segunda-feira, 26 de março de 2012

Abra caminhos

foto do facebook


Quando comecei a gerenciar projetos de alta complexidade, com enormes desafios de "Change Management", ou seja de processos de mudança, que impactavam o "dia-a-dia" da organização, alterando processos, procedimentos, sistemas, mudando a rotina dos profissionais e consequentemente com a vida das pessoas, atuava nessa época na Aracruz Celulose e o seu então Presidente, Luiz Kaufmann, sponsor do Projeto de Implantação do ERP(Sistema de Gestão Empresarial) SAP disse uma frase muito marcante:

"Você escolhe - Ou você é o TRATOR ou você é a ESTRADA"


No sentido de que o Trator sai à frente abrindo caminhos, derrubando as árvores, preparando o terreno, e quem é o TRATOR é o agente DA mudança, é quem abre os caminhos para o novo.

E quem é a estrada, é quem vai encontrar a estrada pronta, ou vai estar preparado para os carros, caminhões, bicicletas, ônibus passarem quando a estrada já estiver pronta. Fica num estado passivo esperando que tudo aconteça para fazer parte do processo.

SEmpre escolhi ser o trator, fazer parte das mudanças, ser agente do novo!

Na semana passada, por 2 dias, estive num evento excelente, com todos os executivos do TI da Oi, ministrado por uma consultoria que não conhecia e que me surpreendeu por seu enorme gabarito, a Aprendix (www.aprendix.com.br). Recomendo!

Numa das vivências a foto dessa postagem foi apresentada e me remeteu imediatamente à citação do meu ex-Presidente Kaufmann, sendo o Trator o próprio homem, abrindo seu próprio caminho e construindo sua estrada! Uma excelente simbologia!

Ao chegar na sexta-feira à noite, vi a mesma foto (que nunca tinha visto antes) publicada na página Carpe Diem do meu grande amigo Fernando Sarmento, que há alguns anos comunga comigo dos mesmos ideais de gestão, de liderança, de valores!

Fiquei impressionada com a sincronicidade!

Precisava deixar isso registrado aqui no Projetando Pessoas, pois o Universo Conspira!

Que a semana que se inicia, seja o marco de um novo ciclo, de abertura de novos caminhos de MUITO SUCESSO, de RENOVADAS ESPERANÇAS e POSSIBILIDADES!!!

TEM QUE VALER À PENA!
VAI VALER À PENA!

5 comentários:

  1. Oi Sandra!
    Bela máxima, abrir caminhos é ter o dom do crescimento, da criatividade para driblar as dificuldades e vencer. Gostei, embora muitas vezes não tenha sido o trator que desejaria ser.rsss
    Beijinhos e uma super semana!

    ResponderExcluir
  2. Nossas escolhas definem o que teremos e que seremos na vida.
    Beijocas, amore!

    ResponderExcluir
  3. Crescer e seguir em frente. Quero ser um trator e às vezes, uma estrada.
    Uma semana incrível, beijos
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida

    Uma mensagem muito realista...a vida é feita de altos e baixos, e é sempre bom termos o tal "tractor", para nos ajudar na subida.

    Gostei de ler e deixo um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  5. Uau ! que post , tô impactada !Posso compartilhar , com os devidos créditos e redirecionando o link ?
    Beijo !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/
    http://sotutoriaislegais.blogspot.com.br/
    http://pensamentosdeumamoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir