terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cicatrizes Boas!

Hoje é dia 23!!!

E para quem tem história, para quem fez estória, para quem tem eventos marcantes a comemorar, algumas datas são inesquecíveis, alguns dias são marcos para disparar em nossas mentes, momentos felizes de nossas vidas, lembranças, saudades!

Um nascimento de filho!

Uma data em que se conheceu uma pessoa importante!

Um início de namoro!

Um aniversário de casamento!

Uma perda!

Natal! Aniversário! Ano Novo!

Mas também há datas marcantes no mundo corporativo!

Quem não se lembra da virada do ano 2000, do bug do milênio?

E há uma data muito especial para quem participou dela : 23 de janeiro de 2000!

Um start-up de uma empresa, construída para dar certo!

E por, no meu caso, 6 anos, a cada dia 23 de cada mês, esse dia foi marcado por lançamento de novos produtos, por implantação de grandes projetos, por festas de celebração de conquistas, treinamentos marcantes, festas de premiação dos funcionários destaques em resultados, e até por momentos marcados por notícias impactantes como o pedido de demissão de presidentes e de diretores da empresa, quando por decisão dos acionistas estrangeiros o investimento no Brasil passou a não ser estratégico para eles.

Creio que isso já aconteceu com muitos de nós, que fizemos parte dessa história, receber o seguinte questionamento...

-Se essa empresa era tão boa assim por que os acionistas decidiram fazer write-off do investimento?

-Se essa empresa era tão boa assim por que ficou tantos anos à venda?

-Se essa empresa era tão boa assim por que "acabou" , na venda e fusão?

A minha resposta, e a de muitos de nós, à essas perguntas feitas certamente por pessoas que naão fazem a menor idéia do que foi construir e viver àquela empresa:

-A empresa era tão boa assim, porque sobreviveu sozinha, por conta própria, sem qualquer aporte financeiro dos acionistas por anos à fio!

-A empresa era tão boa assim, porque construiu uma marca forte, associada à qualidade de entrega de produtos e serviços.

-A empresa era tão boa assim,porque fez do seu capital HUMANO o maior ativo.

-A empresa era tão boa assim, porque captou no mercado, de diferentes segmentos de negócios executivos talentosos e de visão que unidos compuseram um plano de formação de cultura própria e investiram em forte capacitação dos seus gestores numa GESTÃO de TALENTOS HUMANOS INTEGRAIS. (Obrigada Fernando Terni, José Carlos Cunha, Marcelo Arantes e Marcos Cominato -* em ordem alfabética, dentre tantos outros executivos de áreas de negócio)

-A empresa era tão boa assim, porque construiu um ESPÍRITO CONTAGIANTE DE TIME que não se desfez mesmo com o passar do tempo.

-A empresa era tão boa assim, que recebeu inúmeros prêmios de destaque tecnológicos, de serviços e de valor humano, inúmeros prêmios que levou a empresa a ser UMA DAS MELHORES EMPRESAS DE SE TRABALHAR, que proporcionou termos o Executivo de RH do Ano, parando por aqui com as citações individuais para não correr o risco de ser injusta em não citar outros destaques importantes.

Nossa, eu que já deixei essa realidade há mais de 5 anos, a cada encontro pessoal com um colega daquele time, ainda vejo a chama acesa daqueles valores, um brilho nos olhos, uma saudade profunda e contagiante, uma cicatriz daquelas que temos orgulho de mostrar!(como disse no facebook uma grande amiga daqueles tempos).

E nesse dia 23/11/2010, um dos profissionais mais marcantes dessa empresa, está organizando um reencontro em SP, para confraternização e lembranças de dias felizes!

Estarei lá em pensamento, torcendo para um novo encontro no RJ.

E aonde quer que estejamos, essas sementes do bem, esse estilo de gestão, essa cultura de trabalho em equipe e respeito ao ser humano que há em cada profissional está sendo plantada, regada e germinando, se houver terreno fértil propício à colheita!

Por isso, mais uma vez, acreditando que PESSOAS FELIZES GERAM GRANDES E INESQUECÍVEIS RESULTADOS EM EMPRESAS QUE SE TORNAM MARCANTES EM NOSSAS CARREIRAS, transcrevo alguns depoimentos recentes que tenho testemunhado de amigos daquele time:

-"Saudade da empresa e do Rh da sua época!";

-"Bom lembrar do "espírito contagiante de time"! ";

-"Com certeza a melhor empresa que já passei!";

-"Acredito que a história que escrevemos juntos foi inesquecível.Agradeço quem fala do RH, mas nada seria se não tivéssemos tido nesta empresa pessoas tão especiais como vocês e os outros 1.000 integrantes que fizeram a empresa"...

-"Aquele foi um RH de verdade, como poucos. Espero que você esteja fazendo bonito por onde estiver"

-"O que fez isso tudo ser possível foi o trabalho em equipe com espírito de time e consciência coletiva!"

-"As bases sólidas que construímos nessa empresa, levamos para qualquer lugar!"

-"Saudades absurdas de todos os momentos!Excelentes amigos que fiz para o resto da vida.Mesmo sem encontrar fisicamente no nosso dia-a-dia, sabemos que estamos todos interligados!"

-"Vira e mexe ainda sonho com a empresa... Saudades dos bons tempos! "

-"Viajei no tempo..época de ouro, gravada em nossos corações para sempre.É possível pessoas do bem se unirem em um propósito maior. É possível ser feliz no trabalho! É possivel construir amizades sinceras num ambiente de trabalho,para o resto da vida!

-"Essa experiência nessa empresa é uma "cicatriz boa", daquelas que a gente tem orgulho de ter na pele"!

Eu sempre digo que tenho algumas tatuagens profissionais na pele, pelo compromisso que assumo em cada empresa por onde passo!

E essa tatuagem é bem grande e está colorida de azul e vermelho do lado esquerdo do peito, junto do coração!

8 comentários:

  1. Oi Sandra!!! Excelente post!!!! E nem preciso dizer que concordo com tudo o que escreveu!!! Beijos e saudades :-)

    ResponderExcluir
  2. Sandra querida!
    Disse tudo! Realmente, nao soh temos uma cicatriz boa, como tentamos por exemplo achar uma Intelig por onde passamos ou pelo menos aplicar o que aprendemos. Ter amor no mundo corporativo eh algo bem dificil de conseguir, mas ali isso foi real e como eh gostoso dizer que passei por isso. As vezes, comento com pessoas como era a gestao naquela empresa, como era o RH e a maioria delas me diz que nunca passaram por tal experiencia. Portanto, me sinto privilegiada. Outro dia, estava refletindo algumas decisoes pessoais tomadas na epoca e pensando o que teria acontecido se eu tivesse saido antes de qdo sai. E o Ricardo disse :"mas Leia se vc tivesse feito isso, talvez nao tivesse vivido tanta coisa marcante e aprendido tanto como na Intelig". Por isso, de fato, aquele tempo foi inesquecivel.
    bjs
    Leia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita. Adorei seu blog e vou segui-lo tambem. Grande abraço!
    Marcia

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, vou aguardar sua participação então! Não esqueça que pra efetuar de vez sua inscrição você precisa postar lá no blog o que gostaria de encontrar por lá, tá!
    Bjinhos!
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Intelig....que saudade! Um lugar no tempo para se guardar num cantinho bem gostoso da memória.
    Uma das melhores épocas na minha vida profissional.
    Parabéns Sandra, vc conseguiu colocar em algumas palavras um sentimento que creio todos os "ex-inteligs" possuem.
    Bjs,
    Cintia.

    ResponderExcluir
  6. É... já se vão 7 anos desde que deixei a empresa e concordo quando diz que a chama dos valores lá adquiridos e aprendidos continua acesa.
    O brilho nos olhos, a saudade da troca que tínhamos lá e a “tatuagem” deixada como marco daquela experiência única...
    Só mesmo um “ex-Intelig” pra entender plenamente o que é “Foco em Gente”.
    Bjs,
    Ana Pimentel

    ResponderExcluir
  7. Sandra,
    Realmente aquela empresa tinha um astral diferente, pois reuniu um grupo de pessoas muito especial. Além da belíssima experiência profissional, me permitiu fazer um número enorme de amigos. Foi um período muito especial!
    Adorei seu blog!
    Bjs
    Alek

    ResponderExcluir
  8. Recebi da super e internacional amiga Mônica Cara o email sobre esse post que cortei e copiei:
    Muito bonito. :) :) :)
    Q saudades. Obrigada por compartilhar.
    E aproveito o ensejo pra agradecer tb pelos Anjos da Asa Soh q tb li, me emocionei e gostei mt.
    bjK :)

    ResponderExcluir