quinta-feira, 22 de março de 2012

Projetando Pessoas por Marcelo Costa


 

1-Perfil do Entrevistado - 
-nome: Marcelo Costa da Rocha 

-atividade desempenhada: 
Gerente Senior de Arquitetura de Aplicações e Negócios na Oi
Marido da Andréa e pai da Juliana, Gabriela e Fernanda. 

-descrição de sua experiência/perfil: 
Sou analista de sistemas pela PUC-RJ, MBA em Gestão Estratégica pela FIA-SP. 
Ao longo de 23 anos de experiência, desses quase 17 anos na gestão de pessoas, desempenhei os mais diversos papéis, sempre ligados à área de TI.  Trabalhei em Treinamento, Suporte, Desenvolvimento, Processos, em Relacionamento, PMO, Testes e nos últimos anos em Arquitetura.  
Estou na indústria de Telecom nos últimos 12 anos, vivenciei ativamente um Startup (Intelig),  grandes Merges (Telemar e Oi – Oi e Brasil Telecom) e diversas mudanças tecnológicas no setor. 
Gosto de desenvolver pessoas, de trabalhar em equipe e de buscar resultados, dos quais possa me orgulhar.  

2-Para você o que é Projetar Pessoas? 
Para mim, projetar pessoas é dar verdadeiramente a chance  para que elas cresçam como indivíduos e como profissionais. É proporcionar condições para que cada um, conforme o caso, seja exposto progressivamente a situações/problemas de maior complexidade, com o necessário suporte. Para gerar o verdadeiro crescimento, correr riscos e exposição são fundamentais. 

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa: 
Durante o Projeto Portabilidade Numérica, que envolveu as principais operadoras de Telecomunicações do país, representei todo o grupo técnico de sistemas, de todas as operadoras, junto a ANATEL. Reuniões com os Presidentes das Operadoras, com o Presidente da ANATEL, representantes do Ministério e com a imprensa. Um ambiente que além da tecnologia, envolvia política e negócios. Um enorme desafio e crescimento que me foi proporcionado pelos meus gestores da época. 

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa: 
Acredito que é também um fator chave para projetar pessoas, colocá-las no lugar certo. No lugar onde possam melhor desenvolver seu potencial , suas virtudes e interesses. 
Entre diversas histórias, tem uma que sempre me recordo.  Enxergava um enorme potencial em um funcionário e sempre tinha a impressão que ele poderia render mais. Que poderia estar mais motivado, mais comprometido. Tivemos uma conversa franca e entendi claramente que essa pessoa tinha interesses e também aptidões específicas para trabalhar mais produtivamente e mais feliz fora da área de TI. Ajudei a batalhar por uma oportunidade em outra diretoria, o que finalmente aconteceu depois de quatro meses. Essa pessoa hoje é referência em sua profissão e tenho certeza muito mais feliz.  

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas: 
Minha citação preferida, do mestre Fernando Pessoa : Não se acostume com o que não o faz feliz...” 
 
6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog: 
Mais e mais entrevistas...Opiniões de pessoas de diversas idades, profissões. experiências e vivências 

3 comentários:

  1. Sandrinha, não deu para visualizar a imagem no seu post. Porém, isso não deixou que a entrevista perdesse seu brilho!
    Um grande beijo!
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sandraaa!! Antes de mais nada,obrigada pelo carinho nesse tempo que eu estive ausente,de coração viuu..sem palavras!! Assim que abri meus recados(só hj) vim aqui.To voltando a blogar hj, e em mt pelo incentivo!! Obrigada de coração!! Espero n parar mais e poder assim a te visitar sempre novamente..beijos enormes e um otimo fds!!! :)

    ResponderExcluir
  3. OI Sandra,
    muito legal ver o Marcelo por aqui.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir