quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Na vida, todos precisamos de professores...


Em 2004 li um livro bem impactante, desses que já comentei por aqui, não saem da estante de prediletos, daqueles que vez por outra releio um ou outro capítulo, para lembrar das fortes emoções às quais a leitura me remeteu.

A última grande lição, O Sentido da Vida, de Mitch Albom é um relato de um jornalista sobre uma experiência própria, daquelas que em nosso cotidiano vivemos e só valorizamos algum tempo depois!
Um relato de um encontro com seu professor mais marcante, seu guru, para a sua lição mais importante.


"Desde a primeira vez que vi  Morrie no "Nightline", fiquei imaginando que sentimentos o teriam assaltado quando soube que a morte estava iminente.

Teria ele arrependimentos?
Teria lamentado a perda de amigos?
Desejaria ter agido de forma diferente?

Se eu estivesse no lugar dele, perguntei-me egoisticamente, perderia tempo lastimando tudo o que perdi?
Me arrependeria dos segredos que guardei? 


Quando falei nisso a Morrie,ele confirmou.
-É o que preocupa todo mundo, não é?
E se hoje fosse o meu último dia na Terra?
-Examinou meu rosto e talvez tenha visto nele a ambivalência das minhas opções.
Eu me imaginava caindo um dia sobre a mesa de trabalho, em cima da matéria que preparava, e os meus editores pegando-a enquanto os enfermeiros e médicos levavam meu corpo.
...
-Mitch, a cultura não nos ajuda a pensar nessas coisas quando a morte ainda parece longe. Vivemos tão enrolados em objetivos egoístas, carreira, família, ter dinheiro, pagar a hipoteca, comprar carro novo, consertar o aquecedor. 
Vivemos envolvidos em trilhões de pequenas coisas apenas para continuar tocando para a frente. 
Por isso, não adquirimos o hábito de dar uma parada, olhar nossa vida e dizer: é só isso?
É só isso que eu quero? 
Não está me faltando alguma coisa?
 
-Precisamos que alguém nos empurre nessa direção. 
Não é coisa que venha automaticamente.
Eu sabia o que ele estava dizendo.
Na vida, todos precisamos de professores.
E o meu estava ali na minha frente.
 
Ótimo, pensei. 
Se eu ia ser o aluno, então seria o melhor que pudesse.

....Fiz uma lista de assuntos e de dúvidas que nos preocupam a todos, de felicidade a envelhecimento, de procriação a morte.
...
Cuidar dos outros ou cuidar de nossa "criança interior"?
Voltar a cultivar os valores tradicionais ou repelir a tradição como inútil?
Buscar sucesso ou buscar simplicidade?
Simplesmente dizer não ou simplesmente fazer?


Morrie, meu velho professor, estava em pé nos trilhos, escutando o apito da locomotiva da morte e sabendo com muita clareza o que é importante na vida.


"Pergunte-me o que quiser", Morrie dizia sempre.

Então fiz a lista de assuntos:
Morte
Medo
Envelhecimento
Cobiça
Casamento
Família
Sociedade
Perdão 
Vida Significativa"


E o livro transcorre sobre cada um desses tópicos.
Um belíssimo livro!

A última grande lição
O sentido da vida
Mitch Albom
Editora Sextante


3 comentários:

  1. Acho que a vida é um aprendizado continuo e que podemos aprender com todos. Por mais dura que seja a lição - ainda assim é uma lição para nossa melhoria continua. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir
  2. OI Sandra,
    com certeza o livro deve ser muito bom mesmo. Transcorrer e fazer pensar sobre esses assuntos causa impacto.
    Realmente no corre corre emq ue vivemos não paramos muito para pensar nas coisas que valorizamos. Sempre parece que a orte está muito distante e que vamos ter muito tempo ainda para fazer o que realmente importa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,

    esqueci do
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir