quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projetar Pessoas por Tito Purwin


1-Perfil do Entrevistado -

-nome Tito Purwin

-atividade desempenhada- Gerente Nacional na Claro

-descrição de sua experiência/perfil

Mais de 14 anos de carreira desenvolvida em empresas como Intelig, Vésper, Oi e Claro, sendo 6 anos como gestor e agente de mudança de cultura de equipes em diferentes localidades, otimizando processos e gerenciando projetos com equipes multifuncionais, atuando em áreas financeiras como Planejamento, Garantia de Receita, Faturamento, Contas a Pagar, Contas a Receber, Crédito e Cobrança e em áreas Comerciais como Produtos, Suporte a vendas, Gestão de Contratos de clientes e fornecedores e Qualidade.

Formação em Engenharia de Produção pela UFRJ com MBA Executivo pelo COPPEAD e certificado Blackbelt em Seis Sigma pela INDG.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar Pessoas é ser um facilitador do crescimento pessoal através do estímulo ao auto-conhecimento verdadeiro e ao auto-desenvolvimento incansável.

É conscientizar sobre o que a pessoa sabe e o que ainda não sabe e precisa aprender, sobre o que a pessoa pode fazer e o que ela ainda não pode e precisa se aperfeiçoar, e, fundamentalmente, motivá-la a querer aplicar ao máximo seu potencial e querer desenvolver-se constantemente para ser a cada dia uma pessoa mais realizada.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa

Como a maioria de nós, sou o projeto de muitos “arquitetos” e, pensando bem, aprendi com cada um deles um traço marcante que eu admirava e admiro, um valor, um habilidade, um jeito de fazer as coisas.

Minha mãe me ensinou o valor da família, meu pai me ensinou a ser precavido, pensar no dia de amanhã, minha esposa me ensinou a gostar de gente, Sandra Portugal me ensinou a valorizar o relacionamento interpessoal, Ronaldo me ensinou a fazer apresentações muito sofisticadas, Ronete me ensinou a querer fazer a diferença, deixar uma marca, transformar o antes em depois, Marcelo me ensinou a ter persistência e foco no incansável resultado.

Enfim, cada um ensinou um pouco do que sou.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa

O maior projeto de contribuição para projeção de uma pessoa foi um caso muito especial.

Contratei uma pessoa para ser minha assistente, mas logo percebi que ela tinha um grande potencial de realização e muita vontade de aprender e teria um futuro promissor.

E para quem gosta de ensinar, caiu como uma luva.

Cada tarefa que eu ensinava, ela aprendia, aplicava e passava a fazer e sugerir melhorias.

Com o tempo, acabou absorvendo muito mais tarefas do que o escopo original da função e sempre buscando superar as expectativas e tratar os assuntos até o fim.

Quando saí da empresa, ela ficou responsável por muitas das minhas atribuições e hoje, pouco mais de quatro anos depois, tem trilhado uma carreira de sucesso e assumiu posição de liderança.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

Sou fascinado pelo crescimento pessoal e acho a iniciativa fantástica!

Desejo muito sucesso e muitas visitas ao blog!

Quem sabe um dia vira um livro!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog

Sugiro incluir entrevistas com a dupla para compartilhar a mesma experiência do ponto de vista do mentor “arquiteto” e do mentorado “projetado”.

Tito trabalhou comigo num momento importante de nossas vidas, quando construimos um método de controle e gestão de co-faturamento, entre operadoras de Telecom, que hoje é modelo utilizado em todo o País. Foi um trabalho complexo, de muita modelagem sistêmica e matemática, aonde atuávamos todos num "Dream Team" , numa das melhores empresas de se trabalhar (naquela época) e pudemos nos projetar em aprendizado, em espírito contagiante de time, em realizações marcantes em nossos "CVs". Foi uma experiência muita rica.E hoje ter a entrevista do Tito Purwin no Projetando Pessoas é o máximo! Obrigada!!!

2 comentários:

  1. É sempre bom seguir um caminho de sucesso pela vida,,,beijos de bom dia pra ti minha querida.

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Parabéns pelo convite ao entrevistado. Parabéns Tito, excelente participação no blog.
    Girassóis nos dias de ambos. beijos

    ResponderExcluir