sábado, 21 de maio de 2011

Stress no Trabalho

O problema de stress no trabalho atinge o mundo inteiro em diferentes níveis, alarmando cada vez mais os profissionais de saúde.

Uma pesquisa publicada na Grã-Bretanha mostra que o stress leva os empregados de empresas a faltarem cada vez mais ao trabalho, ou seja, quanto maior o nível de stress, maior a tendência de faltas no trabalho.

O stress costuma ser mais intenso entre pessoas na faixa etária de 35 a 44 anos. O problema aumenta ainda mais entre pessoas que permanecem no mesmo emprego por muito tempo, dado que atividades continuadas e sem mudanças ou desafios costumam aumentar o nível de stress.

Os mais estressados na Grã-Bretanha estão na enfermagem e no magistério. A pesquisa recomenda que os gerentes das empresas “elogiem e recompensem” seus funcionários ao invés de puni-los, para que o estresse no ambiente de trabalho diminua.

Outra pesquisa, realizada pela Fundação Britânica para o Coração – British Heart Foundation – mostra que o risco de doenças cardíacas é maior do que se esperava para as mulheres que levam vida sedentária. O estresse no trabalho, a depressão e a falta de alimentação adequada são os principais fatores que levam a ataques cardíacos.

De acordo com a Fundação, o estresse no trabalho – que afeta pelo menos um terço dos homens e mulheres – e a depressão podem prejudicar o coração, mas muita gente acaba piorando as coisas ao tentar buscar alívio. “Fumar, consumir bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, e passatempos como assistir à TV, infelizmente são fatores de risco que podem aumentar maciçamente o risco de problemas cardíacos”, disse o Professor Andrew Stepped, indicado pela Fundação Britânica do Coração para participar do estudo.

“Ficar se apressando para ir ao trabalho no dia a dia não é suficiente. Não é que as pessoas têm que começar a jogar squash imediatamente. Ir a pé de casa até a estação de trem e voltar de novo pra casa a pé podem dar às pessoas a meia hora de exercício físico diário de que elas precisam”, disse uma porta-voz da Fundação.

Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muitas pessoas. Um estudo da Universidade do Estado de Ohio mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar objetos.

Como é possível observar, são muitas as razões para ter cuidados especiais com a saúde, buscando amenizar os efeitos do stress no ambiente de trabalho, stress este que algumas vezes se mostra inevitável. Ele é um dos motivos que levam as empresas a contratar psicólogos para tornar o ambiente de trabalho menos hostil, e, portanto, menos estressante.

Carine Eleutério – Psicóloga CRP 06074/11

5 comentários:

  1. Na corrida contra o relógio, na escalada profissional, na busca de metas, estamos esquecendo do item mais importante: nós mesmos.

    Infelizmente

    ResponderExcluir
  2. Fabuloso esse texto Sandra.. eu como trabalho na área da educação sei perfeitamente como é a pressão e o qto isso nos afeta.. devemos sempre estar atentos para que o nível de stress não atinja tanto nossas vidas.

    Beijocas super em seu coração..
    Verinha

    ResponderExcluir
  3. Ei Sandra, boa noite
    O stress é a palavra da modernidade. Todo mundo anda estressado, especialmente quem trabalha fora, são submetidos a uma carga maior. São tantas cobranças, disputas, intrigas que é difícil não se estressar. Sobretudo quem está no mesmo emprego há 31 anos, sem chances de crescimento.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que hoje, em vista da grande publicidade dada à matéria, as empresas, visando melhores resultados, passaram a dedicar maior atenção à saúde de seus empregados.

    Ótima postagem!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra,

    Uma verdade este texto. O Stress leva muitos a depressão. Como experiência própria melhorei muito quando incluí atividade física e a prática de um hobby no meu dia a dia.
    Bjs!
    Fatima

    ResponderExcluir