sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O valor da humildade profissional



Fotógrafo: Rubens Patrick


"Se um jovem me pergunta o que é fundamental para o sucesso na carreira, eu lhe respondo: dedicação, muita dedicação.

Cultivar a cada dia o que há de melhor em si.
Planejar.
Estabelecer metas.
Fazer escolhas.
Saber o momento de renunciar.
Sacrificar-se.
Não há progresso profissional ou pessoal sem luta, sem empenho.

Quando um aluno da universidade na qual leciono me diz que anda dormindo pouco por conta dos muitos trabalhos solicitados, das exigências do ambiente acadêmico, não sinto pena.
Pelo contrário:fico feliz por ver que ele está levando a vida a sério.
Adultos fazem renúncias, sofrem, passam noites em claro, em determinados períodos da vida.
Tudo isso ajuda na formação do caráter.
A vida não poupa ninguém.
Ser bem-sucedido exige preparo intelectual e, sobretudo, humano.

Com o passar dos anos, fui aprendendo que tudo o que disse até aqui continua válido, e acho que assim continuará para sempre.
Mas hoje, se alguém me perguntar o que deve fazer para ter sucesso profissional, acrescentarei outro elemento: humildade, muita humildade.
Não se chega a lugar nenhum sem isso.

Humildade é reconhecer as próprias qualidades.
Apreciar os próprios dons.
Aceitar com naturalidade os próprios limites.
Não tentar escondê-los motivado pela vergonha de ser o que é.
Nem mais nem menos, mas na medida exata.
Acolher e abraçar aquilo que de fato é.

Por isso a pessoa humilde não quer diminuir ninguém.
Ela não precisa disso.
O humilde não vê o outro como um concorrente; ele se sente feliz por ser como é.
Por ter as coisas que pertencem a ele.
Quem é humilde vive em paz e não precisa provar nada a ninguém.

Ao longo da minha vida não conheci ninguém que, tendo cultivado a prepotência e o orgulho, humilhado os outros e subido na vida à custa de pisar nas pessoas, tenha, no final de tudo, me mostrado que esse caminho valeu a pena.

Na verdade esse tipo de pessoa eu os encontrava amargurados, sozinhos, descontentes e infelizes.

Acredito que você também não possa dar exemplos de pessoas opressoras que, com o passar do tempo, se tornaram realizadas, felizes e de bem com a vida.

Ao contrário: essa gente está sempre com medo da vida e das armadilhas que ela mesma criou.

Se você quer ter sucesso profissional e pessoal, lembre-se: humildade é fundamental para a construção de qualquer carreira e de qualquer ser humano."



Fonte: Livro Por onde o amor me leva
Autor: Dalcides Biscalquin
Editora Sextante





8 comentários:

  1. Sandra, achei o excerto aqui compartilhado hoje simplesmente maravilhoso. Concordo integralmente com o teor.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! Humildade é uma qualidade rara, eu não a tenho, infelizmente, mas acho que também não me acho prepotente, acho que vivo no meio termo irritante entre as duas coisas... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. CERTO, MUITO CERTO, CERTÍSSIMO! ADOREI A MENSAGEM E SUA MORAL. :)
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, COLEGA SANDRA! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei Sandra, ser humilde em tudo.. tanto Profissional quanto pessoal.
    Nunca esquecer que na verdade somos um status, hoje somos, ontem fomos e amanhã seremos..
    Respeitar qualquer pessoa em qualquer tarefa profissional

    ResponderExcluir
  5. Oi Linda!

    Bela mensagem, e o modo de vivenciar a vida profissional, concordo com o autor!

    Tenha um maravilhoso fim de semana!

    Bjoooooo

    ResponderExcluir
  6. Os jovens estão se acostumando a vida fácil, não querem mais se esforçar. Eles tem que passar trabalho para crescerem e se tornarem melhores.
    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Nem todos que estão, aparentemente, no topo, são vencedores. A sabedoria para respeitar limites, os próprios e os de terceiros, é que nos traz a sensação de bem estar.
    Sandra, obrigada pelos cumprimentos formulados por ocasião de meu aniversário. Foi uma alegria recebê-la. Bjs.

    ResponderExcluir