quinta-feira, 7 de março de 2013

Projetar Pessoas por Daniella Lyra



Shell


1-Perfil do Entrevistado -
-nome: Daniella Lima Lyra
 
-atividade desempenhada:  

Advogada sênior no Departamento Jurídico de multinacional na indústria do petróleo e gás (Shell Brasil Petróleo Ltda.)

-descrição de sua experiência/perfil:  

Tenho praticamente 13 anos de graduação na área do Direito, sempre com grande foco na área consultiva e contenciosa trabalhista, tendo trabalhado, durante a maior parte da minha vida profissional, em escritórios de pequeno e médio porte (até Abril/08). A partir de 2008, venho atuando em ambiente corporativo, no Depto. Jurídico da Shell e, desde 2012, expandiu-se a minha área de atuação, adicionando a área do contencioso cível, com grande foco em estratégia e com linha de reporte global (Shell International).

2-Para você o que é Projetar Pessoas?  

Projetar Pessoas, na minha opinião, exclusivamente pessoal, é prover oportunidades de crescimento – no campo pessoal e/ ou profissional – a outras pessoas, principalmente aquelas que, apesar de um potencial facilmente identificável, pode não ter meios de desenvolvê-lo por conta própria, seja por questões pessoais (timidez, bloqueio), por questões financeiras (não ter recursos próprios para pagar um curso superior, por exemplo), por questões de hierarquia dentro do próprio ambiente de trabalho etc, ou qualquer outro fator impeditivo para se alcançar uma “auto-projeção”, digamos assim... Além desta oportunidade “ativa”, vejo também uma grande oportunidade “passiva” através do aprendizado com este mesmo universo de pessoas, num grande e produtivo ciclo de geração de conhecimentos.
 
3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa:  

Infelizmente, não consegui me lembrar de qualquer experiência pessoal / profissional...
 
4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa:  

Pude contribuir para a seleção e posterior contratação do meu, até então estagiário, como único graduate da área de Legal na Empresa. Essa contribuição eu pude dar aos níveis mais altos na hierarquia através dos feedbacks positivos em relação ao trabalho realizado por ele, sempre com muita competência e com vontade de crescer profissionalmente. Atualmente, ele tem muita visibilidade na atividade e no cargo que vem exercendo, sendo ponto focal para diversos projetos do departamento, inclusive globais.
 
5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas:  

Sob a ótica profissional, por mais que estejamos nos sentindo profissionalmente experientes e maduros o suficiente para sequer lembrar daqueles momentos iniciais de luta, sofrimento e aprendizado de início de carreira – o que invariavelmente acontece - , sempre devemos reservar um pedacinho do nosso tempo para buscar trazer outras pessoas para este mesmo universo. Quanto mais pessoas capazes, eficientes e satisfeitas estiverem aos nosso redor, mais fácil e gratificante será nos tornarmos seres-humanos – e profissionais, indiretamente - cada vez melhores.
 
6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog:  

Projetando Pessoas e a Inclusão Social

4 comentários:

  1. Bom dia !!!
    Grande entrevista com a sabedoria de quem sabe e entende (você )
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Me ha encantado esta entrevista llena de respuestas que invitan a una reflexión.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sandra,muito interessante essa entrevista!Gostei de conhecer a Daniella!Parabéns!bjs,

    ResponderExcluir
  4. Olá, queridas
    Temos pontos em comum no tocante à inclusão social, legal!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir