sábado, 1 de dezembro de 2012

O lugar mais distante de mim mesma


Hoje faz 1 mês que perdi minha mãe.

Confesso que, por mais que pareça lugar comum, é uma sensação de vazio que não dá para descrever, é um vai e vem de emoções, de recordações, de ações práticas que somos obrigadas a tomar (e que jamais havia tomado na vida) e que quando deito a cabeça no travesseiro juro, é difícil dormir!

Nada é mais verdadeiro do que a frase  - Mãe é Mãe!

E sendo mãe, repensar a vida e seu sentido, suas relações com as menores coisas do cotidiano, o que valorizar, o que considerar, o que consumir tempo, o que investir dinheiro, o que se aborrecer.

A idade passa.
A saúde não é mais a mesma.
O corpo não reage como gostaríamos.
A memória não é mais tão brilhante.
A competência, o que é mesmo isso? 
Qual a meritocracia nas escolhas para as doenças e superações de dores e sofrimento?
A elegância não vale grandes coisas em determinados cenários hospitalares e fúnebres, as máscaras caem.
E competição? Pelo soro?  Pela fralda? Pela quimio?
Quais as reais capacidades que precisamos desenvolver nessa vida?
Que habilidades precisamos ter?

Cada dia acredito mais que as nossas maiores competências na vida, e valem para tudo nessa vida (no pessoal e no profissional) são:

-RESILIÊNCIA:
viver todos os momento de forma intensa, ir no fundo do poço e renascer das cinzas, como fênix
vergar intensamente e voltar ao seu estado inicial, reforçado
não resistir ao vento, mas se dobrar a ele, na certeza de que não se quebrará

-SUPERAÇÃO:
capacidade de passar por dores e sofrimentos com garra, determinação, força, honra, de cabeça erguida, sem desespero, sabendo que em todos os momentos quem é forte vencerá

-FÉ:
crença maior de que nada acontece por acaso,  de que Lá em Cima há um Ser de muita LUZ olhando por nós e que somos protegidos e preparados para todas as situações e acolhidos por muita proteção da família, dos amigos queridos e de seres iluminados.

-ATITUTE POSITIVA:
a soma das habilidades acima que nos faz seguir em frente acreditando que se cheguei aonde cheguei foi porque tive uma mãe guerreira e muito forte e que me formou a mulher, mãe e profissional que sou!

Escolhi a mensagem abaixo, dentre muitas mensagens que recebi dos amigos, para descrever o que foram esses meus últimos 30 dias.
Obrigada Letícia Loureiro pelo carinho, força, presença constante nesses momentos tão difíceis!
Ainda vamos viver momentos de muita alegria, do vôo muito elevado da fênix que sou!
Obrigada a cada um dos meus amigos e amigas que me visitaram, me enviaram mensagens, sms, telegramas, cartões, me ligaram.
Obrigada amigas e amigos virtuais que comentaram no blog, face e twitter.
Obrigada família amorosa que muito está me apoiando.
E vamos seguir a vida com amigos, flores e alegria.
De férias!!!



18 comentários:

  1. Querida Sandra! Nessas horas eu nem sei o que falar,há 2 anos e 6 meses sinto o que vc está sentindo nesse momento. Assim como a minha mãe,a sua também está do lado de Deus em um lugar lindo! E ela sempre estará perto de vc. Pertinho de Deus.
    Deus sabe de todas as coisas. Não chore de triste,eu sei,é difícil,mas tente chorar só saudade,e quando essa saudade for muito grande,olhe para o céu e vc verá uma estrela linda,grande,tenha certeza lá estará a sua mãe. Acredite,pois vc se sentirá melhor! Eu sempre faço isso,não passa a saudade,mas ajuda um pouquinho.A minha mãe me disse isso antes de ir. Você não a perdeu,apenas ganhou mais um anjo que está ao lado de Deus intercedendo por vc e sua familia.
    Ore sempre por ela,peça muita luz,paz... E se precisar de alguma coisa e eu pude te ajudar,me mande um e-mail,pode me escreve,pode contar comigo na busca de uma palavra amiga ou de simplesmente para desabafar. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente,mas sinto que vc é uma pessoa maravilhosa e é iluminada por Deus também.

    Que Deus,Jesus,Arcanjo Miguel,te proteja,te conforte e te der forças,assim como para toda a sua familia.

    Um beijo grande e tenha um final de semana repleto de bençãos!

    Lumara Diniz
    www.admabrangente.blogspot.com



    ResponderExcluir
  2. É realmente uma fase bem difícil. Com o tempo, a dor vai amenizando e restarão as imagens dos bons momentos que passaram juntas, das lições de vida que ela te ensinou. Mas há que fazer o luto, por isso dá tempo ao tempo.

    São fases como esta que nos levam a meditar sobre o sentido da nossa vida, que é realmente curta demais, para desperdiçar com escolhas erradas. Também acho que as competências que referiste, são as mais fundamentais nesta vida.

    Beijinho e muita força!

    ResponderExcluir
  3. Sandra
    só entendi perfeitamente a palavra órfão após perder a minha mãe, é dolorido. A dor o tempo ajuda a diminuir já a saudade só fica maior.
    Fique bem!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Imagino o quanto deves te sentir triste e é tudo muito recente ainda. Desejo que logo possas ficar mais com as boas lembranças e que falar e pensar nela não doa tanto!! Linda mensagem! beijos,tudo de bom e que DEZEMBRO seja um recomeço...chica

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra. Recebi a sua visita com muita alegria. Chego aqui sem saber o que você está sentindo. Pelo tanto que a minha mãe significa na minha vida, eu posso imaginar a dificuldade emocional que é perder uma mãe. Imagino também que você possa construir um novo modo de viver sem ser escrava dessa dor. Por isso eu torço e desejo o melhor para você e os seus amados, hoje e sempre. Muito obrigada pela visita. Beijos e meu carinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra!
    Obrigada pela visita e pelo carinho deixado em meu Blog!
    Beijos e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra,

    Eu sei o que é essa sensação de vazio,só quem passa por essa dor sabe o que isso. Perder os pais e perder um pedaço de nós mesmo.Com o tempo a dor vai abrandando e permanece as lembranças de momentos bons que foram vividos. Todas as pessoas tem uma missão a cumprir na terra, e quando chegar a hora da partida, Deus dar sempre o consolo ao coração de quem fica. Ele dará sempre conforto a teu coração.

    Muito bela sua postagem.

    Desejo que seu começo de mês seja de muitas alegrias.
    Beijo grande em teu coração!
    Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Sandra... adoro teu blog.
    Precisava tanto falar contigo.....
    vc nunca me visitou nem respondeu meus e-mails....

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandra, vim agradecer a tua amável visita no meu cantinho e o carinhoso recado que deixaste. Tua presença me alegrou muito!!!
    Deus te abençoe, te dê graça e forças para continuar tua caminhada junto daqueles que tu amas.
    "Tudo que Deus faz é bom!" Ele conhece nosso deitar e o nosso levantar; sabe quantos fios de cabelo tem na nossa cabeça e Ele cuida de nós como a menina de seus olhos.
    Te desejo um domingo abençoado e lindo!!!
    Descansa!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  10. Sandra, que a dor se transfome em saudades e as boas lembranças fiquem guardadas no seu coração.
    E um dia.. todos nós estaremos juntos novamente.
    Conte sempre comigo,

    ResponderExcluir
  11. Sandrinha,

    Dever ser uma das piores perdas e mais difícil ainda, caminhar sem esta pessoas tão importante durantetodo nossa vida. A dor e a saudade andam vão estar presentes em muitos de seus momentos, pois imagino se perder a minha. Amei o texto.
    Força e fé na caminhada.

    bjossss

    ResponderExcluir
  12. Lamento pela sua mãe, meus pais são vivo, apesar de eu me manter distante deles por mil razões, mas deve ser uma sensação de vazio muito grande perder a mãe.

    Obrigada pela sua visita

    Beijocas

    ResponderExcluir
  13. A dor, essa passa, felizmente. A suadade, sempre será presente. Lembre-se de sua mãe nas pequenas coisas, sempre a inclua em suas conversas, guarde no coração as boas memórias.
    Um dia a saudade fica "boa" e cada vez mais nos aproximamos de nossos mortos, apenas não podemos vê-los.
    Perdi um irmão, mais novo do que eu,em setembro deste ano. Ainda me pego chorando, na dor, mas logo substituo por lágrimas de alívio, ele estava doente e sofreria muito, se não se fosse rapidamente, como foi. Só posso lhe dizer que dói, dói.
    Beijo.

    ResponderExcluir

  14. Oi Sandra,

    Uma perda difícil, mas Deus não nos desampara nos momentos difíceis. O tempo virá suavizar a dor e transformá-la em uma doce saudade. Também já passei por isso quando da perda do meu pai. Tive que tomar providências que nunca julguei ser capaz, mas percebi que uma força "diferente" tomou conta de mim, me permitindo coragem para fazer o que precisava ser feito. Nem gosto de lembrar, mas sempre relembro meu pai com ternura.

    Tenha força e fé.

    Fique bem.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que estava passando por essa fase, onde a dor da perda é, de fato, angustiante. Que Deus a conforte, Sandra, iluminando seus caminhos. Não somos preparados para esses momentos, mesmo sabendo que os podemos enfrentar. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Vc colocou em cada frase toda intensidade deste momento e sabendo-te clara e fervorosa, abro meus braços pra te acolher numa abraço fraterno e silencioso, que fala por nós.
    Te desejo um Natal Santo e confortado nas Bençãos Divinas pra vc e toda família.
    Bjos,Sandra.
    Calu

    ResponderExcluir
  17. Sandra, sinto muito mesmo pela sua dor e por esta enorme perda.
    Espero que cada palavra, que cada ação, de quem quer que seja, todos os dias, sirva de conforto para o seu coração neste momento tão sofrido.
    Deixo meu abraço para você e meus sentimentos.
    Um beijo pra você.
    Renata Fonseca

    ResponderExcluir
  18. Sandra... perdi meu pai fez dia 01 de Dezembro 9 meses!
    A sensação é cada vez mais estranha.
    O tempo passa e eu lembro mais dele ainda mesmo em pequenas situações do dia a dia.

    É difícil lidar com a perda principalmente de alguém tão querido, tudo ao nosso redor se torna pequeno.

    Temos que seguir em frente pois é assim que gostariam de nos ver: cabeça erguida e VIVENDO!

    Beijos
    Felicidades

    ResponderExcluir