sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Enquete entre BLOGUEIRAS e BLOGUEIROS




Desde que iniciei no mundo dos blogs, desvendei um universo muito maior do que eu imaginava: de possibilidades de aprendizado, de intercâmbio (de conhecimento, de idéias, de amizade, de energia, sei lá de mil formas de troca)!

Mas minhas filhas, minha família, alguns amigos têm me feito perguntas que gostaria de compartilhar com todos vocês!!!

1-Qual o objetivo prático de um blog?

2-Como saber se um blog é bom?

3-O que efetivamente mede o sucesso de um blog?

4-O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?


Eu forneci respostas sob o meu ponto de vista, ainda muito de iniciante nesse universo, mas julguei oportuno lançar essa enquete para compartilhar e receber feedbacks de todo esse novo mundo de amigos virtuais.

Segue esse desafio coletivo aos blogueiros e blogueiras que me visitam, para que comentem suas opiniões e me dêem suas respostas, ok?

Estou aguardando ansiosamente e depois farei todo um consolidado para um novo post contendo as respostas!

Valeu!

9 comentários:

  1. Bom, amiga.. para mim:

    1- o objetivo do blog, é compartilhar conhecimentos, aprender e ensinar... ajudar com palavras de esperança e carinho... e fazer amizades

    2- não fico pensando se o blog é bom... simplesmente se me identifico com os posts.... e assim o sigo

    3- bom, há o contador de visitas, os seguidores... mas para mim, o maior sucesso são os comentários que recebemos... sempre com profundidade...

    4- depende do objetivo (minha opinião), mas o maior presente é adquirir conhecimento que jamais imaginei possuir.... aprendi muito com vários blogs e em diversas areas....

    bjss e otimo fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Vamos la então disser o que eu penso.


    1-Qual o objetivo prático de um blog?

    No meu caso é contar a visão que tenho da vida, dos fatos ocorridos comigo, das impressões que tenho de tudo que está em minha volta.

    2-Como saber se um blog é bom?

    Não olho muito popularidade, número de acessos e coisas do tipo. O blog tem que me encantar, dizer algo que me faça pensar, me traga algo de útil para o restante da caminhada.

    3-O que efetivamente mede o sucesso de um blog?

    Penso que o sucesso do blog está ligado a satisfação de seu mediador. A partir do momento que ele está satisfeito com o resultado de seus textos, mesmo que seja num ciclo pequeno de seguidores já é uma conquista.

    4-O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?

    Amizades, novas visões sobre os acontecimentos diários, conhecimento de novas cidades, estados. Mais cultura, mais debates. Enfim pra quem sabe servem como ferramentas para um crescimento cultural e psicológico.

    Bom, é isso que eu penso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. 1-Qual o objetivo prático de um blog?

    A atividade pratica de em um blog, geralmente tem o objetivo de divulgar um trabalho, seja ele visual, comercial, textual... – cada um tem o seu motivo e objetivo particular.

    2-Como saber se um blog é bom?

    Se você vai ao blog e ele atende a sua necessidade, acrescenta em você..., então ele é bom!

    3-O que efetivamente mede o sucesso de um blog?

    O sucesso de um blog e a aceitação do publico, por que isso traz satisfação ao blogueiro. Ninguém posta em um blog para não ser visitado, comentado...

    4-O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?

    Riqueza em todos os sentidos.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir
  4. Oiiii! ah,olha..acho que no meu ponto de vista o objetivo de um blog é a troca.De experiencias, de ideias,dicas...de td!! acho isso mt gostoso..aprendi mt coisa desde q comecei..e tneho um prazer enorme em puder ajudar mt gente,seja com dicas, com roteiros..me sinto mt feliz em fazer isso..adoro qndo me mandam emaisl pedindo dicas de roteiros e depois me escrevem falando que a viagem foi otima,q se lembrou de mim..ah,isso não tem preço!!! ;-)
    quanto a o que mede o sucesso de um blog?? olha..n sei..existem contadores,estatisticas...tem comentarios..mas n sei...as vezes temos 1.000 visitas e 1 comentario...então n sei qual é o parametro..tem gnt por exemplo q me escreve q acompanha o blog a meses e nunca deixou comentario...prefere se comunicar por email..então n sei..acho q serve so p a gnt ter uma noção da quantidade,sei lá..kkkkkkkk...
    e quanto a o que faz um blog ser bom?? hum..acho q vc escrever com o coração..seja la qual for o assunto...pode ser um diario da sua vida, uma dica,uma poesia,uma opniao,um protesto..desde q seja verdadeiro,feito com carinho,isso p mim é o que vale..
    beijos,um otimo fim de semana p vc!!!
    ;-)

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra,
    muito legal essa enquete.

    1-Qual o objetivo prático de um blog?
    O meu objetivo inicial era simplesmente fazer registros de momento bons que passo com as meninas. Tipo uma memória mesmo. Com o tempo esse objetivo se ampliou para manter amizades, aprender com outro blogs e inspirar algumas pessoas.

    2-Como saber se um blog é bom?
    Primeiro pela satisfação que traz para o próprio blogueiro. Se atinge o objetivo dele. Segundo pelas amizades que o blog traz.

    3-O que efetivamente mede o sucesso de um blog?
    Para as agências que procuram os blogs para publicidade é o número de visitas, comentários e citações em outros blogs, sites e outras midias.
    Para as pessoas que navegam pelo blog é a identificação com o conteúdo.

    4-O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?
    Muitas amizades, muito aprendizado, muita troca.
    Pode se conseguir um retorno finaceiro também.
    Veja essa matéria aqui:
    http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/empresas-atras-mamaes-blogueiras-281801_post.shtml

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Chris adorei a matéria da Abril!!! Tomara que as grandes empresas brasileiras invistam nas mamães e mulheres blogueiras brasileiras, nos moldes internacionais!!!! Obrigada por compartilhar! bjs Sandra

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandra.

    1- Qual o objectivo do blog?
    Informar, partilhar conhecimentos e projectar nas pessoas um novo entendimento da vida.

    2- Como saber se o blog é bom?
    Para mim, pela forma como escreve e pelos temas abordados que nos são úteis

    3- O que efectivamente mede o sucesso do blog?
    Penso que é conseguir chegar até às pessoas.

    4- O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?
    Aprender, comunicar, partilhar ideias e conhecimentos, fazer novas amizades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai, mas que difícil expor assim em palavras... mas ok, vou participar tb! Eu geralmente não penso muito nessas questões, mas sei dizer que o blog é muito, muito bom, é algo que está completamente integrado na minha vida hoje! Então vamos lá:

    1) Objetivo do blog: No início eu fiz um blog para escrever. Eu amo de paixão escrever e ficar dissertando sobre meus pensamentos e idéias. O fato de ser algo aberto para todos lerem é legal, porque de alguma forma, alguém lê o que você pensa.

    2)Eu acho que um blog é bom quando tem autenticidade em suas postagens. Não olho muito a popularidade, mas o quão significativo é o que está escrito ali. Histórias de vida, poesias, reflexões...

    3) O sucesso do blog depende da mesma coisa, eu suponho: de autenticidade. Vc começa a escrever com o coração e isso encanta as pessoas. E de repente vc não consegue mais parar de ler!

    4)No meu caso, as conquistas relacionadas ao blog são mais pessoais, como escrever, publicar meus pensamentos e ideais, expor minhas idéias sem fronteiras. Consquistei algo que sequer imaginava quando criei o blog: amigos. Verdadeiros amigos. Essa conquista tb é bem pessoal. Cultivo com carinho as amizades que fiz através do blog porque são amizades diferentes, sinceras e muito verdadeiras.

    Bem, acho que é mais ou menos por aí!
    Espero ter contribuido!

    Super beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Não sei porque ontem não consegui deixar meu comentário. Hoje a página abriu "normal". Parabéns pelo espaço. Dei uma fuçada pelos posts e achei muito legal.
    Aproveito para responder sua enquete.

    1-Qual o objetivo prático de um blog?
    Compartilhar algo pessoal - uma opinião, sentimento, situação, trabalho, desejos, taras e outros. Permite a "convivência" com pessoas com valores, visões de mundo e perspectivas de vida muito diversas e para além do círculo social em que estamos inseridos. É uma mídia gratuita, o que a torna mais democrática.


    2-Como saber se um blog é bom?
    Não sei, porque bom e ruim são avaliações pessoais. Do ponto de vista quantitativo, entretanto, é através da audiência e do retorno efetivo correspondente ao objetivo que foi criado.

    3-O que efetivamente mede o sucesso de um blog?
    O blog é um canal de comunicação. Então, a visita, a frequencia e a interação através de comentários ainda é a prática usual de medir um sucesso.

    4-O que se pode conquistar, na visão do blogueiro, a partir do "trabalho" de um blog?

    Tal quanto os demais comentadores, posso falar por mim. O blog é um espaço de exposição definitiva e de descoberta. No ato de construir o post do dia, aprendemos muito sobre nós mesmos, porque exige refletir sobre o que vai ser e o que não vai ser registrado, seja por medo, pudor, conveniência ou estratégia.
    Então, é uma forma de interagir com o mundo, no sentido amplo da palavra.
    A questão é conseguir ser acessado. O capital social, nesse momento, fala alto. É a moeda corrente dos blogueiros.

    Gostei muito de responder as questões.
    Continue me visitando, lá na mulher despeitada.

    Beijinhos,
    Ida Lenir

    ResponderExcluir