sexta-feira, 15 de março de 2013

Projetar Pessoas por Nafis Bressani






1-Perfil do Entrevistado - 
-nome : Náfis de Oliveira Bressane

-atividade desempenhada:
Sou jornalista por formação e trabalhei algum tempo como assessora de imprensa por conta própria. Ainda dentro da área profissional, trabalhei com eventos de grande porte, e depois, juntamente com uma amiga, montamos uma micro empresa de festas infantis onde produzíamos somente temas alternativos, como jardinagem, música com confecção de instrumentos, pinturas etc. A proposta deu muito certo por um tempo, era uma opção às festas padronizadas da Disney que as casas de festas ofereciam. Porém, era um mercado incerto e resolvi investir em concursos públicos. Estudar horas e horas por dia, durante longos períodos. Até que percebi que tudo o que fizesse, era menos importante do que cuidar da minha família. E explico o porquê.

descrição de sua experiência/perfil 
Tenho como diferencial uma família grande: 4 filhos (dois casais), sendo cada um com suas particularidades. A minha primeira filha nasceu com uma cardiopatia que era incompatível com a idade adulta. Acreditem, isso é um desafio sem nome. Saber que a vida de um filho pode perder-se por inúmeras variáveis que se apresentam neste quadro. Principalmente a cirurgia que é considerada de grande porte e alto risco. Vivi anos esse pesadelo até que ela foi operada com sucesso e hoje é uma moça linda, de 22 anos, com uma linda cicatriz que eu chamo de medalha. Atualmente essa cirurgia é feita com um procedimento bem mais simples, mas como dizia o Alfredo, personagem do filme Cinema Paradiso - "o progresso sempre chegando tarde". Brincadeiras a parte, pra mim, o progresso chegou na hora certa. Bem, depois de um tempo recebo outro diagnóstico dessa vez definitivo: que meu filho caçula é autista. Autismo até hoje não tem cura, só tratamento. O que se faz nesses casos é trabalhar com a criança para torná-la o mais funcional possível, porque como todo mundo, logo será um adulto e depois um idoso. Os pais, em algum momento, sairão de cena. Ficará o que foi trabalhado e ensinado. Mesmo sabendo que ele tem 3 irmãos maravilhosos e que o amam incondicionalmente, meu caçula, se Deus quiser, não será um peso nem um problema pra ninguém! Hoje, depois de aprender a conviver com o inesperado, com o que é fora do padrão (desde minha primeira filha), vejo que os pais são essencialmente fundamentais (redundante mesmo)  em qualquer processo terapêutico de seus filhos. Lia muito sobre anomalias cardíacas e todos os tratamentos possíveis da época. Hoje, estudo o autismo com todas as minhas forças. Me atualizo em  seus aspectos, sejam de ordem física, descobertas científicas, criação de leis, adaptações na educação etc. Claro que sempre tive grandes profissionais tratando de meus filhos, mas os pais fazem o trabalho por trás dos bastidores, onde esses profissionais não podem chegar e onde tudo começa (e termina).

2-Para você o que é Projetar Pessoas? 
É fazer o que grandes amigos sempre fizeram por mim. Sou a soma de cada um deles. Projetamos quem gostamos, quem reconhecemos e sobretudo quem admiramos.  
 Projetar pessoas vai além de uma mera indicação, além de uma mera oportunidade. É um ato contínuo. E somente pessoas grandes projetam outras pessoas! 

3-Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa, 
Quando estava estudando para concursos,  tive o apoio incondicional dos meus mestres. Sou uma pessoa melhor graças a eles que, com esse apoio, me fizeram estudar outras áreas e ver o mundo com mais amplidão. Isso me ajudou muito! Também médicos e terapeutas que trataram ou tratam de meus filhos com cuidado e muita competência, os projetaram para a vida, para o alto funcionamento. E, quando um blog sério e conceituado como o "PROJETANDO PESSOAS" abre suas portas para um depoimento como o meu, seguramente já o está fazendo. 

4-Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa
Efetivamente não teria um exemplo clássico e pronto. Acho que ajudo algumas pessoas com meus conselhos e amizade. Acho que um palpite mais atento ou ajudar com aulas, materiais didáticos ou algum conhecimento podem indiretamente projetar pessoas. 

5-Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas 
Desejo toda sorte e vida longa ao blog "PROJETANDO PESSOAS". Uma iniciativa brilhante, elegante e inteligente de estar atualizando e literalmente projetando pessoas!
E, às pessoas  que muitas vezes se veem dentro de problemas difíceis de se transpor, enfrentem! O enfrentamento ensina e fortalece. Além disso, não sabemos da onde, mas sempre  uma porta se abre com uma saída. O universo conspira a favor e Deus ajuda!

6-Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog 
Tudo dentro da era digital é muito volátil, não sei como estarão as coisas no próximo ano, mas se continuar com essa proposta altruística de projetar pessoas de maneira tão eficiente, já está ótimo. Talvez, a criação de um forum para que pessoas troquem experiências mais informalmente e em tempo mais rápido seja uma sugestão. Já aprendi muito com foruns e as experiências apresentadas.

2 comentários:

  1. Bom dia, Sandra! Aprendi muito com a entrevista da sua leitora. Uma riqueza de experiência ela nos transmite através de palavras tão ponderadas e de fé. Meus parabéns à vocês duas. Beijo e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, queridas
    Hoje vou ficar com o sorriso que por si só diz tudo... Bravo!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir