quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Conta-corrente emocional






Todos nós sabemos o que é uma conta bancária financeira. 

Fazemos depósitos e acumulamos reservas que nos permitem realizar saques quando necessário.

Uma Conta Bancária Emocional é uma metáfora que descreve a quantidade de confiança que se acumulou em um relacionamento.

Cuida da sensação de segurança que se tem com outro ser humano.

Se eu fizer depósitos na Conta Bancária Emocional que tenho com você, através da cortesia, gentileza, honestidade e observação dos compromissos que assumi com você, estou fazendo uma reserva.

Sua confiança em mim torna-se maior, e posso contar com esta confiança sempre que for preciso.

Posso até cometer erros que o nível de confiança, a reserva emocional, os compensará.

Meu modo de comunicar as mensagens pode não ser claro, mas você compreenderá o sentido, de algum modo.

Você não me considerará um "eterno ofendido".

Quando a conta da confiança é alta, a comunicação é instantânea, fácil e eficaz.

Mas se eu tiver costume de demonstrar falta de cortesia, desrespeito, desatenção, desconsideração e arbitrareidade; se eu trair a sua confiança, interromper suas conversas, ameaçá-la ou bancar o dono da sua vida, minha Conta Bancária Emocional vai ficar no vermelho.
O nível de confiança atinge um nível muito baixo.

Neste caso, que flexibilidade me resta?
Nenhuma.

Estou andando num terreno minado.
Preciso ser cuidadoso com tudo que falo. Medir cada palavra.
Viver tenso, fazer média, evitando ser pego de surpresa.

Muitas organizações estão cheias disso.
Muitas famílias estão cheias disso.
Muitos casamentos estão cheios disso.

....

Você precisa conseguir um equilíbrio positivo para dialogar sobre assuntos delicados.

O que aconteceria se você começasse a fazer depósitos na conta deste relacionamento?

Faça uma pequena gentileza..

Escute apenas e tente compreender.

À medida  que estes depósitos genuínos continuam a ser feitos, eles começam a aumentar seu saldo.
Você sai do vermelho.

Construir e reparar relações são investimentos a longo prazo.



Você já leu "Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes" de Stephen Covey?



8 comentários:

  1. Oi Sandra ótimo post-faz me lembrar aquela famosa frase-Gentileza gera gentileza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. bom dia querida !
    Vim aquui sei que é para sair sempre informada...gosto muito da sua criatividade...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sandra
    Adorei o post e como ele é imprescindível hoje em dia...Me veio a memória, a máxima: é dando que se recebe!
    Bom dia!!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Sandra!

    Já li faz um bom tempo, achei os exercícios/práticos excelentes! Acho que ando precisando reler... É um tipo de livro bom p/ algumas consultas também, por este motivo nunca me desapeguei dele.

    Uma excelente semana p/ vc!

    Beijooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra;

    Adorei! E não é que tem razão? Se não cuidarmos da nossa conta bancária emocional entramos em falência, em crise. É preciso todos os dias acumular um pouquinho de amor, respeito, carinho, compreensão para ela se manter activa:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderExcluir
  6. Post maravilhoso.

    Nunca tinha visto dessa forma mas é verdade!
    Quanto maior for a nossa consideração por uma pessoa menor nos pareceram seus erros.

    Beijos
    Um dia muito feliz

    ResponderExcluir
  7. Querida, que bela postagem.
    "Construir e reparar relações são investimentos a longo prazo." Quanta verdade impressa nesta frase.
    Valeu pela reflexão.
    Tenhas dias ensolarados e felizes.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra!
    É verdade, mas não é tarefa fácil, pois tudo tem sua bilateralidade. Você ser sozinho em uma relação o fiel da balança, cansa, mina qualquer relacionamento.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir