quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fadiga, Exaustão, Estafa e Esgotamento

Exaurir significa esgotar completamente. 

Em termos contábeis, a exaustão se relaciona com a perda de valor dos bens ou direitos do ativo, ao longo do tempo, decorrentes de sua exploração (extração ou aproveitamento).



Estima-se que quase 10 em cada 100 pessoas sentiram, sentem ou irão sentir cansaço excessivo por mais de 6 meses ao longo de suas vidas.

A maioria das pessoas com fadiga, exaustão, estafa e esgotamento tem seus níveis de atividade geral bastante prejudicado, apresentam depressão mesmo que em níveis discretos, tem o sono insatisfatório e, devido ao seu estado geral, maior dificuldade em lidar com situações estressantes da vida. 
Outros sintomas da fadiga e exaustão incluem:
fadiga e exaustão
- Grande cansaço, fadiga, exaustão ou esgotamento, como se suas energias tivessem sido sugadas,
- Ter que aumentar o esforço para tentar manter o mesmo nível de ânimo e força que tinha anteriormente,
- Perceber que ocorreu uma significativa queda ou mesmo perda de suas capacidades de trabalho, sociais, de relacionamento e de lazer,
Causas da Fadiga, Exaustão, Estafa e Esgotamento
Para fins práticos, existem quatro grandes caminhos para que alguém sinta chegue na estafa.


O primeiro caminho da estafa é o das doenças específicas, com anemia, depressão, alergias, doenças reumáticas, cardíacas ou pulmonares, entre inúmeras outras.

O segundo caminho da estafa é a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). O "síndrome” é utilizado porque a SFC não é uma doenças única, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam alterações de vários órgãos do organismo.

O terceiro caminho da estafa é a Síndrome do Burnout, um tipo bastante específico de estresse emocional que acaba levando à exaustão.

E o quarto caminho da estafa é a Desnutrição Celular, a falta ou baixa de nutrientes como vitaminas, minerais ou aminoácidos.

Em qual estágio você está???

OBS de 02/11/2011: de um recorte de artigo guardado, desconheço a autoria, desculpe!Se alguém conhecer a autoria, por favor me avise que incluirei imediatamente!

OBS de 28/07/2012: recebi em 28/07/12 um importante comentário o Dr Cyro Masci, médico ortomolecular de SP, que apresenta um excepcional trabalho em sua Clínica Masci e em seu site. Através desse comentário pude identificar a autoria do artigo publicado em 02/11/2012 no blog, que indico a seguir o link: http://www.vitalidadeintegral.com.br/si/site/0301/.
Tinha a matéria num arquivo word recebido num email, sem autoria.
Agradeço o esclarecimento e desde já parabenizo o Dr Cyro pelo trabalho! Visitarei com frequência o site para conhecer seus estudos a respeito. Muito obrigada!


PS: 
Estou muito feliz pois o ProjetandoPessoas já está nos TOP 30 do 2o. Turno do Top Blog 2011!!!

Isso significa que de 1.247 blogs concorrentes , fiquei entre os 100 mais votados no 1o. Turno e que agora, desses 100 blogs finalistas, já estou entre os 30 mais votados no 2o. Turno!!!! 

Preciso estar entre os 3 melhores classificados até 22/11 para conquistar o prêmio! 
Será que consigo? 
Conto com a ajuda dos meus seguidores e de suas redes de divulgação!!
Para votar é só clicar no selo TOP BLOG no canto superior direito dessa página. Obrigada!

3 comentários:

  1. Sandra querida,

    Já passei por estafa e exaustão, desenvolvi alergia. Um médico me disse para optar entre saúde e trabalho! É terrível! mas curei-me!
    Girassóis nos seus dias. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Você é sempre um sopro de energia. Obrigada por esta postagem. Precisava ler algo assim.
    beijinho

    ResponderExcluir
  3. O texto original está em
    http://www.vitalidadeintegral.com.br/si/site/0301/p/estafa
    abraços, Cyro Masci

    ResponderExcluir