sábado, 13 de agosto de 2011

Projetar Pessoas por Aldérico Sales


1-Perfil do Entrevistado -


Aldérico Sales dos Reis Junior
-atividade desempenhada
Atualmente atuo como Consultor para Projetos e revisão estratégica de Processos.
-descrição de sua experiência/perfil
Tenho 25 anos de experiência profissional, boa parte dela na área de TI, onde desempenhei várias atividades. A vivência em TI atuando próximo às áreas de negócio foi muito importante para mim porque não fiquei fechado dentro do “cubo” de TI e isto me permitiu contribuir com as reais necessidades da empresa, me colocando no lugar do meu “cliente”. Este foi um grande ganho, aprender logo que eu era um “fornecedor”, um prestador de serviços à serviço do meu cliente, as áreas de negócio.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
A primeira imagem que vem à cabeça com a palavra projetar não é a visão de “projeto”, mas sim, de projétil... engraçado... Ou seja, para mim projetar pessoas é empurrar p/ frente ou puxar pela mão. Fazer alguém dar um passo à frente que, às vezes, ela sozinha não consegue enxergar que pode muito mais!
Sempre que possível, tenho tentado ‘puxar” ou “empurrar” pessoas à minha volta (tenho bastante humildade para saber onde estou à frente ou quando estou atrás. Mas já aprendi a perceber isso e a lidar com isso muito bem. Considero isto uma grande vitória pessoal. Acreditem, muita gente boa sequer já parou para pensar nisso e causa verdadeiros desastres empresariais!)

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,
A minha vinda para Curitiba foi um destes momentos. Eu deixei minha zona de conforto, a empresa e os gestores que confiavam cegamente em mim para arriscar um vôo solo em nome dos meus objetivos de vida! Foi muito difícil, mas sai muito mais forte, seguro e maduro desta “viagem”. Olhando para trás, eu tinha passado muito tempo em empresas muito boas, com pessoas que me respeitavam e protegiam, mas eu precisava dar este salto no escuro que me fez amadurecer muito. Enfim, a mensagem é sempre: risco calculado é sempre positivo como aprendizado e acima de tudo, de amadurecimento. Qualquer pessoas responsável, tem o dever de amadurecer para ajudar os mais novos ou menos maduros a fazer um caminho melhor em suas vidas profissionais ou mesmo pessoais.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa
Sempre que tenho espaço, faço palestras internas com temas específicos justamente para compartilhar as lições que aprendi e que considero importantes. Se são aplicáveis ou não a cada um, cabe a cada um ouvir e decidir isto. Tem funcionado muito bem até agora.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas
Sejam ambiciosos no bom sentido da palavra! Exijam mais de si mesmos sem esquecer Valores e Respeito. Mesmo errando, tem sempre uma lição a ser tirada. E é esta a obrigação maior que temos que ter com conosco mesmo: se acertar ou se errar, aprender sempre com isto e seguir em frente buscando ser um Ser Humano melhor (sempre)!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog
Mais cases e exemplos de pessoas de sucesso, mas que são acima de tudo bons seres humanos no sentido maior.
Aldérico Sales é um amigo que fiz em ambiente profissional.
Atuamos em áreas pares na Intelig Telecom, há uns 10 anos, e mesmo em empresas distintas e cidades distantes, mantemos os elos de admiração e troca profissional e de amizade!
Obrigada por sua contribuição ao Projetando Pessoas!
E tenha um excelente Domingão Dia dos Pais!

6 comentários:

  1. Aldérico,

    Sensacional!! Sempre percebi em você muita sensibilidade e perseverança, você já dizia muito pelas suas expressões e ao ler sua entrevista senti e relembrei isto.
    Compartilho da sua opnião sobre experimentar e que mesmo errando, aprendemos.
    Parabéns e muito sucesso em sua vida, em todos os aspectos, profissional e pessoal. Abraços, Erica (ex-Intelig)

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Projetar pessoas,
    é um sonho
    que alimenta a esperança...

    Viver é sentir os sonhos
    com o coração.

    ResponderExcluir
  3. Sandra e Aldérico
    Parabéns por ser esse profissional de peso e talento a nóa ora apresentado. Mais um abrilhantando o mês de festas da nossa querida amiga!Sandra,beijo grande pra você e abraços especiais pra quem for paizão no seu núcleo familiar, pela data de amanhã. Que seu domingo seja repleto de alegrias!Que vc passe um lindo Dia dos Pais!

    ResponderExcluir
  4. Alderico querido,

    Que bom te reler e reencontrar por aqui.

    Parabéns pela sua linda continuação de história de vida e por tudo que foi compartilhado.

    Muito sucesso, luz, e ainda mais paz.

    Beijos com carinho,
    Helga

    ResponderExcluir
  5. Recebi por email a seguimte mensagem:
    "Aldérico,
    Foi um prazer enorme ter te conhecido em Curitiba através da Sandra e fico feliz de ver a coragem que vc teve de sair da sua zona de conforto e buscar um lugar mais calmo para criar sua família. Curitiba é mesmo diferente para os cariocas se criarem, mas não podemos desistir. Eu vivo essa vida de "cigana", mudando de lar a cada 3 anos e é uma experiência gratificante, apesar dos obstáculos que encontramos, mas nunca podemos nos acomodar. Fico feliz do seu sucesso e adorei sua entrevista. Pena estar meio longe no momento para marcar um almoço como nos velhos tempos. Abraços,
    Cecilia Borges"

    ResponderExcluir
  6. Olá Aldérico. Quanto tempo..
    Marco Aurélio - Escola Adventista de Madureira
    marcoazul@uol.com.br
    forte abraço

    ResponderExcluir