segunda-feira, 11 de março de 2013

Projetar Pessoas por Kátia Gaete





1 - Perfil do Entrevistado

NOME: Katia Guimarães Gaete

ATIVIDADE DESEMPENHADA: Coordenadora do Escritório de Projetos do Centro de Provimento de Soluções e Serviços de Software da TI da Petrobras - site EDIHB
 
EXPERIÊNCIA/PERFIL: Sou uma Gestora: de Pessoas, de PMO, de Negócios (Consultoria) em Telecomunicações, de Revenue Assurance em Tecnologia em Telecomunicações, de Projetos, de Produtos em Telecomunicações. Atualmente tenho um grupo de 25 pessoas sob a minha responsabilidade na Petrobras

2 - Para você o que é Projetar Pessoas?
 
Projetar pessoas é ensinar, impulsionar, incentivar, motivar, orientar. Sintetizando, desenvolver pessoas.
Acho gratificante demais observar o crescimento das pessoas e saber que participei disso.

3 - Conte uma vivência aonde você foi projetado enquanto pessoa
 
Tive a oportunidade de conviver com um colega na Value Team (atual NTT Data), que foi meu chefe por alguns meses e com a minha ascensão se tornou meu par, que me desenvolveu bastante dedicando seu tempo para compartilhar experiências, ideias e sua visão externa e ponderada das situações que eu vivenciava. Me senti realmente projetada nesta ocasião.

4 - Cite uma situação em que você pôde contribuir para a projeção de uma pessoa
 
Acredito que contribuí para a projeção do Thiago, integrante da minha atual equipe e meu ex-funcionário pela Value Team.
Quando assumi a equipe da VT, rapidamente identifiquei nele um excelente perfil de relacionamento, preocupação com a qualidade do trabalho, comprometimento com prazos e atendimento. Decidi dar a ele novas atribuições que o expuseram mais, coloquei-o na linha de frente com o cliente e com a boa performance ele conquistou um espaço importante na equipe e assim consegui promovê-lo a pleno.
Devido à responsabilidade do gerenciamento dos projetos da ferramenta de Revenue Assurance que eu lhe atribuí, ele se desenvolveu nesse campo e hoje é um PMO Pleno na Petrobras, convidado por mim a integrar a equipe. Está aprendendo ainda mais e se saindo muito bem. Agora e só continuar crescendo.

5 - Passe uma mensagem para o Projetando Pessoas
 
O que pode haver de mais gratificante do que projetar pessoas?
Observar o crescimento, a maturidade profissional ou pessoal de alguém e ter a certeza de que você esteve presente e fez a sua contribuição, não tem preço.
Afinal é isso que fazemos com nossos filhos, não é mesmo? Nós os projetamos para a vida: ensinamos, orientamos, incentivamos, motivamos, impulsionamos.
E por que não olhar para amigos e colegas da mesma forma? Certamente fará uma boa diferença na vida de alguém.

6 - Sugira o que gostaria de encontrar no blog Projetando Pessoas no próximo ano do blog

Acho que a troca de experiências é sempre muito válida e seria bacana se tivesse um espaço para postagens onde pudéssemos compartilhar boas práticas e lições aprendidas, sejam elas positivas ou negativas.
 

3 comentários:

  1. Mais uma excelente entrevista.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!
    Gosto das perguntas...
    Gostei destas respostas.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  3. Olá, queridas
    Após ler a entrevista, reportei-me ao dito que diz assim: Ficar feliz com a felicidade do "outro"... senti isso ao ler, com atenção, o que nos agrega à amiga de hoje...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir