segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esgotamento


As Fases do Esgotamento pelo Stress no Trabalho

O stress, um mecanismo de defesa do corpo, quando mantido em funcionamento por muito tempo desencadeia inúmeros problemas, tanto físicos quanto psicológicos.

O presente artigo traz uma lista de sintomas de cada fase do stress.


O Stress é uma das mais terríveis manifestações existentes pois seus sintomas podem gerar um número enorme de doenças, tanto físicas quanto psíquicas, podendo ter efeitos desastrosos na família, relações sociais, trabalho e saúde.
Um profissional de qualquer área, principalmente das que exigem maior responsabilidade ou maior volume de trabalho, está fortemente sujeito aos maléficos efeitos do stress.

Estes podem ser facilmente percebidos em um grande número de profissionais de várias áreas como TI, gerência, CEO, empresários, empreendedores e etc.

Funções que exigem grande responsabilidade e por isto grande pressão podem ser uma potencial fonte de stress.

Contudo, mesmo profissionais com cargas de trabalho menores ou funções consideradas menos estressantes podem adquirir stress.

Tudo depende de como nos relacionamos com nosso trabalho.
Segundo os pesquisadores Herbert Freudenberger e Gail North, o esgotamento profissional não ocorre da noite para o dia, mas é um processo gradual.

Sendo assim eles dividiram o processo de esgotamento em 12 estágios (a ordem em que aparecem no texto não necessariamente é a ordem em que se manifestam nas pessoas).
  1. Necessidade de se afirmar
    No começo, verifica-se com frequência uma ambição exagerada. Ânsia por fazer as coisas, interesse e desejo de se realizar na profissão transformam-se em obstinação e na compulsão por desempenho. É preciso provar constantemente aos colegas – e, sobretudo, a sí mesmo – que faz o trabalho muito bem e que é plenamente capaz.
  2. Dedicação intensificada
    Para fazer juz às espectativas desmedidas, vai-se um pouco além e se intensifica a dedicação. Delegar tarefas torna-se cada vez mais difícil. Em vez disto, predomina o sentimento de que tem de fazer tudo sozinho, até para demonstrar que é imprescindível.

  3. Descaso com as próprias necessidades
    Práticamente todo o tempo disponível é reservado para a vida profissional. Outras necessidades, como dormir, comer ou encontrar-se com amigos são descartadas como fúteis. Atividades de lazer perdem o sentido. A pessoa justifica para sí mesma a renúncia como desempenho heróico.

  4. Recalque de conflitos
    Percebe-se que alguma coisa não vai bem, mas não se enfrenta o problema. Confrontá-lo pode deflagrar uma crise e, por isso, o problema é visto como uma ameaça. Os primeiros problemas físicos começam a aparecer.

  5. Reinterpretação dos valores
    Isolamento, fuga dos conflitos e negação das próprias necessidades modificam a percepção. O que antes era importante, como amigos ou passatempo, sofre uma completa desvalorização. A única medida da própria relevância e da auto-estima é o trabalho. Tudo o mais é subordinado a esse objetivo. O embotamento emocional é visível.

  6. Negação de problemas
    O principal sintoma desta fase é a intolerância. Os outros são percebidos como incapazes, preguiçosos, exigentes demais ou indisciplinados. Predomina o sentimento de que os contatos sociais são quase insuportáveis. Cinismo e agressão tornam-se mais evidentes. Eventuais problemas são atribuidos exclusivamente à falta de tempo e à jornada de trabalho, e não à transformação pela qual se está passando.
  7. Recolhimento
    Os contatos sociais são reduzidos ao mínimo. Vive-se recolhido, com a crescente sensação de desesperança e desorientação. No trabalho, “faz-se estritamente o necessário”. Nesta fase, muitos recorrem ao álcool ou às drogas.

  8. Mudanças evidentes de comportamento
    Agora, é impossível para os outros não perceber a transformação pessoal. Os outrora tão dedicados e ativos revelam-se amedrontados, tímidos e apáticos. Atribuem a culpa ao mundo à sua volta. Interiormente sentem-se cada vez mais inúteis.

  9. Despersonalização
    Nesta fase, rompe-se o contato consigo próprio. Ninguém mais parece ter valor, nem o próprio afetado nem os outros, as necessidades pessoais deixam de ser percebidas. A perspectiva temporal restringe-se ao presente. A vida é rebaixada ao mero funcionamento mecânico.

  10. Vazio interior
    A sensação de vazio interior é cada vez mais forte e mais ampla. A fim de superá-la, procura-se nervosamente por atividades. Surgem reações excessivas, como intensificação da vida sexual, alimentação exagerada e consumo de álcool e drogas. Tempo livre é tempo vazio, entorpecido.

  11. Depressão
    Aqui, sindrome do esgotamento equivale a depressão. A pessoa se torna indiferente, desesperançada, exausta e não vê perspectivas. Todos os sintomas dos estados depressivos podem se manifestar, desde a agitação até a apatia. A vida perde o sentido.

  12. Síndrome do esgotamento profissional
    Este estágio corresponde ao total colapso físico e psíquico. Quase todos os afetados pensam em suicidio e não são poucos os que a ele recorrem. Pacientes neste estado constituem casos de emergência: precisam de ajuda médica e psicológica o mais rápido possível.
Tendo em vista os doze estágios listados acima cabe ao profissional avaliar com profunda sinceridade seu estado atual.

Permanecer em um estado de stress constante pode, além dos efeitos citados anteriormente, inclusive comprometer seriamente a qualidade do trabalho e seu rendimento.
Apesar das exigências modernas pela velocidade e produtividade é necessário avaliar nossos limites físicos e psíquicos para que o trabalho ou a vida profissional, acima de tudo, tenham qualidade, peça fundamental nas empresas modernas.


Alguém conhece alguém Estressado?
Você é ou está Estressado?
Em que estado você está?
Avalie e decida o que vai fazer com a SUA VIDA!!!
PÁRE!
PENSE!
REFLITA!
NÃO SE PERMITA!
Quem escolhe? VOCÊ!!!
Quando? AGORA!!!

Este artigo também pode ser lido no link http://www.visaoilimitada.com/observatorio/as-fases-do-esgotamento-pelo-stress-no-trabalho/
Referência:
Revista Viver Mente e Cérebro nº7 pág:23 a 29

9 comentários:

  1. Olá, querida
    Tem dia em que estou assim mas fui uns dias pra roça e voltei integrada...
    Bjm de paz e óitma semana.

    ResponderExcluir
  2. Se conheço alguem stressado? eu por exemplo, mas faço por descontrair e absorver apenas o que interessa, dedicar meu tempo ao que realmente é util, e ganhar energias para o que é importante: a familia.
    Bj**

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto. Uma doença destrutiva, por que não dizer assim.
    Creio que devemos aprender a nos perguntar sempre, em qualquer momento, o que temos que aprender e a ensinar nas situações que passamos. Afinal, acredito que todos estamos no lugar certo, com pessoas certas e na hora certa. Aprender, não no sentido profissional, mas nas virtudes que temos, e que estão adormecidas. Descobrir e exteriorizar é o objetivo das situações.
    É assim que vamos crescer, descobrindo, movimentando e vivenciando os momentos.

    Uma ótima semana e um beijo em teu coração!

    ResponderExcluir
  4. Sandra,

    Muito bom esse posto,

    Me fez refletir muitooooOOOOooo


    bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Muita paz pra você amiga e nada de stress
    Beijo na alma
    Saudações Poéticas!

    ResponderExcluir
  6. muito interessante todos esses sintomas,até pq a maioria das pessoas nem sabe que é assim que tudo começa...

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sandra

    Me fez lembrar alguém há uns bons anos atrás.
    Nada que um trabalho de reiki, muita força de vontade e um árduo trabalho interno não tenha resolvido.
    By...by depressão e esgotamento...hoje respiro Paz!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. A amiga Maria Luiza Cseko remeteu pelo facebook:" Adorei ler...muito bom ,acredite ajuda muito!"

    ResponderExcluir
  9. É Sandrinha querida, temos que tomar cuidado pra não nos cansarmos muito. Tempo pra tudo e é exatamente por isso que vou me dar uma folga esse final de semana rsrs

    bjokitas com master carinho minha tão linda amiga!
    Te adoro!

    ResponderExcluir