Fonte:Google
Recebi por email e compartilho um estudo bastante interessante do amigo e ex-companheiro de jornada profissional, Sérgio de Barros sobre o valor da construção de um nome profissional, de uma marca própria:
"Muitos profissionais
durante anos usam o sobrenome das empresas em que trabalham, pensando que essas
marcas são garantia para o sucesso.
Mas ao tentarem uma recolocação, se
apoiando em um nome que não é seu, não
obtém êxito.
Pois no mercado os indivíduos não são valorizados por serem
“ex-alguma empresa”, mas sim pela imagem que constroem de si mesmos no mercado.
Para termos êxito
profissional é preciso se preocupar com muitos fatores.
O primeiro seria a
busca incansável pelo auto desenvolvimento.
Seguindo pelo aprimoramento da
inteligência emocional e o comprometimento com objetivos e resultados
organizacionais e pessoais.
Não menos importante está a gestão do conhecimento,
que significa aplicar e compartilhar o conhecimento adquirido, o espírito de
equipe e, é claro, também o marketing pessoal.
Necessário tanto na esfera
particular quanto em âmbito profissional, este instrumento deve ser utilizado
perante todos os que estão em contato com nossa marca pessoal, inclusive amigos
e familiares.
Uma das definições de
marketing pessoal é:
“Um processo contínuo de conquistas
que constrói a imagem
que a pessoa tem no mercado e na sociedade".
Para ter sua marca pessoal e fazer seu marketing é
necessário conhecer a si próprio, estabelecer metas, identificar sua
posição no mercado, quem é o seu cliente e, então, se comunicar com esse
cliente. Toda pessoa deve atentar a esses pontos, definindo e divulgando seu
trabalho e estudando melhores maneiras de agradar seu público-alvo, de modo a
fortalecer sua marca dentro ou fora das empresas e na comunidade.
Muito importante lembrar
que a única e exclusiva responsabilidade pelo gerenciamento de marca e imagem
de uma pessoa é dessa própria pessoa - não de sua família, colegas e muito menos da
empresa em que ela trabalha. Afinal, a identidade que se quer defender com o
marketing pessoal pertence a uma só pessoa, e não a indivíduos ou instituições
que o rodeiam.
O sucesso do marketing
pessoal depende da atenção dedicada a alguns pontos:
1
- Auto Conhecimento.
Marketing
pessoal não é propaganda enganosa, mas a expressão do que o indivíduo é
verdadeiramente.
Para que uma pessoa possa revelar sua essência, sem
defesas ou medos
exagerados, ela precisa reconhecer suas potencialidades, limitações,
competências e habilidades, além de, principalmente, aprender a
empregá-las a
seu favor.
Afinal, como vender um produto sem o conhecer?
2 - Identificar o que as
pessoas percebem em você.
Para descobrir, a dica é fazer uma “pesquisa de
mercado” com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Pergunte o que eles
realmente vêem em você – pontos positivos e negativos – e aprenda a usar isso a
seu favor.
3 - Buscar motivação.
Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a lutar por seus objetivos.
Principalmente quais são exatamente os seus sonhos.
4 - Planejar.
Você
necessita colocar seus anseios, desejos e necessidades no papel, qualificando
metas a curto, médio e longo prazo , em todos os planos de sua vida.
Parece
difícil, mas aqui mora a diferença, fazer planos e ter determinação de
segui-los faz os sonhos virarem realidade.
5 - Valorizar os relacionamentos.
Uma rede de contatos é uma grande ferramenta de marketing.
A dica é manter sua network
sempre atualizada.
Cada uma dessas pessoas representa para você uma informação,
ajuda ou um gerador de negócios em potencial.
Mas tome cuidado pois aqui mora o
perigo da aproximação única e exclusivamente por interesse próprio, rede de
contatos tem que ser uma via de mão dupla.
6 - Manter-se atualizado em
relação às exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado.
Estar
conectado ao mundo é uma exigência no universo profissional.
7 - Dar atenção aos que o
cercam.
Se você demonstrar quanto valoriza seu colega de trabalho, chefe,
marido, esposa, noivo(a), namorado(a), amigo(a)... irá surpreender, encantar e,
consequentemente, ficar com uma ótima imagem na mente dessa pessoa.
Esse conjunto de dicas,
porém, só terá efeito se houver atitude, ação e, ainda, investimento em
qualidade de vida.
A vida é única, não existe um eu pessoal e um profissional, logo
uma vida saudável auxilia na superação de dificuldades e na preservação do
ânimo e entusiamos para concretizar objetivos e metas."
Sérgio de Barros Freitas