quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projetar Pessoas por André Barcaui


 
 
 
 
1-Perfil do Entrevistado:
 

André Barcaui, consultor com mais de 15 anos de experiência gerencial, psicólogo clínico com formação em terapia cognitivo-comportamental e ex-executivo de grandes empresas (IBM, HP, ESI). 
Certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute, PMP pelo Project Management Institute, Doutor em Administração pela UNR e Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF. 
Coordenador dos MBAs de Gerência de Projetos e Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela FGV-RJ. 
Palestrante internacional e autor de diversos artigos e livros na área gerencial/comportamental, dos quais se destacam "Gerente também é Gente" e "PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio" pela Ed.Brasport e "Gerenciamento de Tempo em Projetos" pela FGV Management. 
 
2-Para você o que é Projetar Pessoas?

Projetar pessoas está necessariamente relacionado a ajudá-las a tirar o melhor de si mesmas. 
Para tanto, é preciso auxiliá-las também quanto ao auto-conhecimento, valores e pontos fortes, de forma a catalisar o que as diferencia e fortalecer seu lado emocional e comportamental em direção aos objetivos de vida e trabalho almejados.


 3- Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa, ou cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:
Me considero um afortunado sob vários aspectos. 
Dentre eles as pessoas que a vida me apresentou, que tive e/ou tenho a chance de conviver e trabalhar. 
Em primeiro lugar cito meu pai. Exemplo número um p/mim enquanto homem honesto, digno, extremamente inteligente, com valores fortes, mas ao mesmo tempo, leve, de excepcional bom humor e um amante da vida no sentido stricto-sensu. Aprendo com ele desde que nasci. 
Minha filha, apesar de mais nova, também me ensina todos os dias a olhar a vida sob um outro prisma, de uma outra geração e com uma sabedoria invejável sob vários aspectos. No âmbito profissional (que acaba influenciando também no pessoal), mesmo correndo risco de ser injusto, tive a chance de conhecer e aprender com pessoas como: Paulo Ferrucio, Evanir Philipi, Edson Pereira, Lynn Smith, dentre outros. 
Tive chefes excepcionais e alguns nem tanto. 
Mas mesmo as experiências negativas nos ensinam. 
A experiência é sempre válida e cabe a nós tirar proveito das contingências que a vida apresenta.

 4-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas

Não sou muito bom de mensagens e nem gosto de usar frases prontas, mas neste caso vou abrir uma exceção e citar o teólogo americano: "Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar o que posso, e sabedoria para saber a diferença".

 5-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog
Acho que é sempre interessante discutir a projeção de pessoas sob a ótica das diferentes gerações, dificuldades, oportunidades e desafios em cada momento da vida. 
Como utilizar a emoção de cada um, da melhor forma, no sentido do atingimento de objetivos.

______________
André Barcaui
Coordenação Acadêmica 
FGV-RJ

É com muito orgulho que recebo Barcaui no Projetando Pessoas!!
Tive a honra de atuar em parceria com esse grande executivo, ainda nos tempos em que ele trabalhava numa das grandes multinacionais citadas por ele nesse post. Ele como fornecedor e eu como cliente.
Foi um projeto e tanto!
Depois quando ele ousou mudar o rumo de sua carreira, fiquei observando sua trajetória com muita admiração e celebrando a distância cada uma de suas conquistas.
Tenho hoje um exército de profissionais, amigos, componentes de times que gerenciei e ou gerencio, que têm por Barcaui respeito de MESTRE, quase idolatria!
Para quem sonha em voar outros vôos, sua história é um Case de Sucesso!
André Barcaui fiquei muito feliz em poder contar com seu testemunho de projeção de carreira, de vida e de pessoas!

2 comentários:

  1. Retribuindo a visita Sandra. Não poderia deixar de ler e entrevista do meu professor :).

    ResponderExcluir
  2. Um professor que fez a diferença para mim e muitos outros.

    ResponderExcluir