domingo, 3 de outubro de 2010

Hoje é dia de que mesmo?Seleção dos executivos políticos do País?


Quando falamos em seleção de executivos, pensamos em que?
-boa formação educacional;
-boa formação sócio-cultural;
-domínio de pelo menos 2 idiomas;
-boa capacidade de negociação;
-conhecimento de economia, finanças, contabilidade;
-representar a cultura da empresa;
-boa apresentação;
-extrema experiência na área de negócio da empresa e do cargo;
-ética e boa conduta;
-saúde financeira comprovada em qualquer pesquisa em entidades especializadas;

Quando falamos nos candidatos que vão nos representar, que vão administrar o nosso País, nosso Estado, nossa Cidade, pensamos em que?
-corrupção;
-habilidade de iludir, de mentir;
-pouca ou nenhuma experiência anterior nos cargos;
-pouca ou nenhuma experiência em qualquer outra carreira;
-ficha suja;
-pouca ou nenhuma cultura;
-pouco ou nenhum conhecimento do País, do Estado, da Cidade;
-pouca ou nenhuma habilidade de administrar finanças , e, na maioria das vezes , público conhecimento de falência em suas finanças pessoais;

Para ser candidato a qualquer cargo público, deveriam ser consideradas todas as exigências e pré-requisitos que é exigido em qualquer processo de recrutamento e seleção,para todos os cargos:
-o que é necessário para se inscrever num concurso para Lixeiro?
-o que é preciso para ser Juiz ou Promotor?
-o que é preciso para ser médico num hospital público?

Sempre em dia de eleição amanheço com uma idéia fixa em mente, para se candidatar a um cargo público, deveria ser exigido no mínimo passar num concurso público com tantas vagas quantas forem as vagas do Senado, da Câmara, da Assembléia..

O que acham?




3 comentários:

  1. Oi Sandra,
    mais uma vez concordo plenamente.

    Você viu que a Ju do Mil Faces de Juliana (http://milfacesdejuliana.blogspot.com/)fez uma postagem e colocou a referênci ao texto lido no Projetando Pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    Parabéns pelo blog e pela coragem que vc citou na sua mensagem inicial. É isso aí! Seu blog tem a sua cara e eu consigo ler suas mensagens como se estivesse te escutando. Acredito que essa seja a fórmula: de dentro para fora ...
    Hoje realmente foi um dia importante. A escolha dos executivos mostrou que o povo ainda não está tão cego quanto parece. É uma pena não termos boas opções para escolher "o" executivo. Desejo que quem for eleito pelo menos priorize a educação para que no futuro tenhamos melhor material humano para nos representar.
    Beijo Grande,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Segue comentário do meu amigo de faculdade Manoel Prazeres sobre essa postagem e sobre o blog!
    Olá Sandra! Parabéns pelo blog! Mas... já que voce deixou a pergunta no ar... eu me autorizo a mandar minha resposta... Discordo de voce em relação às exigências aos candidatos. Educação política não tem nenhuma relação com educação formal. Muitos analfabetos são muito mais competentes na administração de sua "polis" do que muito doutor por aí. Vivemos tempos muito nebulosos em relação à política. Muita gente faz política por exclusão, ou seja, desclassificando o adversário, ao invés de debater o programa adversário. Para esses, eu gosto de remeter ao Oscar Wilde. Em 1890, Oscar Wilde publicou um romance que fez tremer o puritanismo ingles: O retrato de Dorian Gray. Hoje em dia, não causaria tamanha consternação. Mas o argumento do romance continua atual. Um jovem belo e rico, ao ser presenteado com um retrato seu, desespera-se ao pensar que o retrato irá permanecer belo para sempre enquanto ele irá envelhecer e ficar feio. Os amigos riem quando ele diz que faria de tudo para que acontecesse ao contrário... Recomendo. Pro meu gosto, é muito bom! Pois bem, eu acho que os políticos são na democracia como o retrato. Quanto mais queremos parecer "belos", mais "feios" eles nos parecem. abraçoManoel

    ResponderExcluir