domingo, 1 de maio de 2011

Ninguém é insubstituível!


Resgatei um email que recebi em 2008, com um texto de autoria de Célia Spangher.

Na época considerei receber essa análise tão interessante, como um presente!

Julgo que identificar e valorizar talentos humanos e talentos profissionais, no mundo corporativo, é o que diferencia os chefes dos líderes!

Muitas organizações substituem alguns profissionais e acham que todas as atividades continuam sendo feitas do mesmo jeito!

Em certos casos, até acontece!

Mas em muitos cenários a energia dissipada para restaurar o impacto da mudança, traz consequências intangíveis que, ao longo do tempo são atribuídas a outros ofensores, que não às decisões de mudança precipitadas ou desnecessárias (para o momento, ou para aquele contexto).

Profissionais são substituíveis, pessoas se tornam inesquecíveis!

Gênios, destaques, mentes brilhantes são insubstituíveis e inesquecíveis, pois fazem história!

As pessoas inesquecíveis, que se tornaram profissionais substituíveis, com o passar do tempo continuam presentes nas mentes de quem acompanha o profissional que o substituiu...

E nesse Dia do Trabalho, segue minha homenagem aos Trabalhadores que estão desempregados ou que já sofreram perdas irrecuperáveis em função de desemprego!

"Na sala de reunião de uma multinacional, o CEO nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e olhando nos olhos de cada um, ameaça:

"-Ninguém é insubstituível".

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.

Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça.

Ninguém ousa falar nada.

De repente um braço se levanta, e o CEO se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E o Beethoven?

- Como? - o CEO encara o gestor, confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível, e quem substitui o Beethoven?

Silêncio.

Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso.

Afinal, as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização, e que quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substitui Beethoven?

Tom Jobim?

Ayrton Senna?

Ghandi?

Frank Sinatra?

Dorival Caymmi?

Garrincha?


Santos Dumont?

Monteiro Lobato?


John Kennedy?

Elvis Presley?

Os Beatles?

Jorge Amado?

Paul Newman?

Albert Einstein?


Picasso?


(***ouso incluir aqui alguns talentos não citados: Madre Theresa de Calcutá, Elis Regina, Nara Leão, Maria Clara Machado, Leila Diniz, Elizabeth Taylor, ....)

Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem - ou seja - fizeram seu talento brilhar.

E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa.

Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar "seus gaps".

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se o Elder desmaiava, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico.

O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro.

Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se você ainda está focado em "melhorar as fraquezas" de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven
e Leozinho por serem surdos e Gisele Bundchen por ter nariz grande.

E na sua gestão, o mundo teria perdido todos esses talentos."

17 comentários:

  1. Fantástico Sandra!.. Com certeza é um grande erro pensarmos que pessoas são substituíveis.. cada ser humano tem a sua preciosidade em sua existência!

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, o título do pos me assustou mas confiei em ti e fui ler. Muito bom, ninguem substitui o Paul Newman mesmo!!!!!! Pena que pessoas sensiveis são consideradas fracas demais para cargos de liderança. Tenho certeza de que se a história fosse real e no Brasil o carinha da pergunta seria o primero a ser substituído!! bjs, bjs, estou sempre por aqui mesmo que nem sempre comente, tb tenho saudades. bjs, amiga! bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Há pessoas insubstituíveis, sem dúvida!

    Cada um com suas capacidades, seu talento, sua individualidade... e todos o que estão no post são insubstituíveis!

    Parabéns pelo post Sandra

    Por aqui existe muito a mania de dizer que ninguém é insubstituível e qualquer pessoa pode substituir outro.
    Eu acho que pode ocupar o mesmo lugar ... agora substituir!!!!

    Beijos
    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  4. Pra pensar mesmo.

    Todos somos ÚNICOS.


    Uma semana linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Xará!!!

    Que bom recebê-la no meu cantinho!!! Seja bem-vinda!!!

    Faz um tempo que estou por aqui lendo seus posts. Li o último e o anterior somente, pq senti que tenho que pensar nos dois. Não são textos pra se ler com uma passada de olhos apenas. São textos p refletir e, como vc disse, acomodar muitas coisas na massa cinzenta.

    Obrigada pela oportunidade de chegar até você!

    Beijão e ótima noite.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, já havia recebido este texto e adorei. Obrigado por compartilhar! Acredito que sim, pessoas são insubstituíveis, cada um é ÚNICO em seus talentos e valores, seja onde quer que estejam, fazem a DIFERENÇA, como VOCÊ! beijos, Erica

    ResponderExcluir
  7. Sandra,
    Desculpe ter andado um pouco sumida, mas até hoje estou por conta da mudança do meu apartamento. Ainda sem fogão e umas 50 caixas ainda por abrir. Graças a Deus, Ele me deu paciência. Agora,estou voltando gradativamente, morrendo de saudades dos meus amigos e amigas!
    Como te considero hiper versátil te escolhi para ser uma das recebedoras do Blog Versátil, que me foi dado pela Cátia do Blog Catia Bosso Poesias (http://catiabossopoesias.blogspot.com).Dê um pulinho lá no Amadeirado, na página "Selos & Cia" e pegue seu selo. Se puder cumpra as regrinhas para que possamos conhecê-la um pouquinho mais e indique de 5 a 15 blogs que vc considera versáteis!
    Beijos! Te adoro!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra adorei sua visita e amei seu blog e em especial essa postagem.
    Realmente somos únicos e as pessoas que mencionou acima são sem dúvida insubstituíveis.
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Belo texto!! na verdade, ninguém substitui ninguém- Cada um tem o seu valor ,o seu lugar e sua importância-e outros virão!!

    Obrigada por valorizar meu cantinho-a minha recíproca é verdadeira!!
    Bjs Rejane

    ResponderExcluir
  10. É realmente as pessoas são únicas, cada um tem um dom para uma coisa só que essa coisa pode ser igual ao que eu faço, só que cada um de seu jeito, por isso ÚNICO! Adorei o texto, arrasou ;) bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Vim agradecer a visitinha e estarei te seguindo para acompanhar os textos que já gostei!
    Xero!

    ResponderExcluir
  12. Penso que como gestores devemos ter um olhar para cada pessoa do time buscando identificar seus pontos fortes. Também que é necessário ampliar este olhar individualizado para o grupo e demosntar a ele a sua força e potencial de realização em equipe.
    Adorei o texto !

    ResponderExcluir
  13. Recebi pelo facebook a seguinte mensagem do amigo Márcio Amatto - "Ninguém é insubstituível!!!! Sandra Portugal , obrigado por compartilhar mais este texto! :-)"

    ResponderExcluir
  14. Grande fase do Elvis em live from Hawai .

    ResponderExcluir
  15. Grande fase do Elvis em live from Hawai .

    ResponderExcluir