quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projetar Pessoas por Américo Diniz




1-Perfil do Entrevistado -
Américo Diniz, Executivo de TI e pai e marido e cozinheiro e ...
Trabalho há mais de 30 anos com tecnologia, sendo os últimos 12 anos atuando na gestão. Tenho uma tendência forte de delegar, não me estresso facilmente, pressão é normal para mim, tenho uma forte empatia com meus usuários, gosto de desenvolver parcerias, sou calmo, honesto, lógico e persistente;

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
Me permita utilizar o dicionário:
Projetor: adj. e s.m. Que projeta.
Aparelho utilizado para mostrar figuras sobre uma tela.
É permitir que as pessoas apareçam, estejam à vista.
Em sua forma mais simples, um projetor consiste em uma lâmpada (a pessoa), um refletor que concentra a luz (atitudes, posturas), uma lente de focalização (gestor) e uma lente projetora (projeto, apresentação, trabalho etc.)
Permitir que as pessoas exerçam naturalmente seus talentos, incentivá-los, lapidá-los; Corrigir os defeitos e posturas, permitindo que estas cresçam e alcancem objetivos por elas escolhidos.

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: Projeto de implantação do SAP: atuava como líder técnico e buscava manter o alinhamento entre o negócio e o projeto. Houve uma mudança na gestão do projeto e fui convidado a assumir a gestão do mesmo. Quem proporcionou isto foi o próprio diretor do projeto, que vendo a minha disposição em atingir os objetivos, sem perder de vista o negócio, me conduziu até a gerência do projeto. Esta mudança foi fundamental para eu ser promovido a gerente ainda durante o projeto.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa: A minha maneira de gerir é através de exemplos e delegando muito, cobrando sempre a responsabilidade de prazos, condutas e atitudes. Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas muito capacitadas (brilho nos olhos e faca nos dentes) e a minha maior vitória foi vê-los assumirem cargos gerenciais, muito em função da exposição a que eu os “forçava”.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas: Você realmente sabe algo até que a ensine a outra pessoa.

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog: um pouco de mentoring, coaching, experiências vividas que trazem algum aprendizado na vida profissional. Gosto desse mix.
 

2 comentários:

  1. Linda entrevista. Gostei e ele acrescentou boas idéias para esse ano para teu blog. beijos,chica

    ResponderExcluir