quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Blog Etiquetagem entrevista Sandra Portugal

Amigos, no dia 19/12/2011 a consultora de imagem Luiza Miranda, de Belo Horizonte, publicou em seu blog: http://etiquetagem.blogspot.com//, uma entrevista comigo, que copio na íntegra, agradecendo imensamente a gentileza da projeção!

 

 

ENTREVISTA COM SANDRA PORTUGAL

  

Publico uma entrevista com Sandra Portugal, autora do blog Projetando Pessoas, que tive a honra de conhecer virtualmente e considero uma pessoa dotada de muitas virtudes, profissional gabaritada e atuante. Agradeço à mesma a gentil contribuição.


PERFIL DO ENTREVISTADO
Nome: Sandra Portugal
Atividade: Gerente Sênior de Tecnologia da Informação
Experiência profissional: 30 anos de experiência em gestão de pessoas, de controle de processos e de gerenciamento de projetos de Tecnologia da Informação.

 

1. COMO FOI SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL?
Investi na minha formação, visando seguir rapidamente na trilha de graduação e pós-graduação. 
Comecei estagiária e depois bolsista de mestrado no Centro de Pesquisas da Eletrobrás, aonde cheguei ao cargo de gerente aos 24 anos de um time de 35 profissionais, desenvolvendo sistemas de TI(Tecnologia da Informação). 
Após 13 anos de Grupo Eletrobrás, na Era Collor, tendo uma filha de 4 meses, fiquei desempregada ao retornar de licença maternidade. 
No período de quase 2 anos de desemprego, cuidei da minha primeira filha e fiz atividades de consultoria na área que cursei meu mestrado - em Engenharia de Sistemas. 
Ninguém contratava uma mulher com uma filha de meses...
Passei a iniciativa privada, sempre como gestora de sistemas na área de Informática de grandes empresas, em diversos segmentos de negócio. 
Trabalhei com sistemas de processos de varejo, de cartão de crédito e de mercado financeiro, na Mesbla. 
Atuei em empresa familiar de Logística e Distribuição, cuidando desde a ouvidoria, até a tesouraria dos Armazéns Gerais. 
Participei de grandes momentos de privatização de empresas, reengenharias de processos, outsourcings/terceirizações de equipes e de funções, implantei inúmeros sistemas de gestão integrada (contabilidade, suprimentos, folha de pagamento, contas a pagar, contas a receber, tesouraria,etc). 
Conheci detalhadamente indústrias de papel e celulose(Aracruz Celulose) e de Siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional).
Vivenciei o boom do mercado das telecomunicações, tendo participado da privatização do setor, do lançamento de empresa de telefonia no Brasil, de fusões e aquisições do segmento de telecom.
Sou uma profissional com perfil bem amplo de experiência, com vivência fim-a-fim de vida empresarial, acostumada a muitos desafios e que lida muito bem com as pressões do mercado e com as inevitáveis mudanças.


2. O QUE CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO E SUCESSO DO SEU TRABALHO?
Auto-investimento contínuo em competências humanas e tecnológicas. 
Paixão por desempenhar um trabalho bem feito, na busca por melhores resultados.


3. QUAIS AS FERRAMENTAS QUE VOCÊ UTILIZA PARA DESENVOLVER O MESMO?

O sucesso da minha carreira está calcado nas PESSOAS!

Ninguém consegue um sucesso sustentado apenas em si, em seus talentos individuais. 
Manter um espírito contagiante de time, ter as pessoas certas desempenhando as atividades certas e com brilho nos olhos, é garantia de sucesso, seja qual for a carreira ou o segmento de negócio. 
Por isso adoto técnicas de:

- composição de times através do mapeamento dos talentos de cada integrante do meu time;

- clareza de comunicação das metas a serem atingidas;

- plano de ação focado com papéis e responsabilidades bem definidos;

- transparência e ética na conduta das ações em prol dos resultados esperados;

- celebração de conquistas;

- feedbacks constantes.
 
4. UMA DICA PARA OS LEITORES

Tenha sempre em mente aonde você quer chegar, trace seu plano de ação e tenha determinação para conquistar todos os seus sonhos!

Como sempre fui devoradora de livros, estudiosa dos valores da vida, do equilíbrio entre carreira-família-amigos-espiritualidade-saúde, por sempre me preocupar em debater esses temas com os meus times, decidi há pouco mais de um ano compartilhar essas análises através do blog ProjetandoPessoas.




*** Estou de férias, nesse momento posso estar dormindo, na praia se estiver sol, caminhando, malhando, no cinema, sei lá, sem compromisso com horário, com agenda, fora de área de cobertura ou desligada, por isso, pode ser que não consiga acessar o blog com frequência, nem visitar ou comentar com o mesmo ritmo de sempre.
Programei postagens com antecedência, com muito carinho, para não deixar o Projetando Pessoas sem brilho.  
Mas saibam que, mesmo de férias, estarei sempre que puder por aqui pertinho de vocês, amigos! ***

14 comentários:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH

    ResponderExcluir
  2. Sandra
    Ai, que delícia estar na praia agora... E pode ficar tranquila, que o Projetando Pessoas está ótimo, desempenhando o lindo papel que lhe foi atribuído e só assim as saudades de vc serão menores. Se bem que eu ainda te vejo no FB, né?
    A entrevista ficou ótima, deu pra conhecer mais algumas coisas a seu respeito. E os ensinamentos foram repassados: trabalhar com foco e moldando pessoas! Parabéns pela sua história de vida profissional. Bjkas com carinho!

    ResponderExcluir
  3. Que matéria e entrevista interessantes Sandra! Adorei seu ponto de vista: planejar e agir, duas coisas tão óbvias mas quase sempre esquecidas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei de ler este post e ficar a conhecer-te um pouco mais =)

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trajecto profissional.
    Parabéns pelo "Projectando pessoas" que eu adoro.
    Parabéns pela entrevista: gostei muito!

    E obrigado pela partilha de ideias e conhecimento.

    Beijos
    Continuação de boas férias :)

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive a oportunidade de ter a Sandra como gestora e destaco nela essa habilidade de desenvolver um grupo coeso de alta performance respeitando os valores e talentos de cada um. Essa gestão harmoniosa faz dela uma líder que é ao mesmo tempo querida e respeitada. Ela é uma da pessoas, em minha vida, que provou a verdade de que não basta apenas saber, é preciso ser o exemplo.

    ResponderExcluir
  7. Sandra.. parabéns por essa belíssima entrevista que nos retrata perfeitamente a mulher guerreira e determinada que é.. já fazia idéia disso diante daqui do seu blog.. e agora isso vem comprovar.
    Parabéns!!!

    Um beijo imenso em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  8. Conceição Teixeira comentou no facebook: Excelente entrevista,Parabéns pela sua trajetória!!!

    ResponderExcluir
  9. Recebi do meu querido Marquinho Fabra, via facebook: "Chefinha", como a chamo carinhosamente até hoje por ter sido seu estagiário aos 19 anos de idade, foi a maior responsável pelo desenvolvimento da minha carreira profissional. Costumo dizer que foram 8 anos que valeram por uma vida. O seu blog já dispensa comentários, mas uma entrevista com ela é algo que não se deve perder.

    ResponderExcluir
  10. Adorei!! Parabens pela sua trajetória!!
    Passo todos os dias no seu blog!!! E adoroooo!!!

    www.makeperfeita.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida

    No qual cada semente em FLORES de ouro abrindo...
    Em nossa mente árida ORVALHA TUA GRAÇA...

    Já começando o ano novo bem, amiga... que maravilha!! Torço por vc, viu???
    Bjm festivo de paz

    ResponderExcluir
  12. Oi Sandra querida !
    Obrigada por compartilhar !
    Amei a entrevista, que chiqueeeeeeeeeeeeee !
    Mais ainda, vc de férias.
    Aproveite muuuuuuuuito !
    Parabéns e celebre muito todas as conquistas de 2011, Sandra ! vc merece !
    beijo enorme,
    Helga

    ResponderExcluir
  13. Recebi por email da amiga Cecília Borges

    Feliz 2012. Muito boa a entrevista. Você é demais!

    Boas férias merecidas!
    bjs
    Cecilia

    ResponderExcluir
  14. Sandra, simplesmente sensacional! Parabéns pela entrevista, que retrata a profissional e mulher excepcional que você é, sua habilidade em gerar grandes resultados e o seu compromisso com as pessoas e seus valores humanos e espirituais.
    Obrigada por compartilhar sua história, suas lições e contribuir para formação de profissionais competentes, sendo eu uma das pessoas beneficiadas pelo sue talento de liderar e gerir. Você é minha maior referência em gestão de pessoas e posso afirmar que você foi a grande responsável pela minha carreira e formação profissional. Continue sempre a inspirar e compartilhar seus ensinamentos, temos muito ainda a aprender com você. Beijos

    ResponderExcluir