Fonte:Google
Recebi por email e compartilho um estudo bastante interessante do amigo e ex-companheiro de jornada profissional, Sérgio de Barros sobre o valor da construção de um nome profissional, de uma marca própria:
"Muitos profissionais
durante anos usam o sobrenome das empresas em que trabalham, pensando que essas
marcas são garantia para o sucesso.
Mas ao tentarem uma recolocação, se
apoiando em um nome que não é seu, não
obtém êxito.
Pois no mercado os indivíduos não são valorizados por serem
“ex-alguma empresa”, mas sim pela imagem que constroem de si mesmos no mercado.
Para termos êxito
profissional é preciso se preocupar com muitos fatores.
O primeiro seria a busca incansável pelo auto desenvolvimento.
Seguindo pelo aprimoramento da inteligência emocional e o comprometimento com objetivos e resultados organizacionais e pessoais.
Não menos importante está a gestão do conhecimento, que significa aplicar e compartilhar o conhecimento adquirido, o espírito de equipe e, é claro, também o marketing pessoal.
Necessário tanto na esfera particular quanto em âmbito profissional, este instrumento deve ser utilizado perante todos os que estão em contato com nossa marca pessoal, inclusive amigos e familiares.
O primeiro seria a busca incansável pelo auto desenvolvimento.
Seguindo pelo aprimoramento da inteligência emocional e o comprometimento com objetivos e resultados organizacionais e pessoais.
Não menos importante está a gestão do conhecimento, que significa aplicar e compartilhar o conhecimento adquirido, o espírito de equipe e, é claro, também o marketing pessoal.
Necessário tanto na esfera particular quanto em âmbito profissional, este instrumento deve ser utilizado perante todos os que estão em contato com nossa marca pessoal, inclusive amigos e familiares.
Uma das definições de
marketing pessoal é:
Para ter sua marca pessoal e fazer seu marketing é necessário conhecer a si próprio, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, quem é o seu cliente e, então, se comunicar com esse cliente. Toda pessoa deve atentar a esses pontos, definindo e divulgando seu trabalho e estudando melhores maneiras de agradar seu público-alvo, de modo a fortalecer sua marca dentro ou fora das empresas e na comunidade.
“Um processo contínuo de conquistas
que constrói a imagem
que a pessoa tem no mercado e na sociedade".
Para ter sua marca pessoal e fazer seu marketing é necessário conhecer a si próprio, estabelecer metas, identificar sua posição no mercado, quem é o seu cliente e, então, se comunicar com esse cliente. Toda pessoa deve atentar a esses pontos, definindo e divulgando seu trabalho e estudando melhores maneiras de agradar seu público-alvo, de modo a fortalecer sua marca dentro ou fora das empresas e na comunidade.
Muito importante lembrar
que a única e exclusiva responsabilidade pelo gerenciamento de marca e imagem
de uma pessoa é dessa própria pessoa - não de sua família, colegas e muito menos da
empresa em que ela trabalha. Afinal, a identidade que se quer defender com o
marketing pessoal pertence a uma só pessoa, e não a indivíduos ou instituições
que o rodeiam.
O sucesso do marketing
pessoal depende da atenção dedicada a alguns pontos:
1 - Auto Conhecimento.
Marketing pessoal não é propaganda enganosa, mas a expressão do que o indivíduo é verdadeiramente.
Para que uma pessoa possa revelar sua essência, sem defesas ou medos exagerados, ela precisa reconhecer suas potencialidades, limitações, competências e habilidades, além de, principalmente, aprender a empregá-las a seu favor.
Afinal, como vender um produto sem o conhecer?
2 - Identificar o que as pessoas percebem em você.
Para descobrir, a dica é fazer uma “pesquisa de mercado” com seus amigos, familiares e colegas de trabalho.
Pergunte o que eles realmente vêem em você – pontos positivos e negativos – e aprenda a usar isso a seu favor.
3 - Buscar motivação.
Procure dentro de você aquilo que irá impulsioná-lo a lutar por seus objetivos. Principalmente quais são exatamente os seus sonhos.
4 - Planejar.
Você necessita colocar seus anseios, desejos e necessidades no papel, qualificando metas a curto, médio e longo prazo , em todos os planos de sua vida.
Parece difícil, mas aqui mora a diferença, fazer planos e ter determinação de segui-los faz os sonhos virarem realidade.
5 - Valorizar os relacionamentos.
Uma rede de contatos é uma grande ferramenta de marketing.
A dica é manter sua network sempre atualizada.
Cada uma dessas pessoas representa para você uma informação, ajuda ou um gerador de negócios em potencial.
Mas tome cuidado pois aqui mora o perigo da aproximação única e exclusivamente por interesse próprio, rede de contatos tem que ser uma via de mão dupla.
6 - Manter-se atualizado em relação às exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do mercado.
Estar conectado ao mundo é uma exigência no universo profissional.
7 - Dar atenção aos que o cercam.
Se você demonstrar quanto valoriza seu colega de trabalho, chefe, marido, esposa, noivo(a), namorado(a), amigo(a)... irá surpreender, encantar e, consequentemente, ficar com uma ótima imagem na mente dessa pessoa.
Esse conjunto de dicas, porém, só terá efeito se houver atitude, ação e, ainda, investimento em qualidade de vida.
A vida é única, não existe um eu pessoal e um profissional, logo uma vida saudável auxilia na superação de dificuldades e na preservação do ânimo e entusiamos para concretizar objetivos e metas."
Sérgio de Barros Freitas
Bom dia Sandra!
ResponderExcluir... E essa construção da marca aqui na Jubiart é contínua, sempre estou descobrindo algo para agregar valores. Realmente a marca acaba se mesclando com o meu jeito VER E SER dentro desde contexto de negócio.
Excelente texto!
Bella, tenha uma semana iluminada!
Bjooooo
Olá Sandra!
ResponderExcluirÓtimo texto com ótimas dicas!
Depois de um tempinho ausente do blog estou de volta.Já tem postagem nova.
Deixo um grande abraço!
Ótima semana!
Refletindo com a Smareis---Clique Aqui----
Este texto não poderia refletir melhor a realidade de um mercado que se renova todos os dias. Hoje publiquei a postagem da minha agendinha 2013 do Projetando Pessoas! ;-) Beijos, Paula
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