sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Rato e o Caracol

Max Gehringer 
Foto: Google

Um rato saiu de manhã para trabalhar e no caminho cruzou com um caracol. Muitas horas depois, após um dia exaustivo em que teve que batalhar arduamente para caçar sua comida e escapar de seus predadores, o rato retornou exausto.
E notou que o caracol não havia se movido mais que dois metros.
 
Foto: Google
 
O rato parou e comentou que se sentia compadecido pelo fato de o caracol ter uma  vida tão monótona, tão sem emoções, enquanto ele, rato, conseguira viver, em apenas um dia, aventuras que o caracol não viveria em toda existência.

- "Emérito rato", disse o caracol, "como tenho bastante tempo para observar e refletir,
  permita-me oferecer-lhe alguns dados comparativos entre nossas espécies, que talvez
possam ajudá-lo a rever o seu ponto de vista. 
Caracóis têm casa própria e ratos são escorraçados de todos os lugares aonde chegam. 
Caracóis vivem em jardins e ratos, em esgotos. 
O alimento dos caracóis está sempre ao alcance, enquanto ratos precisam caminhar horas e horas para encontrar comida. 
Por isso, caracóis podem passar o dia apreciando a natureza, ao passo que ratos não podem se descuidar nem por um segundo.
E não por acaso, caracóis vivem cinco anos. Dois a mais que os ratos."

O rato ouviu a tudo atentamente. 
Ponderou que o caracol tinha razão em tudo o que havia  dito e, com uma violenta pisada, esmagou o caracol contra o chão.

Felizmente o solo era fofo o suficiente para que o caracol sobrevivesse. 
Mas ele aprendeu  uma pequena lição que lhe seria útil pelo resto da carreira. 
Por mais razão que você tenha, nunca tente provar a alguém, que se acha o máximo, que ele não é nada daquilo que pensa.
Porque não há negócio pior do que oferecer sabedoria a quem só pode pagar com ignorância.
Fonte: Max Gehringer, para a CBN do facebook da minha amiga Lúcia Diniz

10 comentários:

  1. Olá Sandra

    Como Kinho(marido) costura dizer "não de bom dia para cavalo"...
    Uma ótima noite para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  2. É isso aí.A mais pura verdade!!

    Bjs

    Tatiana
    www.makeperfeita.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha lido este texto simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto, Sandra!

    "O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração." (Provérbios 18.2)

    Fiques com Deus!
    Bjossssss ♥




    ResponderExcluir
  5. Com todo meu carinho hoje de alguma forma
    deixar um recadinho em seu blog.
    Estou um pouco ausente mais nunca esqueço
    a amizade abençoada que Deus me deu.
    Ler sua postagem tenha certeza que nunca deixo de ler ,
    pois ela é minha bagagem para acalentar
    os meus dias.
    A pior dor é da saudade vejo hoje com tristeza
    não poder digitar e fazer
    comentário em cima da postagem
    que vc fez com tanto carinho.
    A mim tudo que importa é receber sua visita
    me basta para alegrar meu coração.
    Penso em tudo com muito otimismo
    pretendo viver e valorizar cada segundo da minha vida.
    um feliz final de semana beijos paz amor e luz,Evanir.
    Acredite: Seu carinho e amizades tem me ajudado muito:


    ResponderExcluir
  6. Nunca tente doutrinar alguém. Deixa o cara chegar lá pelos seus próprios caminhos! _/\_ Namastê, minha amiga!

    ResponderExcluir
  7. Bom demais para refletirmos em nosso f dia a dia neste mundo cão, onde ser bom é defeito.Bjss

    ResponderExcluir
  8. Vale uma boa reflexão. Vou levar seu link pro FB.
    Bom carnaval, sendo no meio da folia ou numa rede, descansado.

    ResponderExcluir
  9. Ainda tô pensando no texto... acho que já fui caracol vezes demais da conta :) Bjs,

    ResponderExcluir