco mais hoje, menos amanhã, ou menos hoje e mais amanhã. Quem sabe?

Encará-las com AMOR, HUMOR e SIGNIFICADO é escolha sua em um exercício de consciência diário...



Fernando Sarmento
Analista de Sistemas de formação, metido a filósofo. Se interessa por qualquer coisa que esteja em prol do Desenvolvimento da Consciência. Estuda regularmente sobre Resiliência, PNL, Osho, Meditação, Sincronicidade, Cabala e Cerveja. Casado, pai de 3 filhos e avô de um cachorro, ainda arruma tempo para correr e cuidar do blog www.carpediem.blog.br. Acredita que Amor, Humor e Significado dão um certo trabalho mas, como é brasileiro, não desiste nunca!

7 comentários:

  1. Recebi no facebook: de As Historias de Emilia -Oiiii!!!Parabens pelo niver do blog!Saude,sorte e sucesso,guria!

    ResponderExcluir
  2. Mercedes Chaves pelo face:
    oieee querida amiga Sandra Portugal..desejo muitas felicidades e SUCESSO para vc e seu MARAVILHOSO BLOG..beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sandra Portugal pelos dois anos de blog!!! da Fernanda Reali no facebook

    ResponderExcluir
  4. Chegando atrasada p/ festa, mas já estou dentro! Parabéns! (fiz comentário do niver no outro post)...

    A gafe do dia (olhe o bom humor), programei o post sem terminar o texto, sai cedo e ele entrou n ar :/ rsrsrs, terminei o texto há pouco... Como vê tudo que tem amor se resolve e deixa um montão de significado em nossa vida.

    Tenha um ótimo fim de semana (amanhã voltarei)...

    Bjooooo

    ResponderExcluir
  5. Foi aniversário do blogue? Não soube, Sandra! Parabéns pelos dois anos de blogagem!!
    Quanto a postagem... é muito complicado não levar para a vida as pessoas e experiências que adquirimos em uma empresa. Afinal, também são anos de convivência! A não ser que a pessoa trabalhe em uma "cela", daí é outra conversa! Pessoas que não levam nada, é porque não se envolveram. Pessoas que não se envolvem, estão muito preocupadas com elas mesmas, são pessoas solitárias que invariavelmente se dão mal na vida!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto do Sarmento!!! Muito Bom! Adorei o resultado da equacao como tesao! Vou usar essa tb! :) bjs

    ResponderExcluir
  7. O amor, o humor e o significado estão dentro de nós, são parte de nossa essência embora se manifestem através da nossa personalidade. Sem a harmonia desses valores nos tornamos seres impermanentes com comportamentos tolos, bobos ou indiferentes. Através do seu equilíbrio interrompemos a fragmentação do entendimento e adquirimos consciência.
    As fotos e o texto do Fernando me remetem aos lindos momentos com vocês. Obrigado por serem parte da minha história e por me permitirem fazer parte das suas. Beijos.

    ResponderExcluir