terça-feira, 26 de março de 2013

Projetar Pessoas por Elaine Gaspareto





1-Perfil do Entrevistado -
-nome, Elaine Gaspareto

-atividade desempenhada

 Hum, aí cabe um relato pessoal: desde os 14 anos trabalhei em fábrica de calçados. Antes disso fui doméstica, babá, cuidei de velhinhas, mas profissão mesmo a primeira foi como auxiliar de produção. Depois, aos 16, me tornei pespontadeira, que é a costureira de calçados, em máquina de pesponto industrial.
Acontece que o blog mudou a minha vida sob vários aspectos, e há cerca de 2 anos eu comecei a personalizar blogs. 
No começo fui conciliando ambas as profissões, mas há 6 meses vivo exclusivamente de personalização, e assessoria para blogs. Além de escrever artigos para alimentar blogs de empresas, como ghost writer.

-descrição de sua experiência/perfil

Eu sou uma pessoa muito simples, caseira e de certa forma muito "caipira". 
Sou tímida, sou direta, sou racional. 
Mas também sou muito determinada e passional em algumas áreas. 
Uma pessoa, com todas as complexidades de uma pessoa...

Remeti uma foto que não é só minha, mas que me representa porque mostra um momento muito feliz, com alguém que amo muito e que de certa forma representa muito de mim...

2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Num sentido mais pessoal eu diria que é ter fé, acreditar naquilo que a pessoa pode ser e fazer antes que ela seja ou faça.
Fé, como você sabe, é uma certeza a respeito daquilo que não se vê. 
Eu creio que projetar pessoas é isso, é ver antes que exista, é investir e dar meios para que a pessoa descubra e desenvolva sua capacidade, seu potencial. 
Não é ver para crer que seja possível, é ao contrário crer para ver.  
Afinal não é isso que os (bons) pais fazem aos filhos?

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,

Quando eu tinha uns 15 anos conheci um professor que de certa forma muito me influenciou. Ele era comunista, fora militante nos anos da ditadura, perseguido, preso. Era professor de história, e tinha da vida uma visão muito interessante.
Eu, que já gostava de ler e era muito curiosa sobre tudo fui incentivada por ele à ir além, ir mais longe nas perguntas, nos questionamentos.
Não segui vida acadêmica como ele tanto queria (sempre dizia que eu devia ser professora para formar mentes rsrsrs) mas o contato com ele e com o estímulo que ele dava me fez ver além de mim, além do mundo pequeno em que vivo, me fez ter um senso crítico que até hoje faz diferença em minha vida.
Claro que existiram muitos outros momentos e pessoas que me projetaram, mas como esse antigo professor morreu recentemente me peguei lembrando dele enquanto escrevia...

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa

É um caso que vou contar no blog.
Tenho uma sobrinha de 13 anos, minha afilhada. 
Semana passada tivemos uma conversa sobre quem ela pode ser e quem ela está de fato se tornando com algumas atitudes recentes. No fim da conversa ambas choramos, creio que minha experiência de vida, aliada ao amor imenso que tenho por ela, pôde contribuir e acrescentar à vida dela uma perspectiva maior e melhor...

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 

Vida longa ao Projetando Pessoas!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog 

Mais entrevistas, como esta série. Ver outros relatos, outras experiências, é muito enriquecedor!




Blog 


21 comentários:

  1. Quem não conhece e admira a Elaine? Adoro essa guriazinha danada de sabida e de um coração maravilhoso! beijos às duas, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Elaine,ela é uma pessoa incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas
    A fé é crer no que não se vê (mas se sente, nitidamente)... Lindo isso!!!
    Sempre tive certeza das revelações divinas... creio, piamente: é um Dom a Fé...
    Uma pessoa tão humana como Elaine só pode mesmo projetar aos demais...
    Sandrinha, citei vc aqui hoje:

    http://espiritual-amizade.blogspot.com.br/2013/03/amizade-colcha-de-retalhos.html

    Bjm de paz e bem às duas

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana.
    Gosto muito da Elaine é uma grande exemplo de força e determinação.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para a Elaine, que ainda tem muito a passar, para muita gente. Sem ela saber, possivelmente tem muita gente na "blogosfera" que foi projetada por ela.
    Parabéns a você, Sandra, que acredita, antes de tudo, nas pessoas como pessoas, como seres que contribuem para uma vida melhor, nem que seja (e principalmente) "apenas" no âmbito familiar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria Sandra. Gostei muito da entrevista com a nossa querida Elaine Gaspareto. beijos,

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Já tinha uma admiração muito grande por essa moça... que só aumentou hoje!

    ResponderExcluir
  8. É tão gostoso saber um pouco mais da Elaine...
    É uma pessoa incrível!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Elaine!!!!!!!!!!!!! É você ???????????
    Exatamente como imaginei, acredita?
    E a fofa no colinho já conheço rsrsrs
    Gosto muito do que você escreve sobre sua vida, seu trabalho ..... nos dá um impulso enorme, mais do que você imagina.
    Sou suspetita para falar, mas Love you e você sabe que é demais, né?
    Parabéns a querida Sandra por colocar você aqui para nós. Adorei!
    Vou espalhar para o mundo a sua entrevista!
    Beijos para Sandra e para você.

    ResponderExcluir
  10. Elaine.... linda, talentosa, guerreira... amiga... acolhedora, amorosa, enfim, Elaine é única.

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de blog Sandra!
    EU sou fã de carteirinha da Elaine, uma mulher batalhadora, guerreira, amiga e que sabe projetar e influenciar pessoas.
    Parabéns pela entrevista e ótimo conteúdo.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Aproveito a feliz oportunidade dada pela série do Projetando(Sandrinha)para agradecer todas as incríveis dicas que a Elaine me deu através de seus claros e didáticos tutoriais.
    Obrigada, ás duas, por todo o incentivo e por fazerem da blogosfera um espaço mais interativo.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  13. bela história de vida.
    parabéns!
    beijo querida.

    ResponderExcluir
  14. As histórias que vc posta aqui são sempre muito inspiradoras !!

    Amo Elaine, é uma amiga de todas as horas, mesmo com dificuldades consegue nos fazer ver boas oportunidades em tudo !!!

    Parabéns por essa série !!!

    bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA MINHA QUERIDA!
    PASSANDO PARA LER MAIS UMA DESSAS ENTREVISTAS QUE FAZES COM MAESTRIA...LINDO VER MAIS UMA HISTÓRIA DE VIDA ...
    BJS

    ResponderExcluir
  16. Gostei tanto de ver a Elaine por aqui! Tenho a maior admiração por ela.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra!
    Linda entrevista com a Elaine, eu a admiro muito, e fiquei feliz por encontrá-la nessa entrevista do Projetando Pessoas.
    Lindo relato dela.

    Um grande abraço as duas, e uma Feliz Páscoa!!! :))

    ResponderExcluir
  18. Sandra, boa noite
    Posso dizer que eu fico toda me sentindo ao ler os comentários?
    Sério, me dá um calorzinho no coração e eu fico pensando "o que foi que eu fiz pra merecer isso?" rsrsrs
    Ai... vou chorar...

    Meninas queridas, lindas: muito obrigada pelos elogios exagerados e pelo afeto que tanto bem me faz.
    Não sei como foi explicar mas o fato é que ler isso hoje, nesse momento, me fez um bem enorme.
    Agradecida, à cada uma...
    E em particular à você, Sandra.
    Como eu disse, vida longa ao blog!
    beijoss

    ResponderExcluir
  19. POIS É NÉ?
    Eu já vi outras fotos suas...
    Adoro vc!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Que bom ter conhecido você,e agora te reencontrado!

    ResponderExcluir
  21. Sandra, preciso falar que eu acabei de pedir pra vc me adicionar no fb pq eu havia visto em algum lugar uma chamada do seu blog sobre a entrevista com elaine gaspareto e eu não podia perder isso...sou fã mega anônima dela...pra minha alegria foi um ganho duplo isso: encontrei uma pessoa blogueira de máxima grandeza - você - envolvente, inteligente e produtora de um blog sensacional...saio daqui abastecida de grandes mulheres...obrigada...bjs

    ResponderExcluir