quinta-feira, 29 de março de 2012

Projetando Pessoas por Ana Maria Magni Coelho




Nome: Ana Maria Magni Coelho 

1) Sobre mim:

Pedagoga com especialização em Coaching Executivo, Gestão de Projetos e MBA em Gestão Empresarial. 

Pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Gerenciamento de Cidades.  

Minha experiência envolve mais de 12 anos de prestação de serviço no SEBRAE-SP, sendo que durante 6 anos gerenciei o escritório regional do Alto Tietê (Mogi das Cruzes) atuando no fomento à cultura empreendedora e na melhoria da competitividade dos pequenos negócios por meio de ações de capacitação, consultoria ou projetos de desenvolvimento local e setorial. 

Hoje, no Terceiro Setor, exerço a função de gerente executiva de operações institucionais sendo responsável pelas estratégias das áreas de Gestão de Pessoas, Planejamento e Orçamento, Gestão de Recursos, Captação de Patrocínios e Tecnologia da Informação. 

Entusiasta da área de empreendedorismo digital e mídias sociais, recentemente venho desenvolvendo conteúdos para blogs corporativos e redes sociais empresariais bem como mentoria e coach para empreendedores e start-ups. Sou autora do blog Lounge Empreendedor (www.loungeempreendedor.blogspot.com), palestrante em temas de Gestão de Pessoas, Liderança, Sustentabilidade, Redes Sociais e Empreendedorismo e articulista dos jornais O Diário de Mogi (Caderno Diário Empresarial) e Mogi News (Caderno Opinião). 

Sou casada há 17 anos, mãe de dois meninos geeks (um de 15 e outro de 6 anos) e voluntária das causas do Divino Espírito Santo. 

Mais um pouco sobre mim: 
  • Ganhadora do Prêmio Mogi News Mulher de Expressão 2008 e 2011 – categorias Treinamento Empresarial e Empreendedorismo  
  • Madrinha digital da causa “Todos pela Educação” 
  • Blogueira convidada para o desenvolvimento de conteúdo para os hubs Viva Positivamente (Instituto Coca-Cola), Atitude BR, Paperblog, Mundo Sebrae e participante do programa Teleton/AACD. 
  • Articulista da revista Arena Empresarial 
  • Conselheira do Conselho Empresarial Feminino da Associação Comercial de Mogi das Cruzes – Gestão 2009/2010 
  • Conselheira do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes – Gestão 2009/2010 
  • Membro do Conselho Fiscal da ONG Gente de Bem - Mogi das Cruzes 
  • Diretora Técnica da ADRAT – Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Gestão 2007/2008) 
  • Professora convidada em aulas de pós graduação na Universidade Braz Cubas (UBC) e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) 
  • Professora convidada na Disciplina de Negócios Estratégicos pelo SENAC Campos do Jordão 

2-Para você o que é Projetar Pessoas? 

Projetar pessoas é estimular as pessoas a assumirem responsabilidade sobre suas próprias vidas, promovendo um ambiente de desenvolvimento que dê oportunidades para que elas utilizem seus talentos e oferecendo caminhos para fazê-las progredir nas empresas, nas carreiras e na vida.  

Envolve gostar de ouvir, de ajudar, de desenvolver pessoas (muitas vezes) diferentes de você. Quando você se dedica a desenvolver pessoas, contribui para o aumento de suas competências, levando-as a uma maior autonomia ao mesmo tempo em que cria um ambiente motivador, com pessoas com melhor auto-estima e maior capacidade de realização. 

A idéia principal de projetar pessoas não está em criar dependência, mas sim empoderamento. Uma vez identificadas as competências e os comportamentos necessários para que você, eu ou qualquer pessoa possa evoluir, precisamos ampliar o olhar e construir um caminho que não nos paralise por crenças ou modelos do passado ou que nos impeça de seguir adiante no primeiro obstáculo que aparecer. 
Afinal, a vida não se interessa pelas nossas desculpas, certo?  
Só fará a diferença quem conseguir se assumir como o único responsável pelas suas escolhas e pela sua vida! 
Isso é difícil? Dá trabalho? Leva tempo? Ok, não duvido. 
Mas se você estiver realmente disposto a projetar pessoas não importa, o que importa é que irá valer a pena! 

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,  

Comecei minha carreira no SEBRAE-SP como digitadora terceirizada. Construí uma trajetória da qual me orgulho muito e sinto-me sendo projetada ao mundo a cada nova escolha que faço ou em cada nova relação que me envolvo. Nunca fui vítima da vida! 
O começo no SEBRAE-SP foi incerto, confuso e incomum. Minha formação inicial era em uma área completamente diferente... Fiz novas escolhas profissionais, redirecionei meus sonhos e amadureci. Em 2000, realizei o seminário EMPRETEC onde defini metas para minha carreira e para minha vida pessoal. Pautei-me nelas, estudei muito e nunca tive vergonha em dizer que não sabia fazer algo ou em pedir ajuda para realizar uma tarefa. Isto me impulsionou a crescer e a confiar. Tenho plena convicção de que afetamos e somos afetados pelas pessoas e circunstâncias o tempo todo. Se você aproveita esses momentos, você pode sempre aprender algo novo e ver-se projetado ao mundo. 

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa 

Ter me formado em pedagogia e atuar como professora e coach me dariam inúmeras possibilidades em contar histórias de contribuição no desenvolvimento de pessoas, mas prefiro contar algumas passagens como gestora de equipe. Já que talvez esse seja um caminho capaz de inspirar outras pessoas no mesmo sentido.  
Afinal, nenhuma empresa, seja ela do porte que for, pode crescer e gerar resultados senão pelo desenvolvimento de seu próprio time. Eu construí um time que me orgulho muito. 
Logo que assumi minha primeira função gerencial, contratei um estagiário que me permitiu exercitar exatamente o que considero ser o caminho para projetar pessoas. Ele possuía em si mesmo o desejo em evoluir, o brilho no olhar e a vontade de aprender que são um presente para quem deseja liderar pessoas a fim de projetar suas competências para um melhor resultado da empresa.  
Aprendizes que se transformam estagiários. Estagiários que crescem para assistentes. Assistentes que viram analistas. Analistas que se amadurecem consultores. Adoro histórias assim! 

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 

Quando você chega a uma posição de liderança é muito fácil (e perigoso) que se torne egoísta. A sensação de ser importante pode te levar à individualidade. Mas a essência do desenvolvimento pessoal e da formação de equipes de alto desempenho não está na competência individual. John Donne, poeta inglês do século XVI, em seu famoso texto “Meditações XVII”, escreveu um belíssimo trecho, mais tarde usado pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway em seu romance “Por quem os sinos dobram”, que sempre me encantou: “No man is an island, entire of itself; every man is a piece of the continent, a part of the main” (Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo) e é assim que vejo o caminho de projetar pessoas. 
Não queira crescer sozinho. O trabalho em equipe é mais árduo, mas também muito mais profícuo. Componha uma equipe com competências diferentes e complementares para que o todo supere a soma das partes. Não tenha medo. Comunique-se com o coração e com crença de que todos têm em si mesmo todas as possibilidades para que atinjam o sucesso. Você é apenas um facilitador.



Não conheço Ana Maria pessoalmente, mas já combinamos um encontro na sua primeira visita ao Rio de Janeiro!
O mundo das redes sociais está me proporcionando conhecer pessoas e profissionais incríveis e Ana Maria é uma delas!
Que trabalho fantástico ela faz!
Ana muito obrigada por sua participação, querida!
Aguardo ansiosamente conhecê-la ao vivo e a cores!


5 comentários:

  1. Parabéns as duas!
    http://denisepuppin.blogspot.com.br/2012/03/para-quem-acredita-em-capacitacao-e_22.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra gostei do seu blog e estou seguindo,gostaria que tbm me seguisse,e levasse com você meu banner,entra tbm pra curtir minha pagina no face..bjocas fica na paz de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à Ana Maria pelo seu trabalho e viva as mulheres de sucesso! eh eh eh

    :)

    ResponderExcluir
  4. Sandra...
    Quero agradecer aqui no Projetando Pessoas todo o seu carinho e gentileza comigo!
    Foi um prazer refletir sobre as situações em que projetamos (ou não) as pessoas. Aliás, seu blog é um excelente convite às reflexões!
    Parabéns!
    Um beijo
    @AnaMariaCoelho
    www.loungeempreendedor.blospot.com

    ResponderExcluir
  5. Denise, Regina e An@...
    Somos todas mulheres de sucesso!
    Basta entendermos o que é sucesso para nós...
    Um beijo carinhoso
    @AnaMariaCoelho
    www.loungeempreendedor.blogspot.com

    ResponderExcluir