quinta-feira, 21 de março de 2013

Projetar Pessoas por Luciana Dias





 Nome: Luciana Dias

Gerente de Projeto


Descrição de experiência/perfil: Gerente de projetos e acima de tudo, esposa e mãe de Daniel e de Letícia 

Conte uma vivência em que você foi projetada enquanto pessoa:

Em setembro de 2004 fui projetada ....
Por minha filha Letícia que é Sindrome de Down.

Síndrome de down


Com ela tive a oportunidade de ser apresentada ao mundo das pessoas deficientes e pasmem, são pessoas felizes, apesar de todas  as dificuldades e limitações  que a sociedade lhes impõe.

Minha filha me ensina  que para vivermos e sermos felizes, precisamos simplificar a vida, olhar as pessoas como elas são e buscar sempre a essência de cada um, procurando entendê-las e aceitá-las  sempre positivando as conquistas.

Aprendi que por mais doloroso que seja o preconceito, o pior é a discriminação.

Vejo o  preconceito como desconhecimento e quando encontro uma pessoa sem conhecimento sobre SD encaro como oportunidade de esclarecer  o que é,  mas, a discriminação significa ignorar, não querer ver, não aceitar, estamos falando de valores, e isso é muito cruel . 

Aprendo com a minha filha que cada dia é um dia e que sempre conseguimos alcançar nossas metas, às vezes, não pelo caminho que planejamos,  mas pelo caminho que precisamos passar, o mais correto no momento. O importante é vencermos os obstáculos.

E assim, nos seus 8 anos de vida, minha filha Letícia é feliz, faz tudo o que qualquer outra criança de sua idade faz, frequenta escola comum, pratica esportes, tem amigos, vai a festas de pijamas,....

sindrome de down



Costumam me rotular de mãe especial pelo fato de ter uma filha SD, sinceramente, não penso ser adequado,  afinal  qual mãe não faz tudo que estiver ao seu alcance para ver seus filhos felizes independente de suas características cromossomicas, físicas, mentais, etc.... ?

Cada filho é um filho e todos são especiais,  cada um com suas características.  

A maioria das pessoas da sociedade possui o mesmo mapa genético, porém pensam diferentes, reagem diferentes, tem características físicas diferentes, raciocinam diferentes, e por aí vai...O mundo é formado por pessoas diferentes. 

Então, por que desconsiderar as pessoas que possuem mapa genético diferente e que entre eles também são diferentes? 



Hoje é O Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março. 

Este dia foi criado pela Down Syndrome International e é comemorado desde 2006. 
Uma data singelamente escolhida em alusão à trissomia do par de cromossomos 21, que causa esta ocorrência genética (não é doença!), denominada “síndrome de Down”. 

Realizaremos no próximo dia 24/03  nossa tradicional  CAMINHADOWN   com concentração no Arpoador as 9:00 e caminhada em direção ao posto 9 da Praia da Ipanema. 

Na CaminhaDown, organizada pelo grupo RJDown e apoiadores preciosos, prestigiamos a Missão Brasileira na ONU, que levou esta data a ser incluída desde o ano passado no Calendário Oficial das Nações Unidas (193 países!). 
Com este evento anual fazemos  valer os direitos da pessoa com sD (e não “portador de sD”, que lembra doença!)...   

Nosso slogan: “Inclusão: dever de todos”. 


Esperamos vocês!



Na foto: a turma RJDown.


Link recomendado: Movimento Down 

5 comentários:

  1. Olá, queridas
    Aí vcs me sensibilizaram DEMAIS!!! Tocaram no meu ponto fraco...
    Uma lição de humanidade em forma de mãe e filha...
    Isso sim é Projetar!!!
    Que sejamos projetados no fundo da alma por vcs três!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Laryssa Denes-Zeilner no facebook :"After reading this article, I had to take a look at your blog. I'm Brazilian, but I live in Chicago where I work for a luxury company managing people. Your blog is so inspiring ! Congrats! "

    ResponderExcluir
  3. Lindo e profundo esse depoimento da Luciana .Adorei passar aqui e ler. beijos pra Luciana, Letícia e pra ti! chica

    ResponderExcluir
  4. Já interagi profissionalmente com crianças como Letícia e são de uma ternura desarmante.

    É lamentável a discriminação em qualquer área, principalmente quando se abate sobre pessoas com necessidades educativas específicas.

    Um abraço para vós.

    ResponderExcluir
  5. Adriana Dias via facebook:" Belas e ,com sensibilidade de Mãe, as respostas da minha irmã Luciana Dias ,para esta entrevista , no site " Projetar Pessoas".
    Lu, estou radiante de alegria, ao ler suas respostas ! Vejo sua dedicação à Letícia ( 8 anos), a mesma que faz ao Daniel (20) ( ou fez com ele ,na idade dela) , e posso dizer que tanto vc, como Belmiro,são mãe e pai que sabem ,com maestria , 'projetar' seus filhos para realização pessoal deles , para a responsabilidade e para a ALEGRIA!!! PARABÉNS !"

    ResponderExcluir