quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projetar Pessoas por Paula Couto





1-Perfil do Entrevistado –

-nome:  


Paula Couto

-atividade desempenhada: 

Executiva na área Administrativa e Financeira de uma multinacional europeia no setor da indústria; e  voluntária no setor de produção têxtil de uma instituição religiosa.

-descrição de sua experiência/perfil.  

Atuante no mercado de trabalho de 1989, com 15 anos de idade. 
Iniciou sua carreira em uma empresa nacional de porte médio, uma Engenharia de Sistemas, como Assistente da Diretoria de Desenvolvimento.   
Em 1995, migrou para uma multinacional alemã do setor automotivo como Assistente da Diretoria Comercial. 
Em 2001 foi transferida como Assistente da Diretoria Geral para esta multinacional onde atua até hoje como gestora na área Administrativa e Financeira.

-se possível, remeter uma foto; 

Sandra, por questões estritamente profissionais prefiro não revelar minha identidade.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?  

É acreditar e investir no talento e capacidade do ser humano, seja qual for a carreira que o indivíduo queira seguir. 
Todos têm um bom talento para explorar e tornar o mundo melhor. 
É importante identificar este talento e aprimorá-lo.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetada enquanto pessoa.  

Entrei nesta multinacional em que estou hoje através de uma colega de trabalho. 
Éramos da mesma empresa e trabalhávamos uma ao lado da outra, porém, os segmentos de produto eram completamente diferentes. 
A divisão do segmento dela estava passando por uma fusão e a divisão do meu segmento estava encerrando suas atividades aqui no Brasil. 
Havia a possibilidade d’eu me desligar do Grupo. 
Ela pediu meu currículo, apresentou-o para a chefia dela e mais: recomendou-me com genuíno entusiasmo. 
Após curta entrevista com o principal executivo, fui contratada! 
Sou grata a ela por ter me projetado em algo para o qual eu jamais sonhava. 
Nesta multinacional onde trabalho, tenho sólidas e belas realizações – tanto pessoais quanto profissionais. 
Sempre lembro dela, que acreditou no meu talento. 
Do fundo do meu coração, obrigada Jacque!

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa.  

O escritório onde trabalho precisou contratar uma recepcionista temporária com urgência. 
Para ingressar lá, exige-se no mínimo o idioma inglês. 
Porém, como tínhamos urgência, contratamos uma moça temporária sem o idioma. 
Após 3 meses exercendo a função, eu e algumas pessoas notamos que ela tinha potencial. 
Fui uma incentivadora a contratá-la porque identifiquei que ela era de origem humilde: não teve oportunidade financeira de aprender outro idioma e de se aprimorar além de um curso de graduação; e, além disso, tinha de ajudar seu marido nas despesas da casa. 
Contratando-a, acreditando em seu talento e investindo em treinamento, acreditei ser uma boa oportunidade para ela se aprimorar e se desenvolver cada vez mais. 
A empresa investiu em treinamentos diversos, vivências diversas como viagens e passeios, e, principalmente em diversas modalidades cursos de inglês. 
De minha parte, também exerci o papel de coach procurando orientá-la sobre etiqueta profissional, treinando-a constantemente em processos administrativos, etc... 
Três anos se passaram e a moça não aprendeu inglês, não aprimorou seus conhecimentos administrativos, não refinou sua postura profissional e, para agravar ainda mais a situação: chegava atrasada quase todos os dias, faltava, recusava ajudar alguns colegas de trabalho dependendo da posição. 
Foi dispensada, claro. 
De minha parte, foi experiência e aprendizado marcante, pois pude contribuir para a projeção de uma pessoa, que não queria ser projetada. 
Senti-me frustrada com o resultado, mas aprendi que Projetar Pessoas não é individual. 
Há, no mínimo, duas pessoas envolvidas e as duas têm de querer: o Projetor e o Projetado. 
É uma troca! 
É caminhar junto.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas. 

Uma mensagem para os leitores do Projetando Pessoas:  
Descubra o seu talento, invista nele e ame o que você faz! 
A realização profissional – seja qual for a carreira – só é plena quando se ama o que se faz. Porque amando, há o desejo de aprimorar. 
Aprimorando atinge-se a excelência!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando.  

Gostaria muito de ler artigos sobre o período sabático e também ler sobre as experiências daqueles que deram um tempo na carreira para "ver" a vida através de outra maneira, através de outras vivências. 






















Navegando pelos blogs de Culinária, um dia encontrei o requintadíssimo blog da Paula Couto, o Blog
Executiva de Panela , www.executivadepanela.com.
Fiquei muito tempo admirando cada detalhe, as decorações de mesa, de ambientes, de pratos, as receitas práticas e delíciosas e literalmente fiquei saboreando cada forma de expressão dos artigos publicados.
Nascia ali naquele instante "uma linda amizade virtual", uma admiração imensa por uma Executiva de Panela, uma linda figura humana por trás de um avatar, que preserva a sua identidade profissional, mas que demonstra claramente um gabarito enorme, um preparo, uma formação, que me impressiona.

Por isso, Paula é a minha convidada de hoje, para compartilhar com vocês tudo o que tenho certeza a paula projeta por aí!
Paula Executiva de Panela Couto agradeço humildemente cada uma das palavras que você me endereçou por email sobre o Projetando Pessoas, guardarei com muito, muito carinho na minha caixinha de melhores recordações!

5 comentários:

  1. Não conheço o blogue da Paula, mas achei interessante a entrevista.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Querida Sandra, muito obrigada pela oportunidade de contribuir com o Projetando Pessoas - este blog sobre gestão que admiro e gosto muito. Muito obrigada também pelas belissimas palavras ao final da entrevista. É uma alegria para mim encontrar pessoas como você neste Planeta! Vamos caminhando em favor do bem! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Sandra,parabéns pela excelente entrevista!Gostei muito de conhecer a Paula!Bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  4. Dois amigas quando se encontram, dá neste super post! Pena não ver o rostinho da amiga/cliente Paula! Tudo bem! Compreendemos...

    Sandra, acho que a cozinha é uma terapia para Paula, e quem ganha somos nós cá do outro lado. Grata por oportunizar euzinha de conhecer o outro lado da Executiva da Panela.

    Parabéns as duas!

    Beijos Ternurasssss

    ResponderExcluir
  5. Oi... vim retribuir a visita da BC e fiquei encantada com teu blog. Quanta informação super útil! Quanta leitura maravilhosa! Se não se importar, vou copiar algumas dicas e repassar aos meus colegas de trabalho. Amei e vou ficar rsrs
    bjs
    http://larfamiliaecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir