quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Amigos vem e vão, os inimigos se acumulam!


O Sucesso consiste em não fazer inimigos



Max Gheringer


Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras.

Regra número 1: colegas passam, mas inimigos são para sempre. A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido. Não adianta mais cobrar. Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.

Exemplo: se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1997 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2007.

Regra número 2: A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta. Favor é como um investimento de curto prazo. Desfeita é como um empréstimo de longo prazo. Um dia, ele será cobrado, e com juros.

Regra número 3: Um colega não é um amigo. Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo. Muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudar de emprego.

Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar como você está e sempre reclama porque sumiu. Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.

Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos, na verdade colegas e apenas meia dúzia de inimigos.
Estatisticamente, isso parece ótimo. Mas não é. A Lei da Perversidade Profissional diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é possível que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos amigos.

Portanto, profissionalmente falando, e pensando em longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos. Porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória. E segundo ditado popular (bem popular mesmo):-


“Os amigos vem e vão, os inimigos se acumulam."

14 comentários:

  1. Texto muito legal e não fazer inimigos é uma boa... O resto vem por si! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oii, ótimo texto, as pessoas as vezes confundem amizade e coleguismo e podem arranjar uma encrenca enorme no ambiente de trabalho começando com as fofocas, passando por discussões e terminando até numa demissão!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Recebi via FB da amiga de faculdade Silvia Roitman o seguinte comentário: "muito bacana seu blog! bjs" Silvinha adorei você ter me visitado! bjs

    ResponderExcluir
  4. Sandra querida,

    Excelente mensagem.
    Ótimas dicas para a convivência profissional.
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra
    vim retribuir sua visita.
    Muito legal seu cantinho.
    Com relação ao seu post - grande verdade.
    O Ser que se diz humano, esquece os benefícios recebidos rapidinho.
    A ingratidão impera.
    Me assustei um pouco com o nome da Lei da Perversidade Profissional, forte não?
    Lembro que atendi uma pessoa uma vez, que chegou dizendo que vestia a camisa da empresa (e ainda batia no peito com todo o orgulho).
    Daí mostrei para ele que tudo bem vestir a camisa da empresa, desde que ele não abotoasse essa camisa, e que não esquecesse que a partir do momento em que ele fosse dispensado, não voltaria a passar da catraca lá na entrada, nem pra tomar um cafezinho com os colegas.
    Ele me olhou atônito, como dizendo: imagina, isso jamais acontecerá comigo, sou comprometido com a empresa.
    Pouco tempo depois soube que tinham trocado o dono da camisa.
    Mas, faz parte. Tudo é um grande aprendizado e tudo tem um porque.
    Então, tá tudo certo.
    Beijinhos e volte mais vezes ao Bloguinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sandra!

    Seja muito bem-vinda aos meus espaços, viu?

    Olha, gostei desse texto. Infelizmente é verdade isso: as pessoas tendem a se lembrar apenas das coisas negativas. É algo que precisamos mudar urgentemente, precisamos começar a valorizar as coisas boas que nos fazem. Esse apego só causa rancor e envenena o coração da gente.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. e como muitas coisa boas seriam mais duradoura se isso estivesse na pauta, na minha pauta, amigos e colegas? adorei a separação dos dois

    ResponderExcluir
  8. Otimas dicas, acho que as pessoas devem entender que na vida profissional é preciso ter certos cuidados e sempre dar o melhor de si.

    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Adoro Max.
    Apesar do humor, são reflexivas.
    Assim, cultivemos amigos e evitemos fazer inimigos.

    Um beijo, Sandra!!!

    ResponderExcluir
  10. Sandra querida ótimo poster!!!

    Vim dizer que tem presentinho do Blog LUZ para você, espero que goste, vá buscar...

    Tenha um Lindo Fim de Semana!!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderExcluir
  11. Recebi via FB um comentário da Janaina Gama - Gerente do Regulatório, super advogada talentosa e de muito sucesso, que tive a honra de ser mentora num Programa de Desenvolvimento Acelerado/Talentos Executivos da Empresa aonde atuo há alguns anos atrás, que transcrevo agora: "Vc é uma inspiração para mim! Ah, parabéns pelo site! É muito interessante. Bjos". Janaina está vivendo a experiência da maternidade e será muito feliz nessa nova etapa de sua vida! obrigada Janaina!!!

    ResponderExcluir
  12. Rogério Braga um super colega de trabalho, quem diria, virou blogueiro e via FB enviou o seguinte comentário: "Oi Sandra, que bom te encontrar no Facebook e agora no blog. Adorei seu blog e também sou seu seguidor.
    Ainda estou engatinhando nessas novidades de Facebook, blog, até Orkut eu tenho, claro incentivado (pra não dizer criado) pela minha filha. Acho que depois de ver a revolução que o Facebook implementou na queda dos ditadores árabes, fiquei com uma grande curiosidade e acho que agora vou engrenar.Beijos,Rogério."

    ResponderExcluir
  13. de inimigos estou cheio...pior pra eles.
    muito bom teu blog.
    Maurizio

    ResponderExcluir
  14. Concordo inteiramente com o texto!
    Cultivar os amigos e evitar fazer inimigos, é esse o lema! :)
    Bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir