quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Projetar Pessoas por Renata Chaves da Fonseca



executiva


1-Perfil do Entrevistado

Renata Chaves da Fonseca

Profissional da área de Tecnologia, Gestora de vendas e pessoas, mãe de um menino de 8 anos, casada e feliz!

Minha Experiência Profissional:

Por toda minha vida profissional, tive a oportunidade de ter a vivência em todo o ciclo de vida relacionada aos processos da tecnologia da informação, tais como aquisição, licenciamento, construção e entrega de variadas soluções.
Atualmente dedico-me à gestão de projetos de desenvolvimento, implantação, controle de qualidade, custos e prazos e administração de pessoal.
Adquiri também nestes últimos dez anos, vasta experiência em estratégias comerciais, e excelência em atendimento ao cliente interno e externo.
Meus principais projetos, me trouxeram a feliz oportunidade de trabalhar com pessoas, que é o que me fez mais completa como profissional.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar Pessoas, é não ser impessoal em nenhuma decisão tomada.
Do meu ponto de vista, o que importa em qualquer profissional, é o que ele tem de melhor, extrair o máximo e desenvolver o que está, por algum motivo, reprimido.
Todos têm capacidade de evoluir, basta saber trabalhar isso e trazer as pessoas para perto, para que os objetivos comuns sejam uma conquista em grupo, mas com reconhecimento individualizado e personalizado.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:

Assumi uma equipe multidisciplinar, onde todos os integrantes ainda não confiavam no projeto e na empresa. 
Minha forma transparente de lidar com as pessoas, as trouxe para perto, lhes dando a confiança necessária para o desenvolvimento do trabalho e com a proximidade e o tratamento individualizado eu pude perceber a necessidade específica de cada um, ajudando as pessoas a terem atitudes e posturas diferenciadas, que é a marca da minha gestão de equipe.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:

Tive um excelente profissional que tem uma vivência fortíssima na área acadêmica.
Extremamente competente na área que sempre atuou, porém sem habilidade nenhuma no mundo corporativo.
Nas várias oportunidades e conversas que tivemos ao longo de nossa jornada profissional, busquei lhe ensinar como lidar com seus pares, como redigir e-mails, qual o limite de atuação de cada um.
Para nós que sempre vivenciamos este mundo à parte, nos parece simples, porém não podemos achar que todo mundo está preparado para entrar em grandes corporações.
No cenário mais corriqueiro das grandes empresas é de que as pessoas acabam vivendo em ilhas isoladas, por este motivo, pairam questões: como se comportar interagindo com públicos diferentes, focados em frentes desconhecidas até então?
A busca dessa resposta e a forma de compartilhá-la é minha contribuição de como projetar pessoas introduzindo valor à elas e as conduzindo por caminhos mais coerentes e com resultados consistentes, tornando tangível a relação satisfação pessoal e a realização profissional.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:

Praticar a pessoalidade em suas ações, deixar um legado com a sua cara e seu modo de pensar, mas principalmente focado em pessoas que querem progredir, fazendo diferença e agregando valor, seja no seu círculo social ou profissional.

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog:

Gostaria de encontrar uma matéria que fale sobre o crescimento de mulheres na gestão de empresas lideradas exclusivamente por homens.

3 comentários:

  1. Oi Sandra!
    Bela entrevista..gostei da Renata, transmitiu simpatia...interessante o conceito dela de projetar pessoas, e achei sua experiência profissional muito significativa, demonstrando capacidade no que ela faz..parabéns, Renata!!

    Sucesso e felicidades, pra vocês!!
    Beijos :))

    ResponderExcluir
  2. A entrevista reflete claramente quem é a Renata profissional. Ética, correta, preocupada com a equipe e sempre motivada!

    ResponderExcluir
  3. Sandra Silva e Paulo Vitor,

    Muito obrigada pelos comentários, fiquei muito feliz!!!


    Abraços

    Renata Fonseca

    ResponderExcluir