Estudos recentes mostram que,
assim como dizer “Bom dia”,
os elogios podem fazer a diferença entre um ambiente de trabalho criativo e outro não.
Não tem quem não goste: de um elogio.
Hoje já se sabe que o efeito é transformador e muda o comportamento.
Algumas empresas já perceberam isso.
Uma pesquisa inglesa comprovou: nas empresas onde o elogio é incentivado, o ambiente de trabalho melhora e até a produção aumenta.
No Brasil, a idéia começa a ser discutida.
Uma frase curta tem poderes mágicos: “Bom dia”.
Os especialistas em recursos humanos dizem que o cumprimento não é só formalidade, mas o primeiro passo para um bom trabalho de equipe.
“Se é confortável, até sua produtividade fica mais evidente.
Você se sente confortável para ter idéias e levá-las às pessoas, porque você percebe que o ambiente é amistoso”, explica a consultora de recursos humanos Regina Gonçalves.
Estudos recentes mostram que, assim como o “Bom dia”, os elogios podem fazer a diferença entre um ambiente de trabalho criativo e outro não.
Uma pesquisa feita na Inglaterra mostrou que elogiar o esforço costuma dar melhores resultados do que enaltecer outras qualidades como a inteligência, a beleza ou a formação de uma pessoa.
Mas, para dar certo de verdade, o elogio precisa ser sincero e de preferência não vir da avaliação de uma pessoa só, no caso o chefe.
Bom é quando ele expressa a opinião do grupo.
“O elogio bem feito diz para a equipe o que o chefe ou aquela organização quer das pessoas.
Uma pessoa sem receber crítica ou sem receber elogio é uma pessoa sem rumo dentro da organização.
Ela não sabe se está fazendo o trabalho dela bem feito, não sabe se é aquilo que a empresa espera dela”, reforça Dimas Facioli, especialista em RH.
Estudantes de Franca, no interior de São Paulo, pintaram a cara e saíram às ruas para pedir que as pessoas elogiem mais.
Aonde chegam os alunos começam uma corrente de elogios.
O resultado é surpreendente.
A vendedora Ida Oliveira adorou: “Deixa a gente mais alegre”.
O motivo fica claro na hora, e a chefe admite: “No meu dia a dia eu costumo criticar mais, infelizmente”.
Uma dica para os chefes: critique em particular, elogie em público, mas sempre com critério.
Quando junto, o elogio é, antes de tudo, uma ferramenta a serviço de um bom líder.
“A pessoa se defende toda vez que é criticada.
Mas toda vez que é elogiada, ela vai zelar cada vez por aquilo para se mostrar melhor”, diz a psicóloga Andrea Richinho Cruz.
“O funcionário toma uma iniciativa na qual ele sabe que ele agiu, mas ele nem esperava tanto aquele elogio.
Aquela é a hora certa, principalmente quando ele está um pouco desmotivado, quando ele está meio triste.
Aí você o traz para você e elogia.
É igual a um casamento.
Você está longe da esposa há muito tempo, você vê que ela está triste e traz um elogio para ela ficar feliz e alegre.
Na empresa dá certo, sem sombra de dúvida”, compara o gerente de loja Rogério Peixoto.
Para os especialistas, o elogio nunca foi hábito na cultura empresarial brasileira.
Por isso, o reconhecimento pelo trabalho bem feito é tão difícil.
Reportagem da manhã do última dia 20/05/11 do Jornal Bom Dia Brasil da Rede Globo de TV.
Antes um 'bom dia' sincero, a um elogio forçado,
ResponderExcluirMas que esses pequenos gestos mudam a rotina, o ambiente e o humor, mudam,
Um beijo
Eu assisti essa reportagem ... e acho que realmente um "bom dia" ou um simples elogio pode fazer muita diferença :D
ResponderExcluir;*
@viihrs
@SubindoNoSalto
subindonosalto.com
Sandra,
ResponderExcluirelogio é um reforço positivo poderoso, em público então nem se fala!
bjo grande flor :)
Quem não gosta de um elogio não é verdade?
ResponderExcluirSabe tão bem!
E gosto de elogiar também.
Por aqui os chefes não gostam muito de elogiar! :(
Aqui gostam mais de criticar e muitas vezes sem razão e desanima as pessoas que aqui trabalham.
Beijos
Oi sandra!!! otimo post..olha,educação é tudo, gentileza tb!!Bom seria se tds colocassem isso na pratica,n era??
ResponderExcluirbeijos e uma otima semana!!
;-)