terça-feira, 29 de novembro de 2011

Media Training

 foto do google

 foto do google

Você já se imaginou andando na rua e, de repente, encontrar um reporter da TV com um microfone na mão, um câmara-man com o foco em você, e num passe de mágica você está no ar, em cadeia nacional?

Você já se imaginou trabalhando e, de repente, atender seu telefone, e é um jornalista querendo uma matéria, uma entrevista para uma revista?

Já pensou se você tivesse que fazer aquela entrevista cara-a-cara com Marília Gabriela?
Virasse político e tivesse que participar de debates televisivos?

Você já observou nos tele-jornais entrevistas aonde você pega uma série de furos, pessoas que não sabem para onde olham, não sabe aonde colocam as mãos, têm um discurso decorado que fica horrível no ar e se desconserta se as perguntas saem do script?

Você já se deu conta que na mídia escrita muitas palavras podem ser distorcidas, terem seu contexto, seu significado completamente alterado, e o entrevistado não tem o direito de desmentir, e se o faz, fica pior?

Qualquer uma das situações acima é de fazer tremer nas bases qualquer ser humano, e creio que mesmo os mais capacitados, experientes e descolados, devem ter situações em que ficam suando frio!



Vocês sabem o que é Media Training?
Media Training é um treinamento para capacitar políticos, executivos, cientistas, advogados para exercerem 
o papel de debaterem, apresentarem, discursarem, seus papéis profissionais, representando suas teses, seus empregos, suas empresas em circunstâncias como as descritas acima.


Não é fácil controlar suas idéias, passar seu tema, em curto espaço de tempo, com câmaras, luzes, filmagens, microfones, repórteres, tenho completo domínio da matéria, marcando presença, sem cometer erros de linguagem, de postura, e fazer bonito!


Ou seja controlar a entrevista, controlar a mensagem, controlar o resultado!


Relembrando os momentos marcantes da minha carreira, repassando minhas melhores experiências e aprendizados, resgatei um curso que fiz no ano 2000 (há quase 12 anos atrás!!!).
Na época trabalhava numa empresa cujos acionistas eram franceses, ingleses e americanos.
Pertenci ao primeiro grupo de executivos brasileiros contratados para o lançamento dessa empresa.
A idéia era capacitar os brasileiros para serem os representantes dos executivos estrangeiros em todo tipo de entrevista. 
No meu caso, estava sendo formada para acompanhar minha chefe francesa, a CIO da empresa, em todos os eventos de inauguração de sedes da empresa, em entrevistas para jornais, revistas especializadas e matérias para TV.
Passei 2 dias em um hotel, com um grupo de gestores, recebendo teoria e assistindo filmes de entrevistas nos mais diversos tipos de situações, erros e acertos, pegadinhas, o que já deixou muito entrevistado em maus lençóis, as maiores gafes das mais diversas mídias, etc.
Também foram abordados assuntos referentes a como se vestir, se maquiar(para as mulheres), postura para entrevistas em pé, sentada, entrevista por telefone, empostação de voz, como evitar vícios de linguagem,etc.


No segundo dia, ao retornar do almoço, fui uma das primeiras a voltar para a sala de treinamento.
Quando abri a porta do Salão de Convenções do Hotel, levei um dos maiores sustos da minha vida:
As luzes refletiam, surgiu na minha frente, vindo do teto, um microfone desses que se coloca à distância e apareceu bem na minha direção me bombardeando de perguntas, nada mais, nada menos que a Leilane Neubarth!!!!! E atrás dela uma câmera dessas da Rede Globo!


Jamais podia me imaginar nessa situação, nem mesmo estando no treinamento!


Leilane é carismática, tem uma presença bem marcante, é linda, tem um vozeirão e me deixou quase em estado de choque!
Havia uma sala preparada nos moldes do Jornal Nacional, ou do Jornal Bom Dia RJ, que ela apresentava na época.
E eu me vi sentada naquela cadeira, conversando com ela, sendo filmada e testada como "provão final de curso".

Leilane Neubarth - foto do google

De verdade, encaro isso hoje como uma experiência exótica para a minha carreira, um ponto meio fora da curva, que fez bastante sentido naquela época, e que, no CV, ficou o registro do aprendizado.

E depois disso eu me tornei mais compreensiva com quem se vê na Globo sendo entrevistado!!!

3 comentários:

  1. olá! Como está a sua mãe?
    Beijinho doces

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, vim retribuir a visita e te conhecer melhor, menina que matéria, ..... nossa fiquei pensando em suas palavras é tudo verdade, nós nunca pensamos quanto se fica nervoso mesmo os experientes, rsrsrsr Parabéns pelo seu blog! Vou te acompanhar!
    com carinho, Vivi
    vivipinge.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,
    acabamos de nos conhecer e você já tem um presentinho lá no meu blog, acesse e descubra!
    Com carinho, Vivi


    vivipinge.blogspot.com

    ResponderExcluir