segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projetar Pessoas por Sandra Portugal

Como você sabe, há alguns meses iniciei o blog Projetando Pessoas, com o objetivo de compartilhar valores, pensamentos, estratégias de orientação de vida pessoal e profissional, a partir de tudo o que nortea o meu caminhar.
O Projetando Pessoas surgiu de uma reunião de amigos e amigas, em minha casa, em dezembro de 2009, quando fui intimada a adotar uma iniciativa mais abrangente de propagar todo o conhecimento, idéias e ideais que tanto trabalhamos juntos ao longo das diversas empresas em que atuei, inúmeros times que formei, muitos projetos que implantei e resultados que, em time, alcançamos!
Já tinha o desafio, tinha o nome Projetando Pessoas, escolhido por votação em meio a cachorro-quente e coca-cola, mas não tinha a forma de atuação.
Mas os amigos e amigas não me deixaram esquecer o desafio e me motivaram a criar o blog!
Em agosto/10 nasceu o Projetando Pessoas!
E agora, nas comemorações de seu primeiro aniversário de existência, desejo compartilhar o desafio de propagar vivências com todos os amigos e amigas que, de alguma maneira, marcaram a minha trajetória, me conduzindo até aqui!!

Por isso, intimei pessoas a contribuir para o Projetando Pessoas respondendo a uma entrevista, que será publicada nas postagens comemorativas de 1 ano do blog (de 25/07 a 23/08/11).
Possivelmente, se houver aceitação dos leitores a essa abordagem, eu crie uma sessão específica do blog para matérias participativas, com a contribuição de profissionais e pessoas de destaque em suas áreas de atuação, que tenham contribuído para Projetar Pessoas!

E, se desafiei os amigos, porque não iniciar a série de entrevistas, com as minhas próprias respostas?

1-Perfil do Entrevistado -

-nome: Sandra Portugal

-atividade desempenhada

gestora de pessoas, de processos, de aplicações, atualmente na área de TI de uma grande empresa de telecomunicações

-descrição de sua experiência/perfil

29 anos de experiência profissional na área de TI em empresas de diversos segmentos de negócio – Setor elétrico, Loja de Departamentos, Mercado Financeiro, Papel e Celulose, Logística e Distribuição, Siderurgia e Telecomunicações (últimos 12 anos);

25 anos como gestora de pessoas, com times de diversos tamanhos e senioridades, internos e terceirizados;

Bacharel em Matemática pela UFRJ, Mestrado em Engenharia de sistemas pela COPPE-UFRJ, MBA em gestão pela FAP-SP, diversos cursos de gestão, coaching e liderança;

Cursos de PNL, Astrologia e Hotelaria, dentre outros;

Mãe há 20 anos, Boadrasta há 25 anos;

Amiga, filha, companheira, confidente, irmã, contribuinte, participante de grupos de solidariedade, etc..

2-Para você o que é Projetar Pessoas?

É transcender, vencer barreiras, transpor limites...

É superar, é comungar idéias em prol de um resultado maior, em comum...

É orientar, é ser exemplo, é incentivar, é buscar concretizar sonhos, é ter planos de ação em prol de desenvolvimento e resultados e evoluir neles...

É ensinar e aprender ao mesmo tempo...

É ouvir e falar, é trocar(intercambiar)....

É motivar, estimular, participar, chorar junto nas crises, celebrar junto as conquistas...

É transformar suor em ouro (como o livro do Bernardinho)...

É estar presente, mesmo ausente(em alguns momentos), é ser lembrado, é estar na mente das pessoas...


3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,

Tenho vários exemplos de como fui projetada como pessoa - sendo filha, sendo irmã, sendo mãe, sendo amiga, sendo companheira, sendo cidadã, mas quero escolher O momento em que me descobri mais do que uma profissional de informática, mais do que uma gerente, me descobri Líder de Pessoas! Esse Momento ocorreu em 2000, quando na Intelig Telecom os principais executivos decidiram investir em formar a cultura de uma empresa calcada em valores e nas PESSOAS e preparou o seminário Insight com José Carabal e Benne Catanante!

Aquele momento mágico mudou o rumo da minha história, e tenho certeza o de muitas pessoas que lá estiveram! Serei eternamente grata ao Fernando Terni, José Carlos Cunha, Marcos Cominato e Marcelo Arantes por serem tão iluminados e por terem criado um Espírito Contagiante de Time!


4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa

Voltei muitos anos no tempo, quando eu tinha uns 10 anos de idade e fazia natação numa academia que tinha uma turma de crianças especiais. Troquei de horário pois me encantei com as menininhas e menininhos, alguns com Síndrome de Down, outros com questões diversas, mas que requeriam atendimento diferenciado. Fiquei encantada com Sayonara, uma menina que aos 6 anos nunca tinha aberto as suas mãos. Ela ficava eternamente com os dedos fechados em posição rígida de retenção(tipo mão fechada mesmo). Durante meses conquistei a confiança da Sayonara, me tornando sua melhor amiga e a estimulava dia-a-dia. Um dia sai da piscina na sua frente e da borda, instintivamente, estendi a mão para ajudá-la a sair da piscina. E ela abriu a sua mão e me deu a mão! Eu percebi imediatamente, mas não fiz qualquer movimento e fiquei de mão dada com ela pelo maior tempo possível. Até que a professora e a sua mãe perceberam "o milagre"!

Desse dia em diante, ela acreditou em si e nos movimentos que podia fazer, tendo vencido seus limites!

Foi aí que me senti capaz de contribuir com a auto-estima de uma pessoa, em gerar confiança, em estimular e fazer diferença!


5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

O Projetando Pessoas, com quase um ano de vida, é uma realidade e uma grande alegria para mim!

É a concretização de um sonho, de acreditar em mim como propagadora de conceitos, de idéias e de ideais!

É o descobrir que, se não estou me realizando através de escrever um livro, estou me realizando através de escrever um blog!

E que, através do Projetando Pessoas:

-pude me projetar enquanto pessoa, num momento em que estava com muitas "desilusões" à respeito de minha curva de carreira e de vida;

-pude estudar e mergulhar em temas e conceitos que há tanto tempo gostaria de ter podido investir mais, aprender mais, propagar mais;

-pude conhecer e interagir com pessoas incríveis e que estão me iluminando, me projetando e projetando o Projetando Pessoas em muitos espaços em que nunca esperei chegar!!! Portugal, Áustria, Itália, Eslovênia, Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos..... Brasília, São Paulo, Tocantins, Acre, João Pessoa, Natal, Recife, Curitiba, Porto Alegre.....

É inacreditável o poder do mundo dos blogs!!!


6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog

Uma curva crescente de seguidores e de muitas parcerias com diversas empresas, editoras, cursos, fazendo do Projetando Pessoas um meio de divulgação, de consulta, de troca de experiências que enriqueça a todos que aqui chegam com conhecimento, atualizações e benchmark em gestão de pessoas, em gestão de carreiras, em valores de vida e em felicidade!!!

E mais do que tudo, serei a pessoa mais feliz do mundo, se todos os amigos seguidores que estão e/ou estiveram no Projetando Pessoas nesse primeiro ano, continuem por aqui, visitando, comentando, incentivando, sugerindo.

A você que me acompanha, minha eterna gratidão e meu convite, fique sempre ao meu lado, pois sua companhia me traz muita alegria!!!

25 comentários:

  1. Parabéns!!! A vc e ao Projetando Pessoas ou "Projetando e Iluminando Pessoas", é o que vc acaba fazendo, dando luz para vários caminhos nas vidas das pessoas...

    Amei a forma como vc vai celebrar este grande evento, todos vão sair presenteados com a sua e as experiências de outros atores.

    Gostei muito de conhecer um pouco mais vc e a sua vivência de trabalho, são essas relaçoes que nos aproximam...

    Sucesso nas entrevistas p/ vc e o seu big Blog!

    Beijos e ternurasssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oiê! parabéns pela sua história de vida, muito bonita e cheia de conteúdo!! Você vive o que a modernidade lhe inspira, e continua a ser mulher feminina, mãe, amiga e escritora de sua vida. Adorei o blog. Boa semana, bjo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    O perfil idóneo para desempenhar a actividade pela que te inclinaste. Todo um alarde de simpatia e bons modais. Um exemplo a seguir.
    Besos

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!
    Vou adorar esses 30 dias de festa!
    É muito bom conhecê-la um pouco mais!
    Bejocona

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sandra!

    Como foi bom saber da sua trajetória profissional e principlamente, pessoal. É bom saber que existem pessoas que se preocupam com o próximo e que as tratam com o devido valor que merecem. Sinto muita falta disto neste mundinho...

    Obrigada pela visita e pelo carinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sandra
    O segundo dia de celebração foi show de bola, com o seu depoimento em relação à sua ascenção profissional! Olha, meus parabéns, a sua bagagem de vida no campo profissional é de uma riqueza infinita. Agora vamos esperar as outras entrevistas.
    Foi bom também pq pude comparar o que eu escrevi como que é realmente "Projetar Pessoas". Acho que não fugi muito do tema, não. Vamos aguradar o dia 9.
    Continuo parabenizando a sua iniciativa, pois isso só agrega conhecimentos de qualidade à blogosfera.
    Beijos , minha querida, e continuo aqui torcendo pelo seu sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha,
    Em tempo, você é muito linda. Adorei a nova fotografia. Pensei que vc fosse bem altona, mas outro dia vi que vc tem a mesma altura que eu(1,62m). Essas baixinhas são danadas...rsrsrs...
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sandra! Que continue por muitos e muitos anos!
    O Transmimentos fez 8 anos, falei disso na postagem. É muito tempo, um tempo muito gratificante!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a você e ao blog!!!
    Mesmo sendo uma mulher moderna e inteligente não deixou de ser mãe, mulher, continuando a acreditar no ser humano e a projetar pessoas!!!
    Tudo na vida pode passar, mas o que deixamos na vida das pessoas isso jamais passa e vira um memorial diante dos homens e de Deus!
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  10. Sandra querida, tu é linda!!! UAU!
    Adorei seu depoimento, principalmente o item 4, foi o que mais me tocou. Posso te admirar mais um pouco agora??? Acho que te admiro mais a cada dia que passa. Eu me sinto privilegiada em ter te encontrado pela blogosfera, porque num é todo dia que surge pessoas tão queridas e especiais em nossa vida como vc.
    bjokitas com master carinho!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra

    Muito legal saber um pouquinho mais de você...
    Quero te parabenizar pelo Blog que está prestes a fazer 1 aninho, te deixar um beijo e desejar uma semana cheia de felicidades.

    Ani
    http://cristalssp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi linda, que legal essa postagem assim mostra o quento vc é uma pessoa + que especial adorei.
    Tem sorteio novo na área, PARTICIPA !!!!!!!

    Te espero por lá viu.
    Vou aguardar sua visitinha.
    Meus cantinhos:
    Blog 1= ( http://plantaodabeleza.blogspot.com/ )
    Blog 2= ( http://minhasdivaspop.blogspot.com/ )
    Blog 3= ( http://coloridas-artes.blogspot.com/ )
    /(,")\\
    ./_\\.
    _| |_................Beijossssssssss simara

    ResponderExcluir
  13. A amiga de faculdade Etienne me enviou pelo FB:"Parabéns pelas respostas que retratam a sua beleza interior. Seu interior é lindo! Sucesso! Bjs"

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Sandra! Conteúdo de boa qualidade é ótimo na blogosfera, e isso a gente acha aqui.
    beijoooo

    ResponderExcluir
  15. Sandra,

    Gostei de conhecer um pouco da sua história. Parabéns pelo post!

    Girassóis nos seus dias.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns prá você!!!
    Hoje dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.
    Obg por caminhar junto comigo nas letras...
    Bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!
    Parabénsss!!
    Que seja o 1º ano de muitos outros.
    felicidades

    Bjss♥ e Paz!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo seu blog!

    Adorei o que você preparou para celebrar o aniversário do cantinho. Parabéns pela iniciativa. Sempre que possível venho aqui ler os testemunhos dos participantes.

    Gosto muito do conteúdo do teu blog, para mim está perfeito e desejo muitos e bons anos de vida.:)

    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  19. Recebi da minha grande amiga Érica Santos, por sms, a seguinte mensagem:" Amiga, estive no blog e estou acompanhando a publicação das entrevistas. Adorei a sua, me emocionei muito com a história da Sayonara. Estou muito feliz por você, beijos e carinho"

    ResponderExcluir
  20. Recebi do amigo Guido Garcia D Angelo pelo FB: "Tentar fazer com que evoluam e fazer um mundo melhor???? Creio nisto.."

    ResponderExcluir
  21. Recebi via twitter do marcelomm77:
    "Oi, bacana seu blog, gostei da idéia dos momentos de "projeção". Abraços e boa semana!"

    ResponderExcluir
  22. Olá, querida
    Sigo acompanhando com carinho essa iniciativa em prol do pojetar... hoje em dia, um belo e realizável projeto é imprescindível...
    Bjs de paz e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  23. Olá Sandra,

    Adorei seu blog!!!!

    Já votei também para ser o TOP 1, rsrsrsr

    Bjus

    Santoro

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde amiga Sandra Portugal

    Neste momento que seu Blog caminha para as 100.000 visualizações que é um marco interessante.
    Deixo aqui meu abraço pela sua luta e competencia.
    Viva as mulheres.

    ResponderExcluir
  25. Sandra,que legal sua ideia de se entrevistar em seu blog!...rss...essa foi bem criativa e adorei as respostas,principalmente a história da menina na piscina!Comovente!Parabéns pelos 2 anos de blog e vou participar da BC com certeza!bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir