segunda-feira, 4 de março de 2013

Projetar Pessoas por Elza Rios





1-Perfil do Entrevistado -
-nome
Elza Rios

-descrição de sua experiência/perfil
Formação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Salvador – BA
Pós-Graduação em Controladoria para Executivos - Fundação Getúlio Vargas
Academia SAP – Módulo FI/CO
Trabalhei na Copene (Petroquímica do Nordeste S.A.) desde o início de minha carreira. Comecei como estagiária e deixei a empresa, 10 anos depois, como economista responsável pelo controle de custos e pela elaboração e acompanhamento do orçamento da Companhia. Lá descobri minha aptidão para trabalhar com Tecnologia da Informação e muito rapidamente me interessei em agregar meus conhecimentos técnicos aos , na época,  emergentes Sistemas de Gestão Integrada (ERPs). No início de 1998  tornei-me Consultora do Sistema SAP e tive a oportunidade de atuar nos mais diversos segmentos e especialidades, passando por diversas empresas,  que muito me ensinaram e contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional (Eletronorte, Estácio de Sá, Oi, Intelig, Philips, Embratel, Petrobras e Sete Brasil, são as que mais me marcaram)
Hoje trabalho na Accenture, como Gerente de Projetos e  me sinto muito realizada.
Filha única da D. Elza,  esposa do Fernando, mãe da Maria Clara, “mãedrasta” do Victor e da Thais, dona de um cão chamado Zico... tenho amigas muito especiais que considero irmãs.
Procuro aproveitar os bons momentos da vida, sempre buscando ser uma pessoa melhor e proporcionando bons momentos aos que me rodeiam.
Viajar, conhecendo novos lugares e culturas é o que mais gosto de fazer.

2-Para você o que é Projetar Pessoas?
É buscar o que cada pessoa tem de melhor, seus pontos fortes e  seus talentos
Depois disso, de forma muito sutil,  dar segurança necessária para seu crescimento
Entendo que,  para gerir e impulsionar pessoas é preciso entendê-las como indivíduos.
Meu lema é: “Líderes fortalecem liderados,  nunca os desqualificam”

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa,
Me considero uma pessoa agraciada pelo mundo, pois já vivi diversos momentos em que fui impulsionada como pessoa e como profissional.
O que mais me marcou, foi quando estava muito fragilizada devido a perda de meu pai e a doenças na família. Pensei em parar de trabalhar por um tempo, mas pude contar com o apoio  de minha família, meus amigos e de minha equipe trabalho, na Accenture. Todos em um grande mutirão me fizeram seguir em frente e me restabelecer. Foi um ano em que consegui atingir todas as minhas metas, ser reconhecida e, o mais importante, me conscientizar de que não estava sozinha e de que muitos dependiam de mim e/ou se espelhavam em mim.  Este foi um momento mágico, pois pela primeira vez tive a dimensão do quando servia de referência para muitas pessoas.

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa
Sempre que pude orientar uma pessoa e ver que esta orientação culminou em algo positivo.
Uma situação específica, que pode exemplificar uma boa contribuição,  aconteceu em um longo projeto de implantação de SAP, quando um liderado meu apresentava excelente potencial, mas alguns problemas de postura perante o cliente. Resolvi atuar diretamente, promovendo reuniões semanais de feedback . Foram muitas conversas, discursões, broncas, mágoas....  até que ele pediu demissão e me senti arrasada.  Um ano depois recebo um e-mail deste consultor me agradecendo pela paciência, dicas, conselhos, sinceridade e especialmente pelas broncas. Hoje ele é Gerente de Projetos.

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas
Procure ser uma pessoa de valor. O Sucesso virá como resultado
Além de colaborar estimular e apoiar ,  devemos buscar bons hábitos:
·         Desenvolver o novo
·         Aceitar desafios
·         Manter o otimismo
·         Enfrentar a preguiça
·         Controlar a língua (já que nem sempre é possível controlar o pensamento)
·         Reconhecer, elogiar e agradecer
·         Acalmar as resistências
·         Acabar com os preconceitos

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog
No mês em que comemoramos o dia internacional da mulher, gostaria de ver as receitas de sucesso de mulheres que fazem a diferença no mundo corporativo.
Sugiro uma auto entrevista, Sandra Portugal, afinal você é um exemplo para todas nós e gostaria de conhecer seus futuros projetos

7 comentários:

  1. Adorei essa entrevistas da Elza, principalmente por conhecê-la pessoalmente e achá-la um exemplo profissional. Show de entrevista e valores. Gi

    ResponderExcluir
  2. Olá amiga. O seu blog está muito especial. Adorei as matérias do "Projetando Pessoas", que estão de alto nível. Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estou voltando aos poucos e adorei passar por aqui.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá td bem , faz um tempo que não venho
    te visitar, está tudo muito bom pora qui
    adorei o post é valioso, parabéns
    Deixo um abraço com carinho
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma excelente escolha, Sandra. Entre as sugestões dela, destaco o "controlar a língua", pois tenho que esse aspecto influi, na maioria das vezes, negativamente, no ambiente de trabalho. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu também venho ao teu blog ler-te =)
    Mas ando meio desaparecida, tenho andado doente e tudo...

    Beijocas e boa sorte para os teus planos todos =D

    ResponderExcluir
  7. Olá, queridas
    Líderes fortalecem nunca denigrem... isso me encantou!!!
    Bárbaro!!
    Gente que denigre imagem é porque tem um coração sujo... precisa disso pra aliviar o seu... Corre em suas veias o gás carbônico (negro) e não o oxigênio...
    Bjm de paz e bem às duas

    ResponderExcluir