terça-feira, 26 de julho de 2011

Projetar Pessoas por José Carlos Cunha


1-Perfil do Entrevistado -

Meu nome completo é José Carlos Pereira da Cunha, mas sou conhecido por José Carlos Cunha.

-atividade desempenhada-

Sou formado em engenharia e em administração, e também tenho formação em Neurociência Social, com especialização em Neuroliderança. Sou executivo, empresário, neurocoach, consultor em neurociência aplicada, palestrante e professor...Além disso sou Pai, marido, amigo de meus amigos, torcedor do Flamengo, praticante de musculação e corrida..adoro cinema e teatro e curto muito aprender e compartilhar o que aprendi.

-descrição de sua experiência/perfil-

Muita coisa já foi dita aí em cima...eu tenho dito que estou na minha quarta encarnação profissional. O legal é que minhas encarnações coexistem, de forma bem pacífica e complementar. E ainda tenho tempo de ser gente, dar risada, tomar cerveja, ir à praia e fazer essas coisas que valem a pena serem feitas para que a gente saiba que está vivo.


2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Eu vejo três possíveis definições: quando a gente ainda não é e pretende ser Pai (ou Mãe) e passa o tempo todo sonhando em como seria ter um filho. É quase um projeto de engenharia... o bebê está sendo projetado... Depois quando a gente está fazendo uma das coisas mais interessantes que nosso cérebro consegue fazer, que é nos projetarmos no futuro. Sabe aquela famosa pergunta – que vc vai ser quando crescer? Estamos projetando como seremos, ou como serão nossos filhos, num projeto de vida ou de profissão. E a terceira forma é a de dar projeção a alguém, seja pelo nosso carinho e amor, na vida pessoal, seja pela orquestração de oportunidades que possam fazer a pessoa brilhar.


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa -

Eu sempre fui muito abençoado por ter grandes amigos, excepcionais colegas de trabalho, chefes muito generosos e pessoas que gostam de mim. Isso é um real privilégio. Assim sendo, sempre tive muitas oportunidades de ser projetado por cada uma delas, que sempre me apoiaram e me ajudaram na minha carreira e na minha vida. Pra citar o exemplo mais recente, uma querida amiga, chamada Eline, profissional altamente gabaritada, estava convidada para ser a mediadora de um evento da Febraban, o Congresso de RH dessa federação. E gentilmente se lembrou do meu nome e pude fazer uma apresentação de neurociência aplicada aos negócios para uma platéia de mais de 300 pessoas do Brasil inteiro em São Paulo. Não é legal?


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa -

Eu adoro proporcionar oportunidades para as pessoas. É claro que são elas que fazem a coisa acontecer, mas é sempre bom se ter uma porta meio aberta para podermos apresentar nossa competência. Eu acredito que nesses mais de 25 anos como executivo principal das empresas pelas quais passei eu tenha tido a oportunidade de ajudar a projetar umas mil pessoas. Algumas se destacam de tal forma que passam a ser paradigma das demais... Me lembro na Xtal do Amilson que foi meu RH de lá, e do Burghi, que virou gerente de produção, além do Antonio Carlos, que ficou como meu substituto. Na CTBC, diversos nomes poderiam ser citados, Rogério Rufino, Fechio, que hoje é o presidente da Algar Tecnologia, Darlene, Sandra, Jacimara e vários outros... Na Intelig, também... o caso mais emblemático talvez seja o do Marcelo Arantes, hoje VP da Brasken, mas tem um monte de gente mais... Renato, Luiz Mendes, Marcelo, Sonia, Marcio Tiago, um monte de gente especial e talentosa. Tenho grande orgulho disso e muita satisfação e realização pessoal quando cada uma das pessoas que trabalharam comigo diz, do alto de seu carinho e generosidade, que adoraria trabalhar de novo comigo.


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas -

O fundamental é ter interesse real pelas pessoas. E lembrar que só temos um dia na vida em que podemos fazer o Bem. Esse dia se chama HOJE. Não dá pra fazer nada ontem e muito menos amanhã. E como sempre digo, intenção sem ação é enrolação. Faça agora o que seu coração manda fazer...

6-Sugira o que gostaria de encontrar no Projetando Pessoas no próximo ano do blog -


Gente projetando gente.
De coração aberto e mente ativa.

José Carlos Cunha foi Presidente da Intelig Telecomunicações, empresa onde tive orgulho de atuar sob sua Direção por alguns anos!
Agradeço a honra de ter esse testemunho do JCC nessa comemoração de 1 ano do Projetando Pessoas, que de verdade, nasceu do Espírito Intelig de Ser!!!

E você tem alguma estória para nos contar sobre gente projetando gente?
Se sim comente, ou envie um email para: Projetandopessoas@hotmail.com.

4 comentários:

  1. Olá!!!
    Muito interessante esta sua forma de comemorar...e nada melhor do que comemorar com os amigos não é?
    Gostei da postagem e penso igual ao entrevistado em vários pontos.
    Te desejo sucesso sempre

    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Que forma interessante de comemorar o aniversário do blog. Gostei bastante da tua entrevista, bem como da do José Carlos Cunha.
    Boa partilha de ideias!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Khrystiene Motta me enviou pelo FB:" Parabéns, Sandra Portugal e José Carlos Cunha!"

    ResponderExcluir
  4. Recebi da Denise do "Meu estilo é assim" e do "Depois dos Trinta" por email: "Parabéns, Sandra! Esse sucesso é reflexo da sua dedicação e preocupação em levar boas mensagens às pessoas! Tenho certeza de que todos aqueles que a acompanham estão felizes com a sua alegria e o bom desempenho de seu blog em tão pouco tempo de existência!Vc merece!
    Estou te adicionando no Facebook. Tentei comentar no seu blog mas não consegui.
    Beijão pra vc!"

    ResponderExcluir